28/09/2009
Marco G. B. Burlamaqui
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas |
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Professor, antes de iniciar a aula salve o link da simulação e as questões na área de trabalho de cada um dos computadores.
Aula 01: O nitrogênio
No laboratório de informática, divida a turma em grupos de três ou quatro alunos. Depois que os alunos se organizarem, peça para que eles pesquisem na internet, nos sites de busca, informações sobre o elemento químico nitrogênio. Para direcionar os alunos, salve um documento de texto, com as informações abaixo, na área de trabalho de cada um dos computadores. Os alunos deverão completar esse documento com as informações pesquisadas.
Informações | Respostas |
Símbolo atômico: | N |
Número atômico | 7 |
Massa atômica | 14,0067 |
Estado físico a 25ºC: | Gasoso |
Ponto de Fusão | -209,9 ºC |
Ponto de Ebulição | -195,8 ºC (1 atm) |
Descoberto por | Daniel Rutherford / 1772 |
Origem do nome | Nome dado por Jean-Antoine-Claude Chaptal em 1790 (do grego, genio, formador de, nitron, de nitratos) |
Nome dado por Lavoisier | Azoto |
Obs.: professor, você poderá selecionar outras perguntas para que os alunos possam responder.
Espere aproximadamente 15 minutos para que os alunos concluam a atividade.
Professor, crie um blog junto com os alunos e coloque o título: Nitrogênio. Revise as respostas dos alunos e peça para que eles postem essas informações no blog.
Para saber como criar o blog clique nos links abaixo:
http://www.stella-science.eu/mini_units/index.php?miniunit=blog
http://www.criarumblog.com/pt/criar-um-blog-gratis/criar-blog-gratis.htm
Após isso, pergunte aos alunos onde podemos encontrar o nitrogênio na natureza? Caso os alunos não respondam, peça para eles pesquisem. Eles encontrarão que o nitrogênio (N2) é muito abundante na atmosfera, mas é relativamente escasso na crosta terrestre.
Peça para que eles pesquisem sobre qual a utilização do nitrogênio (N2). Eles encontrarão que o nitrogênio é muito utilizado como fertilizante para as plantas. Em seguida, eles deverão pesquisar imagens de plantas que não foram adubadas com nitrogênio. Os alunos deverão selecionar algumas imagens e postá-las no blog.
Figura 1 - Sintomas de deficiência de nitrogênio.
Fonte: http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Sorgo/CultivodoSorgo_3ed/adubacao.htm Acessado em 04/09/2009
Aula 2: O Ciclo do Nitrogênio
Após isso, os alunos deverão abrir a simulação abaixo:
Mudanças Ambientais Globais - O Ciclo do Nitrogênio
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9128
Mudanças Ambientais Globais - O Ciclo do Nitrogênio
Figura 2 – Tela inicial do recurso
Os alunos deverão ver a simulação e responder as questões abaixo:
1 – Por que ocorreu um aumento em mais de 100% na fixação do nitrogênio atmosférico?
2 – Quais são as atividades que são responsáveis pelo aumento da emissão de gases de nitrogênio?
3 – Por que podemos considerar que o ciclo do nitrogênio está em equilíbrio?
4 – Faça um desenho esquemático do ciclo do nitrogênio.
Professor, informe aos alunos para que eles coloquem as suas respostas no blog para compor a avaliação da aula.
Figura 3 – Ciclo do nitrogênio
Para sistematizar a aula os alunos deverão fazer um relatório sobre o ciclo do nitrogênio. Deverão também postar no blog a sua conclusão da aula.
Caso o professor não tenha à sua disposição um laboratório computacional e possua apenas um computador com um datashow, poderá mostrar a simulação e as imagens aos alunos na própria sala de aula.
Nome | Tipo |
---|---|
Mudanças Ambientais Globais - O Ciclo do Nitrogênio | Animação/simulação |
Artigo da Revista Química Nova na Escola
http://www.foco.lcc.ufmg.br/ensino/qnesc/qnesc-01.html
Outros Artigos
Exemplo de deficiência de Nitrogênio nas plantas
http://www.fundagres.org.br/downloads/pi-mamao/NITROGENIO.pdfCinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei, vou tentar imita-lo.