23/11/2009
Elizabete Rezende de Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de:
• Compreender o que seja Arte Grafite e Pichação;
• Pesquisar em sites da internet;
• Elaborar slides em PowerPoint para apresentação de trabalho;
• Trabalhar em grupo.
Aula 1
• Solicitar aos alunos que falem de sua compreensão sobre Arte Grafite e Pichação;
• Inquirir se os alunos reconhecem diferenças e/ou semelhanças nestas expressões artísticas;
• Apresentar um texto sobre Arte Grafite;
• Distribuir uma xerocópia para cada aluno;
• Solicitar uma leitura oral do texto dividindo-o o texto em partes, de modo que vários alunos participem da leitura;
• Pedir, ao seu término da leitura, que um aluno explique aos demais o que compreendeu sobre o assunto lido;
• Ampliar tal explicação fazendo colocações sobre o tema;
• Projetar, em slides, imagens de Arte Grafite;
• Provocar uma análise das imagens projetadas a partir da questão: - Qual o processo de criação do artista para estas imagens?
• Registrar as conclusões dos alunos.
ARTE GRAFITE
Texto elaborado por:
Marileusa de Oliveira Reducino e Soraia Cristina Cardoso Lelis
A Arte Grafite, Grafite ou Aerosol Art é uma expressão artística desenvolvida e realizada no meio urbano, ou seja, nas cidades. Esse estilo de arte faz parte de um movimento iniciado nos estados Unidos, nas décadas de sessenta e setenta, denominado Hip Hop. Esse movimento diferencia-se das demais artes encontradas nos muros e paredes das cidades, por utilizar como recurso pictórico a lata de spray, em detrimento de pincéis, tintas e outros meios convencionais. Os brasileiros introduziram a tinta látex no trabalho de ‘Grafite Hip Hop diferenciando-o dos grafrafiteiros europeus e americanos que são fiéis ao spray.
A Arte Grafite Hip Hop difere da Arte Mural, da Aerografia em muros e dos Afrescos, nos temas e nas técnicas. As expressões estéticas dessa arte procuram refletir o cotidiano das ruas, procurando retratar as constantes mudanças e cores desses lugares. Essa arte pode ser dividida em dois grupos: o Grafite Hip Hop e o Grafite Acadêmico. No primeiro, tem-se a presença de letras e a representação caricata dos personagens sob forte influencia dos elementos da Cultura Hip Hop. No segundo, encontram-se expressões estéticas de pessoas ligadas às escolas de Arte que não possuem vínculo com a cultura Hip Hop, assim como os autodidatas e os boêmios.
Conclui-se então, que em todos os continentes a Arte Grafite faz-se presente num processo de constantes mudanças.
(Créditos do texto: Marileusa de Oliveira Reducino e Soraia Cristina Cardoso Lelis)
• Seguem exemplos de imagens:
Aula 2
• Apresentar um texto sobre Pichação;
• Distribuir uma xerocópia para cada aluno;
• Solicitar uma leitura oral do texto, dividindo-o em partes, de modo que vários alunos participem da leitura;
• Pedir, ao término da leitura, que alguns alunos expliquem aos demais o que compreender am sobre o assunto lido;
• Ampliar a explicação dos alunos, fazendo colocações sobre o tema e instigar a participação de todos;
• Projetar, em slides, imagens de Pichação;
• Provocar uma análise das imagens projetadas a partir da questão: - Qual o processo de criação do artista para estas imagens?
• Registrar as conclusões dos alunos.
PIXAÇÃO OU PICHAÇÃO
Compreende-se por pichação ao fenômeno presente em todos os centros urbanos e cosmopolitas do planeta. Uma forma de expressão que descende das escrituras das cavernas – assim como a Arte Grafite, as quais remetem à necessidade que o homem possui em registrar, marcar sua presença, em deixar um legado.
No âmbito prático, a Arte Grafite compartilha com a Pichação na utilização do mesmo suporte: o meio urbano e do mesmo instrumento: a lata de spray ou os rolos de espuma com tinta látex. Os elementos que diferenciam estas duas formas de expressão está na complexidade da elaboração das grafites em relação à simplic idade das pichações. Exemplificando, a pichação pode ser comparada a uma caligrafia e a Arte Grafite ao desenho Livre – incluindo aí letras e dese nhos.
Na Arte Gr afite há uma preocupa ção mais elaborada em acomo dar elementos, cores, formas, conteúdos estéticos do que na caligrafia da Pichação. Além do que, os signos criados pelos pichadores são muito complexos e de difícil leitura, o que torna essa expressão, compreensível somente em um grupo próprio e restrito de pessoas.
