08/10/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Lízia Maria Porto Ramos
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
* Entender que as plantas são seres vivos e, portanto, se reproduzem.
* Identificar os componentes masculino e feminino que compõem a estrutura da flor.
* Compreender a anatomia da flor e sua relação com o processo de reprodução das plantas.
O aluno precisará ter conhecimento da anatomia básica das plantas (raiz, caule, folha, flor, fruto e semente).
Introdução
Esta aula foi planejada com o objetivo de apresentar aos alunos conceitos novos sobre as plantas, para que compreendam que são seres vivos e se reproduzem, apesar de esta reprodução ser diferente da reprodução animal em alguns aspectos. Os vegetais fazem parte do reino Plantae, sendo de suma importância para as relações que acontecem entre os seres vivos. A anatomia vegetal compreende as partes das plantas, e as principais são raiz, caule, folha, flor, fruto e semente. Cada um destes órgãos possui sua função no corpo da planta, e neste momento vamos focar as flores, como órgãos reprodutivos dos vegetais.
Estratégia
Em uma atividade prática de dissecação da flor do lírio, realizada no laboratório, será apresentada aos alunos a anatomia da mesma, focando as partes que compõem o gineceu e androceu, nomeando-as e relacionando-as às suas funções. Os alunos serão organizados em grupos e cada grupo receberá uma flor para dissecar. Lembramos que a utilização do laboratório é mais indicada, entretanto, se sua escola não o possui, você poderá desenvolver a prática na própria sala. Não se esqueça de providenciar as flores antecipadamente, deixando-as na água para não murcharem.
Desenvolvimento
Professor, num primeiro momento, verifique o que os alunos entendem sobre as plantas, se reconhecem a função das flores e como pensam que acontece a reprodução nos vegetais, já que não se movem.
Pessoal, vocês devem se lembrar que já estudamos um pouco sobre as plantas, vimos quais são as suas partes, e que uma delas era a flor. Vocês se lembram qual era a função da flor para a planta?
Algumas respostas que poderão surgir:
- Ela serve para enfeitar...
- Pode ser também que sirva para que a planta esteja sempre cheirosa...
- Eu lembro que era para a reprodução.
Muito bem, é claro que as flores são ótimas para enfeitar e também para deixar as plantas sempre cheirosas, mas sua função principal é a reprodução. Se a principal função das flores é a reprodução da planta, como será que isso acontece? Alguém gostaria de dar sua opinião?
Comentários que poderão surgir:
- Ela deve ter ajuda de alguém.
- Deve ter espermatozóides dentro da flor.
- A flor deve voar até chegar em outra flor.
Peça aos alunos que dêem exemplos de flores que eles conhecem: lírios, rosas, cravos, hibiscos, entre outras. Peça que eles falem o que de comum eles vêem nas flores citadas. É provável que eles nomeiem as flores mencionadas por serem mais comuns e que digam que são cheirosas, têm pétalas coloridas, os beija-flores gostam de visitá-las.
- Vocês já tiveram a curiosidade de abrir uma flor para saber o que tem dentro dela?
- Quem já fez isso, o que observou? Através da fala dos seus alunos, verifique se eles identificam ou não a estrutura interna das flores. É comum eles falarem da presença do pólen e dos pistilos, sem contudo nomeá-los.
Atividade prática
No laboratório, prepare com os alunos a atividade prática de anatomia da flor. Faça da seguinte forma: leve alguns lírios (um para cada mesa/grupo). Separe os alunos em grupos de quatro a cinco alunos, distribua uma flor para cada grupo. Peça-lhes que verifiquem a cor da flor, o número de pétalas, se tem aroma e se este é agradável. Lembre aos alunos que o corte para abertura da flor somente você poderá fazer.
Passe de mesa em mesa auxiliando cada grupo na dissecação da flor, chamando-lhes a atenção para os órgãos feminino e masculino, cada parte deles e especialmente onde são produzidos os grãos de pólen e óvulos.
