24/01/2010
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
- Entender como acontece a contração muscular
- Identificar os tipos de contração muscular
- Retomada de questões sobre o tecido muscular.
A contração muscular corresponde a um deslizamento das fibras musculares como resposta normal a um estímulo nervoso.
WORDPRESS.COM Disponível em: http://downlogo.files.wordpress.com/2008/06/corpo_humano_musculos.jpg acesso em: 15/03/2009.
Como nossos músculos conseguem controlar a precisão, a intensidade e a duração dos movimentos?
O cerebelo órgão do Sistema Nervoso Central (SNC) tem papel fundamental no controle dos movimentos realizados por nós. Segundo as células ou fibras musculares se contraem independente umas das outras.
A contração muscular depende do deslizamento de filamentos de actina sobre conjuntos de filamentos de miosina, este mecanismo ocorre devido a estímulos nervosos emitidos aos músculos.
Quando ocorre a liberação de íons de cálcio contidos no retículo liso (sarcoplasmático), sendo esse elemento químico capaz de ligar as miofibrilas de actina e miosina. Com isso, as fibras de miosina puxam os filamentos de actina, determinando a contração dos sarcômeros.
1. Dividir à turma em grupos para que realizem pesquisa sobre a contração muscular
2. Pedir para que os alunos pesquisem imagens que demonstrem o momento de uma contração ou algum vídeo que mostre como a contração acontece,esta atividade poderá ser realizada no laboratório de informática da escola.
3. Após a pesquisa realizar uma conversa com os alunos, aproveite para fixar o conteúdo e tirar dúvidas existentes após peça para que os alunos exponham o materioal coletado durante a pesquisa.
Apresente aos alunos o recurso a seguir:
1. Numa corrida de 100m onde o velocista consegue vencer a barreira do ar que tipo de contração podemos observar?
2. Que tipo de contração temos numa queda de braço, visto que a resistência está concentrada num dos oponentes?
Num segundo momento pedir aos alunos que realizem movimentos com partes do corpo para observarem qual músculo encontra-se contraído e qual está relaxado.
Aproveitar este momento para esclarecer dúvidas ainda existentes.
Este momento serve para fixação do conteúdo trabalhado.
Nome | Tipo |
---|---|
Contração muscular | Animação/simulação |
Contração Muscular Parte I
http//:www.youtube.com/watch?v=cIY22fO9A6o
Contração Muscular Parte II
http//:www.youtube.com/watch?v=Klq_6JaTBBs
Contração Muscular Parte III
http//www.youtube.com/watch?v=mcw6WDuU6Ww
Contração Muscular Parte IV
Avaliação será realizada no transcorrer dos questionamentos levantados pelos alunos, observando a formação de conceitos pelos alunos, analisando seus questionamentos e intervenções. Através do material coletado durante a pesquisa .
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
10/12/2012
Quatro estrelasO conteúdo e a dinâmica vai deixar a aula super interessante e descontraida. Otimo modelo de aula...