Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Hoje é dia de jogo: Bingo de letras.

 

21/11/2009

Autor y Coautor(es)
Melina Brasil Silva Resende
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Rita Roger Mariano

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
· Explorar a linguagem oral e escrita;
· Desenvolver de maneira lúdica o conhecimento do alfabeto;
· Relacionar os fonemas com os respectivos grafemas;
· Estimular a construção de regras.
Duração das atividades
50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Esta aula pode ser dirigida a crianças de 4 a 5 anos. É necessário que o professor já tenha trabalhado o alfabeto.
Estratégias e recursos da aula
Para o início da atividade, faça uma roda com as crianças e pergunte a letra que inicia o nome de cada uma (explore também os nomes de seus familiares). Se algumas crianças ainda não reconhecerem as letras correspondentes, o professor pode falar a letra e incentivar os alunos a encontrá-la no alfabeto.

Também pode-se contar alguma história que incentive a curiosidade pela escrita de algumas palavras (personagens, lugares).

Após esta conversa inicial, apresente uma caixa surpresa que contenha as cartelas do bingo de letras. Explore a caixa: pergunte o que têm dentro, incentive a imaginação e a curiosidade. Abra a caixa e retire as cartelas: pergunte o que pode ser, para o que servem; quais letras eles identificam...
Explique que se trata de um jogo divertido: o bingo de letras. Diga que nas cartelas estão letras que compõe o do nome dos colegas da sala ou que são as letras dos nomes dos personagens da história que acabou de contar. Mas como todo jogo é preciso de regras. Combinem-as. Instigue os alunos a construírem algumas regras e registre-as na lousa. Faça a leitura e reforce a importância das regras para o bom funcionamento do jogo.
Inicie o jogo e divirtam-se!
Recursos Complementares
· Cartelas contendo cada uma 6 letras diferentes;
· Alfabeto móvel;
· Saco contendo as letras do alfabeto.
Avaliação
Ao final da atividade, o professor observa se os alunos ampliaram seus conhecimentos sobre o alfabeto e se relacionaram os grafemas e os fonemas.
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • wilma, E. E. Prof. Quer, Cirino de Matos , Minas Gerais - dijo:
    wilma.tony@hotmail.com

    25/12/2014

    Cinco estrelas

    excelente. Foi de grande ajuda para o meu plano.


  • ivânia rocha, INSTITUTO DE EDUCAÇÃO RUI BARBOSA , Sergipe - dijo:
    ivaniarocha16@hotmail.com

    23/11/2011

    Cinco estrelas

    GOSTEI MUITO O TEXTO, ELE VEM BEM EXPLICADO. APENAS O QUE FASLTOU PRA MIM FOI A AMOSTRSA DA CARTELA, MAS TÁ TUDO MUITO BOM.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.