Abaixo seguem fotografias mostrando passo-a-passo a dissecação. Como são as próprias crianças que vão fazer a dissecação, e pode acontecer de uma ou outra parte ser mutilada durante o processo, você, professor, poderá usar este recurso para os alunos visualizarem as partes da flor e entenderem a relação en tre elas.
Foto 1: Esta flor que vocês veem é o lírio (Lilium sp.). Percebam que é vistosa, bonita, tem pétalas amarelas, e dentro dela nós percebemos que tem algumas partes.
Foto 2: Ao retirarmos algumas pétalas, já conseguimos ver melhor dentro da flor, e já notamos os órgãos reprodutivos.
Foto 3: Ao retirarmos todas as pétalas, vejam que sobram apenas estas hastes, que são o gineceu e androceu.
Foto 4: Agora, com a ajuda de um estilete, eu corto ao meio esta flor e podemos ver direitinho onde está o gineceu e onde está o androceu.
Foto 5: Vejam que ao abrir, cortando ao meio, visualizamos uma parte muito importante: o ovário da flor. Dentro deste ovário vocês podem notar vários grãozinhos bem pequenos, que são os óvulos desta flor.
Foto 6: Retirando todas estas hastes com a pontinha escura, temos o órgão masculino da flor: o androceu. Estas pontinhas escuras são as anteras, e nelas são produzidos os grãos de pólen. Estes grãozinhos são, juntamente com os óvulos, os grandes responsáveis pela reprodução das plantas.
Foto 7: Depois de retirar o androceu, resta o gineceu. Ele é formado pelo estigma, o estilete, e o ovário.
O estigma é a entrada do estilete, e este é o tubo que chega ao ovário, onde estão os óvulos.
Foto 8: Olhem como o ovário protege os óvulos, ele é fechadinho e só tem acesso através do estigma e estilete.
Foto 9: Olhem com cuidado o ovário aberto, com os seus inúmeros óvulos. Cada um destes óvulos poderá dar origem no futuro a uma nova planta desta espécie.
Foto 10: Se cortarmos o ovário nesta direção, vocês conseguem ver de outro ângulo os óvulos desta planta.
Fotos: Maria Antonieta Silva
Considerando que a avaliação formativa não acontece apenas em um único momento, durante todo o processo do desenvolvimento da aula você deverá estar atento à postura do aluno em relação ao que está sendo proposto: interesse, nível de participação, sociabilidade, entre outros. Neste momento, peça que cada grupo faça um cartaz com desenho esquemático da anatomia do lírio, com todas as suas partes. Ao avaliar os cartazes, verifique se o grupo representou o que foi solicitado e se os conceitos construídos estão corretos.
Quatro estrelas 35 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
05/12/2014
Cinco estrelasExcelente aula!
30/09/2014
Cinco estrelasexcelente aula.
03/01/2014
Cinco estrelasÓtimo, gostei tanto da explicação pois é clara e objetiva parabéns. Se possível fazer esta explicação do copo de leite ficaria muito grata.
07/10/2013
Cinco estrelasesta aula e muito boa
23/11/2012
Cinco estrelasAs fotos despertam atenção do aluno e torna o aprendizado significativo.
28/06/2012
Cinco estrelasadoreiiiiiiiiiii...!!!
09/05/2012
Cinco estrelasAmei essa esperiência, muito legal mesmo!
30/04/2012
Cinco estrelasUma exelente aula. Fiquei surpreso, pois geralmente, as pessoas fazem circulos e pintam toda a imagem para destaca-la. Porém, com recursos bons e uma boa forma de se expressar, a autora consegue passar tudo com muitos detalhes. Espero que continuem assim, levando a educação e o conhecimento para todos. Pois é dando que se recebe!
10/01/2012
Quatro estrelasEste site é ótimo porque existem alguns muito ruins com um pessímo conteúdo e alguns com informações erradas...Adorei!!!
23/11/2011
Cinco estrelasGostei muito de toda a explicação e visualização do conteúdo. Ficou fácil para prender a atenção do aluno e consequentemente reter a aprendizagem. Parabéns!
20/11/2011
Cinco estrelasADOREIIII... peguei os desenhos para um trabalho de ciencias naturais..sob os vegetais!!! OBRIGADOOOOOOO!!!
