22/09/2008
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Tempo cronológico |
Ensino Fundamental Inicial | História | Localidade |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Suscitando o desejo de construir a memória local...
Coletando Histórias...
Organizando as Histórias...
Socializando Histórias...
Para socializar as memórias dos moradores do bairro, proponha a criação de um Blog. A palavra Blog é a abreviatura do termo em inglês weblogs. Os blogs nasceram com o objetivo de expressar acontecimentos, idéias e sentimentos, tal como um diário virtual. Hoje assumiram diferentes possibilidades de publicação, nas mais diversas áreas e assuntos.
Seu uso na escola permite a publicação de textos diversos dos alunos: expressão de opiniões, poesias, narrativas, relatórios sobre projetos em andamento, além da publicação de fotos, vídeos e desenhos... Sua estrutura privilegia a interatividade, permitindo que os leitores deixem comentários. A publicação do blog pode ocorrer colaborativamente, bastando que os alunos participantes do projeto tenham uma conta de e-mail associada ao Blog.
Um dos serviços gratuitos para publicação de Blogs mais conhecidos é o Blogger. Veja como é fácil publicar:
Criem uma conta em www.blogger.com
Se vocês já tiverem uma conta do Google (gmail, orkut...), poderão utilizá-la...Ou criem a conta ao acessar o Blogger.
Dêem um nome para o Blog
e escolham um modelo
Organizem o lay out da página e, na opção "Adicionar um Gadget," adicionem complementos tais como: espaço para apresentação de slides, enquetes, etc.
Para publicarem os textos, basta clicar em Postagem, digitar e fazer as formatações que quiserem. Salvem a postagem e a publiquem.
É possível inserir imagens que vocês salvaram no computador, pendrive , CDs, etc...
...e inserir vídeos também!
Incentive que os grupos deixem comentários nas postagens da turma, promovendo a interação e a comunicação dos participantes do projeto.
Nome | Tipo |
---|---|
Cortinas do tempo | Animação/simulação |
Quatro estrelas 14 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
18/03/2014
Cinco estrelasExcelente trabalho, pois desperta no aluno prazer ao descobrir sua própria história. Parabéns.
10/05/2011
Cinco estrelasAchei muito interessante está aula pois o instigará a curiosidade do aluno para pesquisar e investigar sobre o seu bairro para conhecer sua história.
10/05/2011
Cinco estrelasEu achei ótima essa aula, os alunos terão a oportunidade de conhecer a história de seu bairro e ver como é construído uma história, suas raízes.
18/10/2010
Cinco estrelasMuito interessante e rico este incentivo ao estudo de história a partir da história local, torna-se uma maneira bonita de mostrar aos alunos que todos nós somos sujeitos construtores da história e o uso da internet incentiva ainda mais a idéia de valorizar as diversas formas da coleta de dados para uma pesquisa histórica, bem como o trabalho dos alunos.
24/03/2010
Quatro estrelasADOREI TODA A OPORTUNIDADE CRIADA PELA PROFESSORA AOS SEUS ALUNOS DE TER SUA IDENTIDADE RECONHECIDA E DELA ORGULHAR-SE. PARABÉNS!
24/03/2010
Quatro estrelasGostei, confeço que a princípio achei difícil, mas possível de realizar. vou seguir o exeplo e iniciar também esse tipo de atividade, que considero muito criativa e formativa
24/03/2010
Quatro estrelasExcelente trabalho Eliane. Compartilho da mesma idéia sobre o blog, os alunos participam com mais afinco quando sabem que estão escrevendo para o mundo todo ler. Não se trata de mais uma obrigação dentro da sala de aula. Obrigado pela colaboração.
24/03/2010
Cinco estrelasGostei bastante também ja trabalhei a história do meu municipio tomando como ponto de partida o cemitério da cidade, foi muito bacana e proveitoso, e deu um livro com 220 paginas sobre a historia do municipio.
24/03/2010
Cinco estrelasAmei sua aula, vou tentar pô-la em prática na minha escola, com algumas alterações.
24/03/2010
Cinco estrelasO BAIRRO: SUA HISTÓRIA E SUA MEMRIA PESQUISAR E DESCREVER A HISTÓRIA E A MEMÓRIA DO BAIRRO É MUITO INTERESSANTE... INSTIGA A CONHERCER OUTRAS HISTORIAS. É UMA PARTE DA HISTÓRIA DE UMA CIDADE. MUITO INTERESSANTE. PARABÉNS PELA IDÉIA E PELO ENSINAMENTO... IREI USAR COM OS MEUS ALUNOS. BRILHANTE IDÉIA.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente trabalho, muito motivador. Com certeza o aluno quer se sentir autor do conhecimento e esta aula possibilita isso.
24/03/2010
Quatro estrelasA teoria do autor foi muito bem colocada, pois suas propostas foram claras. Podemos oberserva, que existe diversas maneiras de aprender de uma forma interessantte e estimuladora.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente trabalho, já trabalhei esse questãp do bairro com meus alunos. meu objetivo era trabalhar a colonização do Brasil e como concordo com a opinão de alguns teoricos de que se a criança partir de um conhecimento perto para o distante entendera com maior facilidade, parti do conhecimento do proprio bairro. utilizamos a internet para observações somente mas foi muito bom. Parabens pelo seu projeto.
24/03/2010
Cinco estrelasGostei, pois, estou trabalhando desde 0 segundo bimestre, a 1ª etapa foi os conhecimentos preios dos alunos, a 2ª etapa a pesquisa e o registro e a 3ª etapa uma esposiçao dos resultados obtidos pelos .