20/11/2009
Fernando Celso Villar Marinho, Rita Maria Cardoso Meirelles
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Reconhecer uma reta a partir de suas diversas formas de representação algébricas, como as equações: vetorial, paramétricas, simétricas, geral e reduzida.
- Translação de um ponto segundo um vetor
- Produto escalar entre dois vetores
- Equação vetorial da reta
O objetivo central desta aula é, apresentar as diversas equações da reta e proporcionar que o aluno reescreva, da mesma reta, uma equação a partir de outra.
Finding a pattern (linear equations)
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/17475/findingapatternlinearequations.nbp
Em seguida, não podemos deixar de formalizar as conjecturas apresentadas por eles. Assim, sugerimos que o estudo das equações da reta se dê a partir da sua equação vetorial.
Assim, se t = 0, então x = 3 e y = –1. Logo, (3, –1) é um ponto da reta. Se t = 2, então x = 11 e y = 9. Logo, (11, 9) é outro ponto da reta.
Para determinar as coordenadas do vetor diretor, ou encontra-se a partir dos dois pontos determinados: (3, –1) – (11, 9) = (–8, –10), ou observa-se diretamente na equação apresentada os coeficientes de t, que são (4, 5).
Not e que (4, 5) é um veto r paralelo a (–8, – 10), o que os torna vetores diretores da mesma reta.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/13072/linespointslope.nbp
Nome | Tipo |
---|---|
Lines: Point-slope | Animação/simulação |
Finding a pattern (linear equations) | Animação/simulação |
Aplicação de atividades que abordem o tema para a fixação dos conteúdos apresentados.
O link abaixo apresenta sugestões de exercícios para serem aplicados ao final desta aula.
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08/06/2010
Cinco estrelasExcelente aula de Geometria Analítica com topicos bem elaborado para aula.