19/10/2009
Raimunda Porfírio Ribeiro
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Criar uma nomeclatura para compreender os sólidos geométricas
Analisar embalagens e compreendê-las como sólidos geométricos;
Identificar os sólidos que estão no seu entorno;
Figuras geométricas.
ATIVIDADE 1 – Identificação de sólidos geométricos
1º momento – Explorar caixas e outros recipientes (latas de leite, caixas de chá, de sabão em pó, vidros, recipientes de plásticos, bolas, pirâmides etc.).
O professor espalha os objetos pelo chão e indaga de quais materiais são construídos e solicita às crianças para nomeá-los (caixas, vidros, latas); em seguida orienta para que elas destaquem as características perceptíveis (cores, de quê são feitos, a forma, se os objetos estão fechados ou abertos)
Fonte:
http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&um=1&sa=1&q=barra+de++sab%C3%A3o&btnG=Pesquisar+imagens&aq=f&oq=&start=0http://images.google.com.br/images?q=embalagens+em+forma+de+cubo&hl=pt-BR&um=1&sa=2&start=0
http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&um=1&q=embalagem+de+vidros&sa=N&start=36&ndsp=18
http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&um=1&q=embalagens+em+forma+de+cubo&sa=N&start=36&ndsp=18
http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&um=1&sa=1&q=cone&aq=f&oq=&start=0
2º momento - Tocar os objetos e analisar a superfície
O professor solicita que as crianças toquem nos objetos e descrevam a sua superfície, e vai ajudando na descrição. O professor desenha três círculos, para as crianças fazerem a divisão dos objetos pelas características. O círculo dos objetos que têm superfícies planas, o círculo dos objetos que tem superfícies planas e curvas e o círculo dos objetos que tem superfície curva. Nesse momento as crianças realizam as seguintes tarefas: tocar com os dedo nas superficies e descobrir quais as embalagens que têm:
superficie plana;
superficies curvas.
Experimentam -
As que rolam e têm superficies curvas e planas;
As que rolam e têm superfícies curvas
Distribuem as embalgens nos três círculos.
Observação - O professor para orientar as atividades das crianças sobre sólido geométrico pode tomar como referência a seguinte definição: sólidos com o espaço limitado por superfícies planas fechadas (poliedros) , ou superfícies curvas fechadas e outros ainda são limitados por superfícies planas e curvas (não poliedros).
3º momento - Orientar uma pesquisa no espaço de vida das crianças
O professor orienta as crianças para no caminho de casa observar os objetos que parecem com aqueles vivenciados na sala de aula. Que apresentem as seguintes formas: cúbica, cilindrica, quadrática, quandrangular. A mesma pesquisa pode ser feita com objetos da casa e da escola das crianças.
No dia seguinte retomar a pesquisa das crianças, discutir e ajudar na re-elaboração do conhecimento.
Porto Editora http://www.sitiodosmiudos.pt/matematica/default.asp?url_area=E slide
Avaliar o significado atibuido pelas crianças às palavras do conhecimento matemático, como: superficie, plano, curva, face, base; se as crianças conhecem as formas geométricas: quadrado, retângulo, triângulo; as cores que aparecem nos objetos; se conhecem altura, comprimento, largura; se conseguem diferenciar os objetos pelas propriedades dos sólidos geométricos.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
02/09/2010
Cinco estrelascontribuiu significativamente para alicerçar a minha aula sobre o assunto . parabéns!!!!!