18/12/2009
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Aula 1
Atividade
Importante: Professor, Coesão textual trata-se da ligação, da conexão entre as palavras de um texto, por meio de elementos formais, que assinalam o vínculo entre os seus componentes. A coesão textual pode se estabelecer por meio de diversos elementos lingüísticos. Dentre esses elementos, os pronomes assumem grande relevância, principalmente, pelo fato de ser por meio deles que se faz a retomada do referente, isto é, aquilo a que o texto se refere. Todos os tipos de pronomes podem funcionar como recurso de referência a termos ou expressões anteriormente empregados.
Para retomar o tema a ser estudado com os alunos, o professor deverá levá-los ao laboratório de informática, para que, em dupla, pesquisem sobre pronomes.
Disponíveis nos sites:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pronome
http://www.infoescola.com/portugues/pronomes/
Aula 2
Atividade
O professor deverá reproduzir as tirinhas da Mafalda e do Calvin e entregá-las aos alunos para, em dupla, realizarem as atividades propostas.
Tirinha 1
Disponível em:
http://www.planetaeducacao.com.br/novo/imagens/artigos/enem_02.jpg
1. Sobre a tirinha 1 da Mafalda:
a. Identifique o pronome demonstrativo usado na tirinha.
b. Qual é o referente desse pronome no texto?
c. O pronome “esse” pode ser substituído por “este”, sem alterações de sentido? Explique.
d. De acordo com norma padrão, como deve ser o emprego dos pronomes demonstrativos em relação ao espaço, isto é, quando o pronome é empregado para representar a posição do objeto em relação ao falante?
e. O pronome demonstrativo na tirinha foi empregado de acordo com a norma padrão? Explique.
Tirinha 2
Disponível em:
http://apatossauros.files.wordpress.com/2007/10/calvinharodotira354.gif
Sobre a tirinha 2 do Calvin:
a. Identifique os pronomes empregados na tirinha.
b. Observe a fala do Calvin no primeiro quadrinho: a quem se refere o pronome ela?
c. Pronome possessivo é o tipo de pronome que faz uma referência às pessoas do discurso indicando uma relação de posse. Identifique o pronome possessivo empregado na tira.
d. Observe a fala de Harodo no primeiro quadrinho;
“Você sabe o que há de errado com sua mãe?”
Quando um pronome possessivo é empregado, ele pode estar se referindo a um objeto que já foi citado e que por isso não precisa ser repetido, ou a um objeto que sequer foi citado, nesse caso, ele tem função adjetiva.
Qual dessa situações ocorre na fala de Haroldo? Explique.
d. Observa a fala do Calvin no último quadrinho:
“Por que ela iria querer ter outra criança? Ela já tem a mim!”
Sabendo que, de acordo com a norma padrão, só se usa o pronome eu q uando exercer a fun ção sintática de s ujeito de um verbo e o pronome mim quando na função sintática de complemento verbal ou nominal, explique o emprego do pronome mim na fala de Calvin.
Tirinha 3
Disponível em:
http://2.bp.blogspot.com/_z1JyBxIESm8/SBBu0CQ3ehI/AAAAAAAACjk/jt_EwEOyG9c/s400/calvin.jpg
Sobre a tirinha 3 do Calvin:
1.Pronome pessoal é a palavra que substitui o substantivo e indica a pessoa do discurso.
a. Identifique um pronome pessoal empregado na tirinha. A quem ele se refere?
b. Se o Calvin estivesse falando dele e de Haroldo, como ficaria a fala do primeiro quadrinho? Transcreva-a fazendo as alterações.
c. A mudança na fala do Calvin no 1º. Quadrinho, transcrita no item b, diz respeito à regra geral de concordância verbal. Qual é essa regra?
d. Explique o emprego do pronome demonstrativo isso na fala da mãe do Calvin, no segundo quadrinho.
2. No terceiro e quarto quadrinhos, identifique:
a. um pronome possessivo adjetivo (1ª. pessoa do discurso).
b. um pronome interrogativo.