10/10/2011
Cinco estrelasGostei foi muito aproveitei tirar duvidas não defere daquilo que o professor deu me como aula na escola... Manda me + algo sobre isto e + aulas; felisguni@yahoo.com.br
15/09/2011
Cinco estrelasOi, meu nome é Lucas sou estudante e achei interessante isso.Pois minha professora pediu o para fazer um trabalho de Ciências e aproveitei pra pegar isso como parte do meu trabalho.
03/08/2011
Cinco estrelassuas dicas sao maravilhosas espero poder visit-lo sempre, bjs.
27/04/2011
Quatro estrelasestou cursando o 1° ano de licenciatura em biologia na Universidade do E.do Pará na cidade d Redençao e,nos foi dada uma atividade com o objetivo d criar um blog e escolhemos o tema taxonomia.E estavamos pesquisando informaçoes para serem postadas e encontrei esse site e achei muito interessante essa aula pratica.Queria saber se podemos retirar algumas informaçoes p postarmos em nosso blog. ficariamos agradecidas desde já.Parabéns pelas aulas pois estao otimas www.taxonomiauepa.blogspot.com
02/04/2011
Quatro estrelasParabéns pela aula, bastante prática em virtude das fotos e comentários passo a passo, ÓTIMA. Já realizo esta prática em laboratório com discentes da instituição que trabalho com várias flores, mas agora vc me auxiliou com uma nova idéia na elaboração de uma forma diferente de avaliação, obrigada.
28/03/2011
Cinco estrelasé muito enteressante eu gostei muito adoreii mesmo de verdadeeeeee
11/12/2010
Quatro estrelasMuito bom esse tralho e as fotos ficaram muito bem representadas
30/11/2010
Cinco estrelasMuito didático e muito interessante. Parabéns.
17/11/2010
Cinco estrelasmuito bom. o que eu precisava saber
16/11/2010
Cinco estrelasAdoreiiii. Muito legal. Precisava dessas informacoes para um trabalho!! OBRIGADA!!!
10/11/2010
Cinco estrelasExcelente!, muito bem exposto e explicado.
05/11/2010
Cinco estrelasMuito bem elaborada e fácil de aplicar sem laboratório. Obrigada.
24/10/2010
Cinco estrelasAdorei essa aula, farei na integra.
03/09/2010
Cinco estrelasMuito legal, pois eu aprendi tudo o que eu precisava.
30/08/2010
Quatro estrelasAdorei a aula. O jeito simples,e bem objetivo de explicar me esclareu uma dúvida boooba...
18/08/2010
Cinco estrelasMuito boa
28/07/2010
Cinco estrelasPrática,Objetiva,construtivista, muito boa.
07/06/2010
Cinco estrelasEU GOSTEI MUITO DA AULA , PORQUE LENDO TUDO EU CONSEGUI FAZER O PARA CASA QUE ERA SOBRE A REPRODUÇÃO DAS PLANTAS. VLW AI PELA COLABORAÇÃO! OBG FABRICIO
18/05/2010
Quatro estrelasJá trabalhei com essa prática,mas vou acrescentar a representação em cartazes
24/03/2010
Cinco estrelaseu achei esta aula excelente por causa que eu sou professora de ciências...
24/03/2010
Cinco estrelasachei a aula otima, mais deveria classificar o ovario em supero ou infero e outras classificações tambem interessantes
24/03/2010
Cinco estrelasAchei essa aula o maxímo, muito criativa como ensinar a função da flor.
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei esta aula com fotos passo a passo. É muito elucidativa e clara. Parabéns
24/03/2010
Cinco estrelasconceituei essa aula como excelente, uma vez que possibilita ao educando contato real com material da pesquisa e reflexao do processo reprodutivo. dentre outros aspectos positivos evidencio a possibilidade de trabalhar a interdisciplinariedade de ciencias com matematica, lingua portuguesa artes e outras, ao destacar contagem das pétalas e os nomes cientificos no enriquecimento do vocabulario desenhos e etc.