27/10/2009
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Aula 1
Atividade
Para se formar um leitor proficiente é de fundamental importância o trabalho com conhecimento prévio dos alunos, uma vez que esse conhecimento estabelece uma ponte entre aquilo que eles já sabem e os sentidos possíveis do texto para eles em um determinado momento e em dadas condições de interlocução. Durante a leitura, o leitor usa o conhecimento prévio ao realizar inferências, relacionar diferentes partes do texto e tirar conclusões. Portanto, para ser um leitor competente, o aluno deverá ser capaz de retirar do texto informações explícitas e implícitas. São as pistas linguísticas fornecidas pelo texto que possibi litam o leitor a ler nas entrelinhas.
Como a tividade de leitura, o professor deverá entregar aos alunos cópias das tirinhas do Hagar ou levá-los ao laboratório de Informática para que acessem os sites onde elas se encontram . Na sequência, deverá pedir aos estudantes que respondan às perguntas referentes a elas.
TIRINHA A
Disponível em:
http://framos.files.wordpress.com/2008/05/hagar.jpg
TIRINHA B
Disponível em:
http://3.bp.blogspot.com/_dI0zVQRZT_8/RyIn7RsFVkI/AAAAAAAADT0/eZCo1Oe6UUQ/s400/hagar3.jpg
TIRINHA C
Disponível em:
http://2.bp.blogspot.com/_dI0zVQRZT_8/RyIn7BsFVjI/AAAAAAAADTs/K_DW5Gd5hiA/s400/hagar2.jpgc.
1. Sobre a tirinha A, responda:
a. Qual é a informação que pode ser pressuposta, na fala do primeiro balão?
b. O que se pode inferir da resposta do Hagar no último balão?
c. É possível estabelecer uma relação entre a resposta de Hagar à pergunta que lhe foi feita e o sistema capitalista?
d. Qual é o conhecimento de mundo que o leitor precisa ter para dar sentido à tira?
Importante:
Professor, para a leitura da charge (a), o aluno precisará saber que o mundo vive (e sempre viveu) em guerras, porque um país quer comandar o outro. A relação que poderá ser estabelecida entre a resposta de Hagar e o capitalismo é que a violência social é gerada por esse sistema. Pode-se concluir, portanto, que sempre houve e sempre haverá a exploração de um ser humano por outro.
2. Obser ve a tirinha B do Hagar e responda:
a. Por que Hagar está d izendo ao filho que ele deve ser bastante agressivo?
b. Qual é a idéia a respeito do casamento e das mulheres pode-se inferir na fala de Hagar?
c. Estas informações estão explícitas no texto?
2. Observe a fala do Hagar na tirinha C e responda:.
a. A resposta de Hagar (segundo balão do primeiro quadrinho) ao filho é possível? Por quê?
b. Qual é a idéia que as mulheres fazem do casamento? Como você chegou a esta conclusão?
3. Há humor na fala de Hagar nas tirinhas (b) e (c)? Por quê? Explique.
4. Há ironia na fala de Hagar (tirinhas b e c)? Explique.
Aula 2
Atividade
O professor deverá propor aos alunos que se reúnam em pequenos grupos e façam uma interpretação por escrito das tirinhas da Mafalda, apresentadas abaixo, explicando quais são as informações explícitas e implícitas, bem como as inferências que podem ser realizadas a partir das pistas lingüísticas presentes nos textos.
TIRINHA D
Disponível em:
http://penna.files.wordpress.com/2007/09/mafalda3451.jpg
TIRINHA E
Disponível em:
http://cronicasurbanas.files.wordpress.com/2009/06/mafalda-brincando-de-governo.jpg
Importante:
Os conhecimentos prévios que os alunos precisam ter para ler as tirinhas da Mafalda: saber que a Mafalda é uma personagem das tirinhas criadas pelo autor argentino, Quino. Nessas tirinhas, o autor mostra o dia-a-dia de uma menina de sete anos que se recusa a aceitar o mundo como ele é. Momentos de muito humor pe rpas sados por uma aguda visão crítica da sociedade contemporânea, as tiri nhas da Mafalda continuam mais a tuais do que nunca, apesar de terem aparecido pela última vez ainda em 1973.
A avaliação deverá ser feita em todos os momentos em que os alunos estiverem participando das discussões propostas e, individualmente, por meio da realização de atividades escritas. Na interpretação das tirinhas, o professor deverá considerar o conhecimento prévio dos alunos para avaliá-los.
Quatro estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
31/10/2011
Quatro estrelasParabéns! Achei a sua aula muito interessante. Farei algumas adaptações para trabakhar com estratégias de leitura no curso normal. Afinal, na arte de ser professor" nada se cria, tudo se copia ".
09/08/2011
Cinco estrelasOlá! Adorei a abordagem feita sobre o assunto pois alunos adolescentes são difíceis de entender o que é fato e o que está implícito. As tirinhas e exercíocios estão nota 10!
13/11/2010
Cinco estrelasNa minha opinião,como pedagoga,fazia tempo que eu naõ via algo tao exclarecedor,pois trabalhar com textos implícitos não é nada fãcil e com esta aula foi muito importante,me levando a refletir de trabalhar mais este tipo de genero textual,pois é o que o aluno mais erra nas provas externas.Agradeço de coração tamanha ajuda que me forneceu hoje.Parabens!
22/04/2010
Cinco estrelasOlá professora, sou professora de espanhol e gostei mto desta dica sobre a tirinha da mafalda, vou aplicar na minha turma, abraços