Tirinha 4
Disponível em:
http://cronicasurbanas.files.wordpress.com/2009/04/calvin-e-a-culpa.jpg
Sobre a tirinha 4 do Calvin:
1. Os pronomes pessoais se dividem em retos, que funcionam como sujeito, e oblíquos que funcionam como objeto, isto é, complemento de verbos.
a. Identifique um pronome oblíquo na fala de Calvin, no primeiro quadrinho.
b. No segundo quadrinho, há o emprego de um pronome oblíquo que não está de acordo com a norma padrão. Identifique-o e reescreva a frase corrigindo-a.
b. Considerando a situação comunicativa, pode-se dizer que o emprego do pronome ele no segundo quadrinho está inadequada? Rescrva a frase, corrigindo -a.
2. Identifique os pronomes demonstrativos usados na fala da mãe de Calvin, no terceiro quadrinho e explique o emprego de cada um deles.
3. Observe a fala de Calvin, no terceiro quadrinho e responda:
a. A quem se refere o pronome você? Como esse pronome se classifica?
b. Como se classifica o pronome nenhum? Por quê?
c. A quem se refere o pronome ele?
4. Quando o pronome se refere a um termo já presente no texto, dizemos que tem função anafórica. Exemplifique essa afirmação com passagens da tirinha.
Aula 3
Atividade
O professor deverá fazer a correção oral das atividades, aproveitando o momento para tirar dúvidas dos alunos.
Aula 4
Atividade
O professor deverá reproduzir para os alunos o conto, “Partilha” , de Rubem Braga e solicitar os alunos que, após a leitura do texto, respondam às questões propostas na sequência.
Texto:
Partilha
Os irmãos se separam e então um diz assim:
“Você fique com o que quiser, eu não faço questão de nada; mas se você não se incomoda, eu queria levar essa rede. Você não gosta muito de rede, quem sempre deitava nela era eu.
O relógio da parede eu estou acostumado com ele, mas você preci sa mais de relógio do que eu. O armário grande do quarto e essa mesa de canela e essa tralha de cozinha, e o guarda-comida também. Tudo isso é seu. O retrato de nossa i rmã você fica com ele também: deixa comigo o de mãe, pois foi a mim que ela deu: você tinha aquele dela de chapéu, e você perdeu. O tinteiro de pai é seu; você escreve mais carta; e até que escreve bonito, você sabe que eu li sua carta para Júlia.
Essas linhas e chumbadas, o puçá e a tarrafa, tudo fica sendo seu; você não nem empatar um anzol, de maneira que para mim é mais fácil arrumar outro aparelho no dia que eu quiser pescar.
Agora, tem uma coisa, o canivete. Pensei que você tivesse jogado fora, mas ontem estava na sua gaveta e hoje eu acho que está no seu bolso, meu irmão.
Ah, isso eu faço questão, me dê esse canivete. O fogão e as cadeiras, a estante e as prateleiras, os dois vasos de enfeite, esse quadro e essa gaiola com a coleira e o alçapão, tudo é seu; mas o canivete é meu. Aliás, essa gaiola fui eu que fiz com esse canivete me ajudando. Você não sabe lidar com canivete, você na sua vida inteira nunca soube descascar uma laranja direito, mas para outras coisas você é bom. Eu sei que ele está no seu bolso.
Eu estou dizendo a você que tudo que tem nesta casa, menos o retrato de mãe – a rede mesmo eu não faço questão, embora eu goste mais de rede e fui sempre eu que consertei o punho, assim como sempre fui eu que consertei a caixa do banheiro e a pia do tanque, você não sabe nem mudar um fusível, embora você ganhar mais dinheiro do que eu; eu vi o presente que você deu para Júlia, ela me mostrou, meu irmão; pois nem a rede eu faço questão, eu apenas acho direito ficar com o retrato de mãe, porque o outro você perdeu.
