17/12/2009
Oswaldo José Bueno Alves da Silvva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Indivíduo, identidade e socialização |
Ensino Médio | História | Cultura |
Ensino Médio | Filosofia | Ética |
Regras de comportamento social, relacionamento e convivência.
Conceitos de comunidade, sociedade comunitária e societária, tendência single.
Preparar uma aula introdutória que trate sobre escândalos políticos ou no meio artístico. Selecionar e levar para os alunos ou pedir em aula anterior que os alunos levem para esta aula, artigos, notícias, informações sobre os acontecimentos que envolvam governantes e celebridades diversas. Ou, ainda, dar atenção a um caso específico em que as ações de um indivíduo tiveram repercussão negativa ou positiva no social (em dimensão política, econômica ou religiosa). Expor o fato e suas implicações de acordo com as regras de comportamento, relacionamento e convivência. Convidar os alunos a pensar os argumentos que justifiquem tal ação ou tal acontecimento, relacionando com as normas ou sanções sociais a que tais fatos estão sujeitos.
Caso o professor prefira trabalhar com a realidade do aluno, propõe-se que os alunos relatem um ou dois acontecimentos que tenham causado polêmica na região onde vivem.
A partir do tema escolhido o professor poderá incentivar o debate sobre o caso, ressaltando o comportamento dos indivíduos envolvidos e o desfecho do acontecimento; é interessante fazer com que todos registrem os argumentos construídos pelos alunos.
Sugerimos ainda que o Professor utilize uma notícia recente de repercussão nacional e outra de repercussão local para estabelecer uma comparação em nível regional e federal, entre o micro e o macro cosmo social.
A atividade proposta é uma adaptação da “dinâmica das bexigas”, disponível no seguinte endereço:
http://catequizareeducar-analu.blogspot.com/2009/05/dinamica-da-bexiga.html
Se possível trabalhe o filme "Dersu Uzala" com os alunos, dando ênfase à mensagem de mútua cooperação que existe na trama deste filme fantástico de Akira Kurosawa. Disponível em:
http://filmescomlegenda.blogspot.com/2009/03/dersu-uzala-dersu-uzala-dersou-ouzala.html
A proposta de avaliação neste caso visa levantar o seguinte questionamento de acordo com a evolução das respostas:
Para que serviu a dinâmica?
Como os participantes que foram retirados se sentiram?
Como os participantes que ficaram até o fim se sentiram?
O que fazemos quando não estamos fazendo parte da dinâmica?
Por que obedecemos às regras da dinâmica, principalmente quando nos é dito para sair?
Qual é o comportamento que a sociedade espera de nós?
Por que seguimos regras?
Por que não queremos ser punidos?
Distribua folhas para os alunos pontuarem de 00 a 10 a dinâmica proposta e mostrem as notas para que todos vejam de todos. Destaque as notas muito baixas, perguntando o que poderia ser diferente ou poderia melhorar.
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
18/07/2011
Quatro estrelasSpi professor do ensino médio, com as disciplinas Filosofia, Direito e Ética. Gostei da aula e temabém da dinâmica, é sempre bom apresentar novidades para os alunos eles gostam e aprendem de maneira mais prazeirosa.
16/09/2010
Quatro estrelasGostei muito da aula. Parabens. É dinamica, retem a a tenção dos alunos e ao final a aprendizagem foi significativa. Somente não sonsegui acessar o video indicado, mas parabens.
12/04/2010
Quatro estrelasAULA DINÂMICA E BEM ELABORADA