O jovem pichador ao sair para seus “roles” noturnos não busca outra coisa senão a fama, o reconhecimento. Ele reproduz um símbolo específico – seja ele seu nome, abreviatura, apelido – o maior número de vezes possível, algo bem Narciso. Quem nunca leu mensagens escritas nas portas de banheiros públicos ou botecos? Todos acham legal, menos o faxineiro ou o dono do estabelecimento, e assim tudo o que a sociedade acha que é “ruim”, que não combina com a estética da sociedade falsamente chamada de ideal, acabam chamando de pichação, que dentre outros significados também se resume em “falar mal de alguém”.
(Créditos do texto: Marileusa de Oliveira Reducino e Soraia Cristina Cardoso Lelis)
Aula 3
• Reservar o laboratório de Informática da escola para que os alunos, no decorrer desta aula, pesquisem sobre os temas apresentados nas aulas anteriores, “Pichação”e “Arte Grafite”;
• Dividir a sala em grupos de no máximo seis alunos cada;
• Solicitar aos alunos que pesquisem elementos, inerentes a estas artes (curiosidades, técnicas, estilos e outros), ainda não abordados em sala de aula;
• Gravar a pesquisa em CD ou em Pen-drive;
• Propor aos alunos que durante a semana antecedente à aula de Artes, montem uma apresentação em slides, utilizando as imagens e textos recolhidos nos sites pesquisados, para exposição em sala de aula, com duração de no máximo 10 minutos.
• (Observação: Reservar um horário extraclasse, para auxiliar os alunos com dificuldade em elaboração de slides em Power-Point)
Aula 4
• Preparar a sala com data-show, para a apresentação teórica dos alunos;
• Acompanhar as apresentações e solicitar para que os alunos anotem questões, particularidades, dúvidas e curiosidades que surgirem durante as apresentações dos grupos, as quais serão discutidas posteriormente no coletivo;
• Proporcionar a socialização das questões anotadas pelos alunos, de modo que ao dialogarem entre si, o professor perceba se houve aprendizado sobre o assunto pesquisado.
Vocabulário:
Grafiteiro, escritor, writer – pessoa que manipula a lata de spray na realização dos grafites.
Tag, assinatura e/ou Pixação – tanto pode ser a assinatura do autor de um Grafite, como a assinatura solta pelos muros. Também refere-se ao ato de “pixar”(com x). Pixar é expressar e popularizar um nome, um pseudônimo, uma marca.
Bomb – São letras preenchidas com duas cores.
Pixaçao ou Pichação – Escrever (em muros, paredes, etc) com piche ou spray
Cosmopolitas – que apresenta aspectos comuns a vários países
Escritura das Cavernas – Arte Rupestre
Legado – Aquilo que é deoxado para o outro
Rolês - Gíria que significa “dar um giro por aí”; uma volta, um passeio
Narciso – Homem demasiadamente vaidoso
• Avaliar durante o processo de desenvolvimento das aulas se os alunos conseguiram:
1. Compreender a diferença entre Arte Grafite e Pichação;
2. Pesquisar em sites da internet e recolher os dados para elaboração de uma apresentação;
3. Ter coerência, clareza e objetividade na elaboração dos slides em PowerPoint e na apresentação do trabalho;
4. Trabalhar em grupo.
Quatro estrelas 9 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
23/08/2012
Quatro estrelasAulas sobre arte grafite e pintura mural são importantes para trabalhar a cultura popular, a democratização do pintura e do grafismo que sai das suntuosas galerias para grande massa que pode apreciar seus artistas, suas criações e navegar no imaginário das obras, vislumbrando aquilo que é belo pelas vielas, palco das sublimes produções.
08/07/2012
Quatro estrelasOtíma
09/06/2012
Cinco estrelasAdorei esta aula, inclusive, adaptei para a minha escola e todos adoraram!! Parabéns!!!
22/05/2012
Cinco estrelasOtimo auxilio
28/02/2012
Três estrelaspodia ter feito uma redação
09/10/2011
Três estrelasAchei bem interessante esta aula pois está dentro da que estou trabalhando com meus alunos no estágio. Fui um pouco adiante, pois teve uma pesquisa e o tema a ser escolhido, que foi bem interessante, pois, é um assunto bem agradável de ser trabalhado. A culminância será de realizar a arte do grafitismo no muro da escola. Houve um trabalho bem coeso e organizado que rendeu apreciação de todos na escola.
23/02/2011
Quatro estrelasexcelente, gostei muito e vou aplicar nas minhas aulas.
21/04/2010
Cinco estrelasÉ de suma importância que as aulas sejam estimulantes para o aluno. Lidar com a Arte urbana nos leva a questionar certas práticas utilizados por artitistas e, consequentemente, surgir um bom debate na turma sobre as ações praticadas pelos grafiteiros e pichadores. Vale a pena instigar os nossos escolares!
24/03/2010
Cinco estrelasESTA AULA É REALMENTE INTERESSANTE ...