Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Entre o rap e o cordel

 

21/11/2009

Autor y Coautor(es)
ROSÂNGELA FERREIRA LUZ
imagem do usuário

DOURADOS - MS EM PROFª CLORI BENEDETTI DE FREITAS

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Conhecer e respeitar a variedade linguística e cultural como expressão artística do povo.
• Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Ativar o conhecimento prévio dos alunos, ensinando a fazer perguntas sobre o texto, para aumentar as possibilidades de compreensão do texto.
• Fazer hipóteses e previsões sobre o texto a ser visto, a ser lido, a ser ouvido. E ensinar a estabelecer previsões, baseando-se no gênero, no título, no subtítulo, nas ilustrações etc.
• Favorecer a participação do aluno por meio de perguntas e situações em que ele tenha de fazer uso de estratégias que lhe facilitem a compreensão do texto.

Estratégias e recursos da aula

As aulas ocorrerão na sala de tecnologias, com auxílio da professora Maria de Lourdes Bezerra e começará pela página do Wikipédia que conceitua literatura de cordel e rap.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura_de_cordel

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rap


Feito isso, será comparado os dois gêneros, motivando com questionamentos, tais quais:
-O que acharam dos temas?
-Já conheciam literatura de cordel? E o Rap?
-Conhecem um dos dois tipos de música de memória?
-O que ambos têm em comum?
Logo depois desses questionamentos e comentários dos alunos, eles assistirão a um vídeo sobre o repente e outro, já conhecido da maioria, de rap.

http://www.youtube.com/watch?v=OTxEL9lptW4

http://www.youtube.com/watch?v=x3JnkzLfqLI


Novamente, farão comparação e serão orientados para, em sala de aula, produzir um texto em versos, rimado ou não, para ser cantado ou declamado.  Faremos comentários e folhearemos livros de literatura de cordel selecionados para a aula, comentando texto e xilogravura.

Também assistirão à animação feita com a música Estudo Errado, de Gabriel o Pensador como estímulo à produção de seu texto:

http://www.youtube.com/watch?v=NCvD5eZrhD8


Para encerrar, levaremos os alunos para digitarem seus textos no Word e, após a correção, serão impressos e encadernados como o livro de literatura baseada em cordel ou rap da turma.

Recursos Complementares

Quadro e giz para trechos de literatura de cordel e de rap para análise em sala de aula.

Avaliação

Avaliação do processo de aprendizagem dos alunos:

Faremos avaliação observando vários aspectos do educando como a mudança de comportamento através da aquisição de linguagens, criando oportunidade de conhecê-las para que facilitem sua forma de ver o mundo e de se relacionar com ele e com a Educação e sua formação pessoal, capacitando-o para ler quando precisar pesquisar, estudar, escrever, se informar e utilizar as tecnologias necessárias para as realizações.

Avaliação do trabalho pedagógico:
O desenvolvimento das aulas quanto à condução e orientação será avaliado pelo grupo, que analisará o trabalho da professora. Os alunos avaliarão como foi o desempenho da professora, se atendeu os requisitos exigidos, se teve domínio de sala, se manteve o respeito e a cooperação mantendo o bom relacionamento com e entre os alunos, como foi o domínio de conteúdo, se usou linguagem adequada à compreensão do aluno, se teve presteza, planejamento e exatidão em suas atitudes, se foi atenciosa, prestativa nas atividades desenvolvidas, se teve responsabilidade com prazos, demonstrando boa vontade e humildade ao buscar estratégias para melhorar a dinâmica de suas aulas.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • ANA PAULA, CE ALCIDES CÉSAR , Maranhão - dijo:
    paulinha_masceno@hotmail.com

    01/03/2011

    Cinco estrelas

    Excelente, é uma forma de trabalhar os registros da língua de forma lúdica e interessante, sem se prender a conceitos e classificações. Vou adaptar á realidade dos meus alunos (sem internet na escola) e trabalhar.


  • Denise Guedes Souza, EM AURORA PEDROSO DE CAMARGO , Mato Grosso do Sul - dijo:
    nonolleta77@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Cordel é uma forma de leitura prazerosa onde é possível retratar fatos históricos que escapam a história e literatura oficial. Também um meio de comunicação com o qual boa parte da população nordestina está acostumada a conviver. Sua linguagem simples e ritmada fez e ainda faz com que diversas pessoas procurem se alfabetizar com a intenção de compreender os versos do cordel ou até mesmo se tornar um poeta popular. Essa literatura consegue captar os sinais emo


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.