17/12/2008
Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
AULA 1
As estratégias utilizadas são:
- Aula Interativa;
- Aula Conceitual;
- Uso do Laboratório de Informática.
Sugerimos que o professor peça para os alunos formarem duplas ou trios e que, em seguida, ele apresente o recurso abaixo.
O recurso é uma animação sobre o ciclo da água. Neste recurso, o aluno poderá compreender todas as fases do ciclo da água e ainda compreender de onde vem e para onde vai a água da chuva.
Atividade 1
Apresentação do Recurso
link do recurso no site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/12445/ciclo_da_agua.swf
Figura 1 - Descrição do Recurso
Atividade 2
Esta atividade consta da apresentação de um texto - "O ciclo da Água", que segue logo abaixo. O professor poderá trabalhar o texto da seguinte forma: divida o texto em várias partes; altere algumas destas trocando afirmações corretas por falsas; distribua estas partes do texto em forma de tirinhas de papel - algumas com afirmações corretas e outras com afirmações incorretas sobre o ciclo da água. Exemplos de como confeccionar as tirinhas:
Tirinha 1 a: "A água passa por dois estados, são eles: sólido e líquido". Em outra tirinha coloca-se a afirmação verdadeira - Tirinha 1 b: "a água passa por três estados, sendo eles: sólido, líquido e gasoso".Tirinha 2 a: "Devido ao calor do sol a água dos oceanos, mares, rios e lagos passa lentamente do estado gasoso, isto é, evapora-se e vai para a atmosfera". Na outra tirinha coloca-se a afirmação falsa - Tirinha 2 b: "Devido ao calor do sol a água dos oceanos, mares, rios e lagos passa lentamente do estado líquido, isto é evapora-se e vai para a atmosfera".Tirinha 3 a: "O vapor de água na atmosfera esquenta e condensa-se, isto é, transforma-se em pequenas gotas de água, formando as nuvens". Em outra coloca a afirmação verdadeira – Tirinha 3 b: "O vapor de água na atmosfera esfria-se e condensa-se, isto é, transforma-se em pequenas gotas de água, formando as nuvens".Tirinha 4 a: "Depois a água volta novamente à superfície terrestre sob a forma de precipitação - chuva, neve ou granizo". Na outra tirinha coloca uma a afirmação falsa – Tirinha 4 b: "Depois a água volta novamente aos rios sob a forma de precipitação - chuva, neve ou granizo".Tirinha 5 a:" Uma parte cai diretamente nos oceanos, mares rios e lagos, outra escorre à superfície terrestre e outra infiltra-se no solo, formando lençóis de água subterrâneos". Na outra tirinha a afirmação falsa – Tirinha 5 b: "Toda a parte cai diretamente nos oceanos, mares rios e lagos, formando lençóis de água subterrâneos".Desta forma, no texto haverá conceitos errôneos, sendo que, os alunos que estiverem com as tirinhas com a afirmações corretas deverão se manifestar os que estiverem com as tirinhas contendo afirmações erradas deverão corrigi-las e falar a resposta correta. Se os alunos não corrigirem ou se errarem o conceito, o professor deverá corrigi-los na mesma hora. Ao final da aula, o texto deverá ser lido por inteiro, substituindo nessa leitura, as frases incorretas pelas corretas a fim de que fique gravado o conceito verdadeiro.
Texto: O Ciclo da Água
Figura 2 - Imagem relacionada ao texto. Disponível em: http://www.prof2000.pt/users/rosaritos/testes/ciclo(tarefa).gif Acesso em: 13. Dez. 2008.
Devido ao calor do sol a água dos oceanos mares, rios e lagos passa lentamente do estado gasoso, isto é evapora-se e vai para a atmosfera. O vapor de água na atmosfera esfria-se e condensa-se, isto é, transforma-se em pequenas gotas de água, formando as nuvens. Depois a água volta novamente à superfície terrestre sob a forma de precipitação - chuva, neve ou granizo. Uma parte cai diretamente nos oceanos, mares rios e lagos, outra escorre à superfície terrestre e outra infiltra-se no solo, formando lençóis de água subterrâneos. A água absorvida pelo solo passa para as plantas, que a absorvem pelas raízes.
Os animais obtêm a água consumindo as plantas ou bebendo nos rios, riachos e fontes.
Pela respiração e transpiração dos organismos, a água regressa de novo à atmosfera.
Assim, o ciclo repete-se continuamente, mantendo-se mais ou menos constante a quantidade de água no nosso planeta.
Existe uma circulação de água da superfície terrestre para a atmosfera e desta para a superfície da Terra. Isto significa que grande parte da água que a Terra perde por evaporação, volta à Terra com a chuva, a neve e o granizo.
Disponível em: http://home.alunos.utad.pt/~al14072/ciclodaagua0.htm Acesso em: 15. Nov. 2008.
Dicas:
O professor poderá realizar com os alunos uma experiência prática sobre os três estados físicos da água. Nos links abaixo se encontram dicas de como fazer experiências práticas sobre o tema da aula.
http://agvl.ccems.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=119&Itemid=72
http://cienciastododia.blogspot.com/2008/08/experincia-estados-fsicos-e-densidade.html
Curiosidades:
Você sabia que na Internet existem jogos sobre a temática da água. Clique no endereço abaixo e escolha um jogo para seus alunos!
http://www.tvcultura.com.br/aloescola/infantis/chuachuagua/jogos.htm
http://www.canalkids.com.br/meioambiente/sos/ciclo.htm
Nome | Tipo |
---|---|
Ciclo da água | Animação/simulação |
O ciclo da água | Animação/simulação |
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
11/09/2013
Cinco estrelasI loved it and want to access this site too, and finally also loved their lessons videos but shame and Portuguese but translated to my work my friend from Brazil showed me a beautiful note and Ganhai 10!. OBG.
06/07/2010
Quatro estrelasAula criativa com ótimas sugestões para ampliar o enriquecimento da aprendizagem dos alunos e consequentemente despertarem o interesse pelo tema abordado.
24/03/2010
Quatro estrelasExcelente projeto de aula