23/11/2009
Nelson Vieira da Fonseca Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais |
- Como a construção do diário gráfico pode afetar a criatividade;
- Aguçar a capacidade de observação;
- Trazer o cotidiano para a sala de aula através de observações dos alunos.
O diário gráfico é um pequeno caderno ou dossiê com folhas em branco onde se pode escrever ou fazer apontamentos, desenhos, pinturas, inserir figuras e recortes de jornal ou revista, ou até mesmo fotomontagens de elementos que chamem a atenção de seu dono.
Várias pessoas usam cadernos para registrar idéias pensamentos, impressões, opiniões, desenhos ou imagens. Podem também ser o espaço para colecionar, folhas secas, papéis, bilhetes, rótulos, selos e outros objetos curiosos que digam muito da vida e das experiências da pessoa. Muitos desses apontamentos acabam por se transformar nas histórias de livros, ilustrações, filmes. Por isso algumas pessoas chamam os diários gráficos de álbuns de idéias.
Pontos que são desenvolvidos com o exercício da construção do diário:
- ajuda a desenvolver a memória;
- ver o mundo de outro modo, mais atento, mais aguçado;
- estimula a imaginação;
- estimula o desenvolvimento de uma identidade pessoal;
- desperta diferentes interesses e a curiosidade;
- torna mais rigoroso o olhar, fazendo com que seu dono busque perceber pormenores, detalhes;
- ao ver anotações antigas, a pessoa percebe seu próprio desempenho e evolução ao longo os tempos;
Cadernos deste tipo foram utilizados por vários escritores e artistas ao longo de vários anos. Dentre eles: Vincent Van Gogh, Pablo Picasso, Ernest Hemingway, dentre outros. Uns dos mais famosos são as anotações de Leonardo da Vinci, que criou milhares de páginas com escritos e desenhos sobre diversas áreas de interesse e conhecimento humano. Da Vinci estudou além da pintura, anatomia (pouco estudada na época), engenharia, arquitetura, vôo de pássaros e insetos, botânica, etc. Como era um artista que se interessava por diversas áreas, acabou não se dedicando a construir quase nenhum dos inventos descritos nos cadernos. Da mesma forma que, algumas de suas pinturas que se perderam com o tempo são conhecidas pelos esboços de seus cadernos.
Atualmente, algumas pessoas usam os meios digitais para criar seus diários. A diferença é que o que antes ficava somente para a pessoa, agora é exposta para uma rede de usuários que acompanha, comenta, ajuda a construir os diários on-line.
Sugiro ao professor que mostre as imagens abaixo para ilustrar a produção dos artistas citados:
Página do diário de Vincent Van Gogh
http://www.abc.net.au/reslib/200801/r217188_847072.jpg
Capa de um dos diários de Pablo Picasso
http://www.rodadamoda.com/uploads/imagens/blog-70-1_580.jpg
Página de anotações de Leonardo da Vinci
http://www.santamariatem.com.br/blog/uploaded_images/Da_Vinci_menor-759056.jpg
Página de anotações de Leonardo da Vinci
Sites de referência
São alguns site que falam sobre o assunto e mostram imagens de pessoas anônimas que colocam sua produção na internet:
www.moleskine.com – conta a história da marca mais famosa desse tipo de caderno, conhecido por suas capas pretas. Tem fotos dos diários de artistas de artistas e escritores.
www.diariografico.com – reúne fotografias de diários produzidos por várias pessoas diferentes.
www.cornflake.com.br – diário on-line no formato de blog onde sua criadora reúne histórias, desenhos, observações do cotidiano;
A avaliação neste caso demanda certo tempo, pois depende de o aluno desenvolver seu diário pessoal em um pequeno caderno brochura durante um determinado período que pode ser o ano letivo. Sugiro que o professor incentive que cada um personalize sua capa e que inicialmente passe atividades sobre as aulas que forem acontecendo para criar no aluno o hábito de utilizá-lo. Fale com os alunos que sempre que virem alguma notícia em jornal, na televisão ou em revistas sobre o conteúdo, para que recorte ou anote, assim como de vez em quando dê nomes de referência dentro dos conteúdos trabalhados, e peça para que eles busquem informações e anotem no diário. Nos períodos de avaliação pegue os diários e veja a produção de cada um. Nesse momento o caderno passa a ser um importante local de diálogo entre professor/aluno, pois eles podem ser incentivados por terem uma boa produção, ou para produzirem mais. No final do ano pode ser feita uma avaliação coletiva dos diários construídos.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
11/02/2013
Cinco estrelasGostei muito da página, faço um trabalho de diário de artista com os alunos, pois acho importante o registro através dos desenhos.