Me dê esse canivete, meu irmão. Eu quero guardar ele como recordação. Quem me perguntar por que eu gosto tanto desse canivete, eu vou dizer: é porque é lembrança do meu irmão. Eu vou dizer que é lembrança do meu irmão que nunca soube lidar com um canivete, assim como de repente não soube mais lidar com seu próprio irmão. Ou então me dá vergonha de contar e eu digo assim: esse canivete é lembrança de um homem bêbado que antigamente era meu amigo, como se fosse um irmão. Eu estarei dizendo a verdade, porque eu acho que você nunca foi meu irmão.
Eu sou mais velho que você, sou mais velho pouca coisa, mas sou mais velho, de maneira que posso dar conselho: você nunca mais na sua vida, nunca mais puxe canivete para um homem; canivete é serventia de homem, mas é arma de menino, meu irmão. Quando você estiver contrariado com um homem, você dê tiro nele com sua garrucha; pode até matar à traição; nós todos nascemos para morrer. De maneira que, se você morresse agora, não tinha importância; mas eu não estou pensando em matar você, não. Se eu matasse, estava certo, estava matando um inimigo; não seria como você que levantou a arma contra seu irmão.
Bem, mas veja em que condições você me dá esse canivete; um homem andar com uma coisa suja dessas no bolso; não há nada, eu vou limpar ele, nem pra isso você presta, mas para outras coisas você é bom.
Agora fique sossegado, tudo que tem aí é seu. Adeus, e seja feliz, meu irmão.”
Fonte: BRAGA, Rubem. In Elenco de cronistas modernos. Rio de Janeiro, José Olympio, 1994.
Texto disponível em:
http://meudiarioembranco.blogspot.com/2008/01/all-i-really-want-is-some-patience.html
Sobre o texto:
Com os conhecimentos que você adquiriu sobre o emprego dos pronomes, após ler o texto, responda:
1. Em relação à situação de comunicação, ao grau de intimidade entre os falantes , o pronome de tratamento você foi adequadamente empregado?
2. Observe esta passagem do texto:
“Ah, isso eu faço questão, me dê esse canivete. O fogão e as cadeiras, a estante e as prateleiras, os dois vasos de enfeite, esse quadro e essa gaiola com a coleira e o alçapão, tudo é seu; mas o canivete é meu. Aliás, essa gaiola fui eu que fiz com esse canivete me ajudando.”
a. Observando os pronomes demonstrativos, pode-se dizer que os objetos mencionados ( canivete, quadro, gaiola, coleira, etc) estão próximos a quem?
b. Reescreva o trecho acima, considerando que os objetos estejam distantes do falante.
3. Nesse texto, aparecem vários pronomes. Escolha dois exemplos de cada tipo e explique o emprego de cada um deles.
4. O emprego de vários tipos de pronomes, principalmente possessivos e demonstrativos relacionam-se com o assunto do conto - partilha familiar de bens? Justifique sua resposta.
Professor, para avaliação de um tópico tão complexo como o emprego dos pronomes na construção do texto, não se deve levar em conta somente as regras prescritas pela norma padrão. Faz-se necessário apresentar aos alunos diversas situações de uso que vão determinar critérios de correção que se relacionam com a adequação de uma forma a uma dada situação. Certamente, o mais importante é a ampliação do repertório linguístico do aluno, apresentando-lhe outros usos que fogem do seu universo comunicativo, mas que estão presentes em alguns discursos.
Quatro estrelas 35 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
19/11/2014
Cinco estrelasExcelente!
02/07/2014
Cinco estrelasExcelente material! Parabéns! Se fosse usado outros gêneros textuais ficaria ainda melhor. Saiba que você me ajudou muito. Forte abraço, Gilssane
30/11/2013
Cinco estrelasGostei muito da diversidade de atividades que dá para revisar vários tipos de pronomes estudados.
16/09/2013
Quatro estrelasótima aula.
21/06/2013
Cinco estrelasBom dia, Dou aulas de reforço e adorei o exercício, gostaria de ver também as respostas...Agradeço desde já...
13/05/2013
Quatro estrelasSeu trabalho ficou maravilhoso, mais gostaria que você mandasse as respostas para que possa tirar as dúvidas. Beijos
19/03/2013
Cinco estrelasParabéns! Aula maravilhosa!
