Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


RIO NILO: onde tudo começou

 

19/10/2009

Autor y Coautor(es)
POLLYANNA REGIS COSTA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Patrícia Lúcia Galvão da Costa, Raimunda Porfírio Ribeiro

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Entender que o Rio Nilo foi importantante para a subsistência do  povo do Egito antigo;
  • Observar a vida em volta do Rio Nilo;
  • Comparar imagens que dão ideia de transformação;
  • Ter ideia do que seja uma paisagem.
  • Entender o que é o leito do rio.
Duração das atividades
2 aulas de 30 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Saber o que é um rio.
Estratégias e recursos da aula

Atividade 1- Observar ilustração do Rio Nilo

1º momento - O  professor mostra gravuras do Rio  Nilo e direciona a conversa no sentido das crianças perceberem os aspectos naturais que está na paisagem. Comparar as ilustrações e apontar as transformações do lugar nos diferentes tempos históricos.

Fonte: http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://trabalhox.googlepages.com/2542424527.jpg/2542424527-full%3Binit:.jpg&imgrefurl=http://trabalhox.googlepages.com/antigoegipto&usg=__37GylRppqxcEnzNEECouWMVIAfM=&h=679&w=1458&sz=168&hl=pt-BR&start=2&um=1&tbnid=3u3nLPnyLjfvBM:&tbnh=70&tbnw=150&prev=/images%3Fq%3Drio%2Bnilo%2Bantigo%26hl%3Dpt-BR%26safe%3Doff%26sa%3DG%26um%3D1

undefined

Fonte: http://www.batalhaosuez.com.br/02ContOsniPisaniPostalEnchenteRioNilo.jpg

Fonte: http://www.ebdweb.com.br/imagens/nilo.jpg

Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=9310

2ºmomento - O professor e os alunos assistem aos videos "A importância do Rio Nilo" e "Meni, o primeiro Faraó". Nesses filmes o professor vai destacando o que achar necessário para o estudo em evidências. Os vídeos contribuem com a visualização do que seja um Rio e com o uso desse rio para a sobrevivencia Humana.

http://www.biblioteca.templodeapolo.net/ver_video.asp?Cod_Video=40&area=Civilização%20Egípcia&topo=#topo1

http://www.biblioteca.templodeapolo.net/ver_video.asp?Cod_Video=39&area=Civilização%20Egípcia&topo=#topo1

2ª Atividade - Visitar um Rio

1º momento - O professor deverá combinar uma aula passeio para visita r um rio e observar alguns aspectos como: o solo na margem e f ora do rio, os anima is que poderão ser e ncontrados, sua funcio nalidade.

Fonte: http://colegiodasmerces.files.wordpress.com/2009/07/aula-passeio-ao-rio-piaui-008.jpg

2º momento - O professor solicita às crianças que registrem o passeio por intermédio do desenhos e da escrita.  Outra forma de registrar o passeio é construíndo  um relato  (texto coletivo).

Avaliação

Avalia-se se as criança conseguiram:

  • participar das atividades propostas demonstrando interesse;
  • comparar a paisagem do Rio Nilo em diferentes períodos  históricos e perceber o que se transformou.
  • incluir no vocabulário os termos relacionados as margens do rio.
Opinión de quien visitó

Duas estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 1/1 - 100%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Karina, karina de oliveira , Distrito Federal - dijo:
    karinadeoliveira@hotmail.com

    29/05/2011

    Duas estrelas

    achei bem legal as aulas só que nao conseui escrever quase nada na pesquisa porque as aulas sao curtas mas esta bom


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.