19/10/2009
Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Bruno Pagliarani Mattiazzo.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos étnicos e culturais do Brasil |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão escrita |
Com estas aulas os alunos das séries iniciais poderão perceber que utilizamos em nosso cotidiano várias palavras da Língua Inglesa, pois é importante que tenham este conhecimento, uma vez que o estudo sobre a Língua Portuguesa e demais línguas fazem parte do currículo nacional.
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Para dar início a estas aulas, sugerimos que o professor inicie a aula apresentando aos alunos algumas palavras que constantemente utilizamos em nosso vocabulário, mas que são da Língua Inglesa.
O professor deverá mostrar essas palavras e pedir para que os alunos digam outras que eles acreditam não ser da Língua Portuguesa e que as utilizamos em nosso cotidiano, sem nos darmos conta de que são palavras da Língua Inglesa (Fig. 1).
Figura 1- Imagem e uma placa com escrita na Língua Inglesa
Disponível em:
http://img.alibaba.com/photo/50932334/LED_Sign_LED_Advertisement_Board_LED_Panels_LED_Billboard_Electronic_LED_Screen.jpg
Acesso em: 08. Out. 2009.
Sugerimos que o professor apresente as palavras abaixo, entre outras que considerar relevante:
- Hot-Dog (Fig. 2)
- Hambuguer
- Videogame
- Shopping
- Outdoor
- home theater
- link
- mouse
- performance
- piercing
- ranking
- remix
- menu
- Show
- chic
- OK
- freezer
- marketing
- cowboy
- catchup
- lan-house
- jeans
- Fashion
- short
- Nomes próprios - principalmente se houver na sala de aula alunos que tenham nomes da língua Inglesa, como, por exemplo, Jeniffer, Wesley, Kelly, entre outros
- Nomes de estabelecimentos comerciais
Figura 2- Imagem de um carrinho de “HotDog”
Disponível em: http://images.quebarato.com.br/photos/big/D/8/50DD8_1.jpg Acesso em: 08. Out. 2009.
Depois de apresentadas as palavras em inglês que estamos acostumados a usar, sugerimos que os alunos façam pesquisas em dicionários da Língua Inglesa para saber qual é a tradução de tais palavras.
O site abaixo poderá ser utilizado pelos alunos e pelo professor para a tradução das palavras da língua inglesa apresentadas nas aulas:
http://translate.google.com.br/translate_t#
Sugerimos ainda, que após a tradução destas palavras, os alunos elaborem glossários, em forma de cartazes, para que sejam expostos na escola, com palavras e expressões da Língua Inglesa que freqüentemente utilizamos.
Com o objetivo de fechar estas aulas, o professor deverá conversar com os alunos sobre a importância de sabermos a origem das palavras (de qual língua elas provém) e também quando e como podemos utilizá-las na linguagem escrita e oral.
Os sites abaixo poderão ser visitados tanto pelo professor quanto pelos alunos para que este assunto (uso da língua inglesa na comunicação oral e escrita) possa ser bem discutido nestas aulas.
http://www.artigonal.com/linguas-artigos/misturando-ingles-com-portugues-830125.html (Fig. 3)
http://shdo.com.br/softwares/?p=217
Figura 3- Imagem do site
Abaixo se encontra um material didático que poderá ser visitado pelo professor antes do desenvolvimento destas aulas, para que ele possa ver algumas dicas de como proceder nestas.
http://www.slideshare.net/FabioRLemes/plano-de-aula-trabalhando-a-lngua-inglesa-no-cotidiano
O professor deverá avaliar no desenvolvimento destas aulas se os alunos conseguiram reconhecer que utilizamos em nosso cotidiano várias palavras da língua inglesa e, sobretudo que ampliaram seu vocabulário acerca de palavras e expressões desta língua inglesa por meio das atividades trabalhadas nestas aulas.
Quatro estrelas 18 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
26/07/2013
Cinco estrelasMuito boa! Ensina de acordo com o que já faz parte da rotina do aluno, faz que se interessem mais pela aula.
09/04/2013
Cinco estrelasesse sait é otimo conceguir tirar 10,0 na prova mt obrigado..
06/02/2013
Cinco estrelaspara mim foi excelente pois tem varias palavras que nem reparamos que nao sao da lingua portuguesa e sim da lingua inglesa
05/12/2012
Cinco estrelasmuito legal
16/03/2012
Cinco estrelasmuito bom
11/02/2012
Quatro estrelasEstá aula é otima, eu a utilizei e recomendo.
11/02/2012
Cinco estrelasEu amei a aula, ela me ajudou muito no meu trabalho de Inglês, muito obrigado! :)
11/01/2012
Cinco estrelasadorei sua aula
14/12/2011
Cinco estrelasel una buena aula que los leu professor eston dando a los alunos brasilenhos
07/06/2011
Quatro estrelasMuito Boa sua aula.
15/04/2011
Cinco estrelastudo de bom
13/03/2011
Quatro estrelasGostei do seu trabalho. Parabéns
02/02/2011
Cinco estrelasMuito interessante! Parabéns.
27/01/2011
Três estrelasÉ bastante curioso para os alunos estas palavras em Inglês, as vezes, eles dizem que não sabem falar nada em Inglês, entretanto, todos falamos alguma coisa. todas estas palavras, por exemplo, acrescentando a outras que eu conheço. Muito boa esta aula.
01/09/2010
Cinco estrelasMuito bom
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei essa aula de inglês me cantivou muito incentivou meus alunos ,há uma boa pesquisa parabés
24/03/2010
Quatro estrelasA sugestão de partir das palavras que são usadas no dia-a-dia, foi ótima pois desta forma os alunos vão ter uma apredizagem significativa, e não memorística.
24/03/2010
Cinco estrelase muito bommmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm