13/11/2008
Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e educação |
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática ou Uso de Rádio. No caso da impossibilidade de utilização do Laboratório de Informática, o recurso (áudio) pode ser salvo em CD.
AULA 1
Atividade 1
Apresentação do Recurso aos alunos. Recomenda-se que ao apresentar o Recurso, o professor faça um recorte para que sejam apresentados aos alunos apenas as partes que abordam a temática da preservação de água – estas partes são: 0’23 até 2’08; 6’26 até 13’50 e 19’40 até 24’22. Portanto, se o professor puder apresentar o recurso em um computador, ficará mais fácil para selecionar tais partes!
Recurso:
link do recurso no Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/308/dominio-em-geo-0041.mp3
Atividade 2
Após a apresentação do recurso, o professor deve fazer questionamentos aos alunos para saber a opinião deles sobre a preservação da água.
O professor deve explicar melhor aos alunos o que são agrotóxicos, assoreamento e o que é o desmatamento. Além disso, deve discutir com eles o papel que o homem nestes processos.
Aqui estão algumas imagens que ilustram o que é cada um destes processos.
Figura 1 Figura 2 Figura 3
Referência das Imagens:
Disponível em: www.agrodefesa.go.gov.br . Acesso em 4. Nov. 2008 (Figura 1)
Disponível em: http://images.google.com.br/images?um=1&hl=pt-BR&q=assoreamento .Acesso em 4. Nov. 2008 ( Figura 2)
Disponível em: http://images.google.com.br/images?um=1&hl=pt-BR&q=desmatamento . Acesso em 4. Nov. 2008 (Figura 3)
Após a apresentação destas imagens o professor deve perguntar aos alunos se eles já viram paisagens com estas características.
É fundamental que o professor potencialize e reforce a consciência dos alunos sobre a importância desta preservação e, sobretudo que todas as pessoas são responsáveis por isso!
Existem na internet sites que têm como objetivo “patrulhar” as áreas verdes do Brasil e do mundo. Um destes exemplos é o Globo Amazônia.
Endereço: http://www.globoamazonia.com
Com estes exemplos, o professor pode mostrar aos alunos que todos nós temos responsabilidade para com a preservação das áreas verdes existentes e é também nossa função verificar como estas áreas estão sendo afetadas pelo homem, e com a utilização consciente da água.
Assim, o professor poderá conversar com os alunos sobre quais são as medidas para que a preservação do meio ambiente possa ocorrer, e poderão a partir do que eles já sabiam e agora a partir do que aprenderam nesta aula fazer cartazes, folhetos e até mesmo construir futuramente (em outra oportunidade) um blog na internet sobre este assunto, isto é, adotar medidas para que este assunto seja propagado na comunidade, na escola!
Atividade 3
Para finalizar a aula o professor propõe aos alunos que eles elaborem cartazes de conscientização sobre a conservação dos recursos naturais e que sejam colocados na escola, em estabelecimentos comerciais próximos as suas residências.
Nome | Tipo |
---|---|
Dia Mundial da Água | Áudio |
Duas estrelas 8 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2010
Quatro estrelasmuito importante quando se trabalhar com esse tema: meio ambiente é uma necessidade de todos nos aprofundar -se sobre as questoes ambientais e os diversas formas de preservação, è através das atitudes de cada um que podemos modificar o cenario de destruição da natureza, só por meios de aulas bem planejadas como tal e com a interação dos educandos que conseguimos salvar o planeta. sugere-se tambem visitas aos reservatorios que abastecem as cidades onde os mesmos residem e conhecer de perto.
24/03/2010
Três estrelasEm primeiro lugar tentei fazer o registro da instituição que trabalho e não consegui. Trabalho na 7ª Unidade Regional de Ensino órgão vinculado a Secretaria Estadual de Educação do Pará. Quanto a aula acredito ser de fundamental importancia debater com nossos alunos a questão da água e nós especialmente que vivemos na Amazônia tivemos um grande susto quando houve a grande seca recentemente impondo a cada morador desta amazônia uma reflexão que tudo que vemos nos nossos rios um dia acaba.
24/03/2010
Três estrelasMuito interesante sua aula. Nós como educadores e sabedores da grande importância da conservação de nosso planeta, nos torna um grande mensageiro diante de nossos educandos a respeito da vida que nele há. Por isso temos o dever de alertar e principalmente conscientizá-los de que a destruição nos levará a pagarmos com a nossa própria vida. Se amamos o que é nosso, nos sentiremos com o dever de nos mobilizar a favor desta grande luta, e unidos sairemos vendcedores desta batalha.
24/03/2010
Três estrelasGostei muito do tema e da forma como foi elaborado. O uso da rádio não deixa de ser um resgate a este tipo de mídia de uma forma inclusiva no âmbito escolar. Acho apenas que o uso do laboratório como foi comentado como recurso não foi explicitamente trabalhado, contudo acredito que pela demanda do assunto e pela forma como sugere-se ser explorado isto possa ocorrer, até mesmo fazendo com que os alunos pesquisem na internet sobre o tema. Valeu! Parabéns!
24/03/2010
Duas estrelasBom, o título da aula: Qual é o nosso papel diante da conservação do Meio Ambiente?, chama muito a atenção, porém a forma como a autora e co-autores sugerem trabalhá-lo parece mais estar relacionado com o componente curricular Geografia, que com pluralidade cultural e apresenta pouca relação com os temas Pluralidade e educação; Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade; não consegui perceber o gancho. Outro ponto, é que está previsto no início 1 aula de 50 min, mas é impossível
24/03/2010
Duas estrelascontinuando:o que vc tem feito p melhorar o meio em que vive? Depois, pode-se aprofundar ampliando o meio ambiente a ser analisado, o meio cidade onde se mora, o meio casa de cada um, o meio rios da região, o meio bioma regional, enfim, o mundo todo. Dessa forma, o aluno certamente perceberá que suas atitudes farão diferença na preservação do Meio Ambiente do Planeta todo. Mas, valeu é importante expormos nossas idéias e tentarmos sempre aprimorar nossos conhecimentos. Abraço.
24/03/2010
Três estrelasMuito interesante sua aula. Nós como educadores e sabedores da grande importância da conservação de nosso planeta, nos torna um grande mensageiro diante de nossos educandos a respeito da vida que nele há. Por isso temos o dever de alertar e principalmente conscientizá-los de que a destruição nos levará a pagarmos com a nossa própria vida. Se amamos o que é nosso, nos sentiremos com o dever de nos mobilizar a favor desta grande luta, e unidos sairemos vendcedores desta batalha.
24/03/2010
Duas estrelasContinuando: 1 aula de 50 min é muito pouco. Além disso, os conceitos como assoreamento, agrotóxicos devem ser trabalhados com muito cuidado nas séries iníciais do EF, e mais aprofundados no 9ºano, série na qual essa aula seria mais bem aproveitada. Bem, mas quem crítica tem que ter uma sugestão, não é mesmo? Eu sugiro que se comece a trabalhar o Meio Ambiente, pelo próprio meio onde a criança está inserida, principalmente como está a escola? como estão as salas da escola? O que cada um faz para