14/12/2012
Cinco estrelasGostei muito! A aula poderá ser adequada à seriação. O trabalho com tirinhas facilita muito a aprendizagem dos alunos.
22/09/2012
Quatro estrelasOlá, gostei muito do material disponibilizado. Gostaria, se possível, de obter as respostas dos exercícios da tirinha 02. Quero ter certeza de que as minhas respostas estão condizendo com as da atividade em questão. Desde já agradeço sua atenção.
21/09/2012
Cinco estrelasMuito booa essa aula. Ajudou Bastaaaante !!
11/09/2012
Quatro estrelasEu queria que tivesse as respostas.
01/09/2012
Quatro estrelasO MATERIAL É BASTANTE RICO E INTERESSANTE,PORÉM ACHO QUE NÃO SE PODE PERDER A OPORTUNIDADE DE INSTIGAR OS ALUNOS COM QUESTÕES DE ANÁLISE DO TEXTO.
21/08/2012
Cinco estrelaseu acho uma boa hiostoria sobre pronomes e eu acho muito legal
07/08/2012
Quatro estrelasMuito boa aula, mas onde estão as respostas das atividades? Acho que poderiam facilitar já que existem muitos professores iniciantes.
30/05/2012
Cinco estrelasPARABENS, MARAVILHA. ERA AULAS ASSIM QUE EU ESPERAVA VER DESSE PORTAL QUE SEMPRE TEVE ÓTIMA QUALIDADE NOS CONTEÚDOS. ADOREI. JÁ ESTOU APLICANDO EM SALA COM MEUS EDUCANDOS.
22/05/2012
Cinco estrelasMuito bons esses exercícios, vou utiliza-los com meus alunos.
19/04/2012
Cinco estrelasMuito bom :D
10/04/2012
Cinco estrelasGostei muito desta aula. Apliquei com uma turma as tirinhas e eles simplesmente adoraram. A evolução das atividades, indo sequencialmente construindo os conceitos e analisando a línguagem foi uito produtiva. Parabéns, professora Lazuita.
05/03/2012
Quatro estrelasMaravilhosa, inteligente e prática. Parabéns
07/02/2012
Cinco estrelasGostei muito vou aplicá-la no 9} ano. Muito inteligente quem preparou tudo nos mínimos detalhes.
09/12/2011
Quatro estrelasMuito interessante as sugestões, utilizei do texto de Rubem Braga e das questões propostas no 8º ano.
30/11/2011
Cinco estrelasexcelente
22/11/2011
Cinco estrelasExcelente material. Muito obrigada por disponibilizar.
02/11/2011
Quatro estrelasOlá, Gostei muito! Achei criativo, bem feito. Usei como base em minhas atividades Obrigada por disponibilizarem.
21/10/2011
Cinco estrelasEstas atividades são de extrema importancia para os alunos. Eles ficam mais atenados para o assunto. Eu simplemente adorei.
16/10/2011
Cinco estrelasParabéns! Ótimo a proposta.
09/10/2011
Cinco estrelasAdorei a aula. O uso de tirinhas sempre cai bem.
24/09/2011
Cinco estrelasEste conteúdo é bastente significativo, pois é bem prática e leva o aluno a aprender brincando.
24/09/2011
Quatro estrelasótimo
23/09/2011
Cinco estrelasessa aulaéexcelente! muito atrativa e bem criativa
05/09/2011
Cinco estrelasQue grata surpresa encontrar esta aula interessantíssima! Muito obrigado por disponibilizarem material tão rico!
23/08/2011
Quatro estrelaspoderia ter colocado mais coisas
20/05/2011
Cinco estrelasAulas muito bem organizadas e preparadas. Mas poderias ter incluído os pronomes relativos e interrogativos.
31/10/2010
Cinco estrelasgostei muito dessa sua aula . principalmente da maneira como você colocou os pronomes para ser trabalhadas tirinhas.
28/10/2010
Cinco estrelasGostei muito dessa sua proposta de atividade.