14/12/2009
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Patrícia Carvalho Pacheco
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Cuidados do corpo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Esta atividade possibilitará ao/à aluno/a:
Professor/a é importante resgatar o que seus/suas alunos/as compreendem sobre hábitos de higiene, por isso é fundamental que você conheça algumas informações sobre os/as mesmos/as: origem sócio-econômica, onde moram, se onde moram tem infra-estrutura básica: rede de água e rede de esgoto. Estes conhecimentos possibilitarão a você direcionar o seu trabalho para determinado enfoque, ou seja, se estiver trabalhando com crianças que moram em favelas, ou lugares sem rede de esgoto, sua ênfase deverá ser nos cuidados que devem ter com a água empoçada, com a purificação da água, com a utilização de calçados e com a limpeza das mãos.
Aula interativa.
Professor/a você vai precisar:
- Revistas, livros e jornais velhos para recortes.
-Cd com música suave, se possível com sons de água (opcional).
- Sala de multimídia.
- Livro: “Por que devo me lavar?”
Autora: Claire Llewellyn e Mike Gordon
Editora Scipione
Fonte: http://www.scipione.com.br/mostra_livro_paradidatico.asp?id_livro=645&bt=2
1ª aula – Aproximadamente, uma ( 1 ) aula de 60 minutos1º momento:
Professor/a motive seus/suas alunos/as questionando-os/as sobre os hábitos de higiene. O que eles/as fazem para manter o corpo limpo.http://aprenderecia.blogspot.com/2008/05/hbitos-de-higiene-motivao-histria.html
Registrando no caderno
Professor/a depois de ouvir a leitura do livro: Por que devo me lavar? Proponha aos/às alunos/as: Vamos registrar o que aprendemos? Façam uma ilustração ao lado do texto, de acordo com o que entenderam.
Veja o registro que a professora do 2º ano do Ensino Fundamental de 9 anos da Escola de Educação Básica da UFU fez com seus/suas alunos/as. Como o objetivo da professora não era trabalhar a ortografia, as correções não foram feitas no caderno da aluna:
Fonte: Caderno da aluna: Gabriela Borges dos Santos - Professora: Pérola Pereira – ESEBA_ Escola de Educação Básica da UFU- 2º ano do Ensino Fundamental de 9 anos/2009.
2ª aula – Aproximadamente, duas ( 2) aulas de 60 minutos cada umaProfessor/a retome a discussão da última aula e proponha a seguinte atividade:
a) Reproduza um quadro como o apresentado a seguir sem colocar o que está escrito, mas lembre-se de colocar a fonte de onde você retirou a imagem. Solicite que os/as alunos/as identifiquem as figuras escrevendo o que cada criança está fazendo para manter a saúde.
Fonte: http://pedagogiccos.blogspot.com/2009/08/habitos-de-higiene.html
Com esta ativid ade você estar á trabalhando a interpretação das imagens e o conhecimento que eles/as adquiriram na aula anterior, além da escrita das palavras/frases.
TRABALHANDO COM UM TEXTO LÚDICO
Professor/a leve seus/suas alunos/as para a sala de multimídia e acesse o sítio
http://www.youtube.com/watch?v=0JkSpPZJDkE&feature=related . Assista com eles/as ao vídeo “O sapo não lava o pé”. Esta é uma música que faz parte da cultura popular, ela é pequena e de fácil memorização. As crianças apreciam muito, pois ela é divertida e alegre.
Veja a letra:
O sapo não lava o pé
Conhecimento popular
O sapo não lava o pé.
Não lava porque não quer.
Ele mora lá na lagoa.
não lava o pé porque não quer.
Mas que chulé!!!
Professor/a assista ao vídeo e cante com as crianças. Depois aproveite a sugestão do vídeo e troque as vogais finais das palavras pela mesma vogal, ou seja, se utilizar a vogal “A”, você deverá cantar trocando os finais de todas as palavras por esta mesma vogal e assim fazer com todas as outras vogais (e, i, o, u). Faça esta brincadeira apenas na oralidade, ou seja, cantando, para não confundir as crianças quanto à escrita, pois elas estão na fase de alfabetização e ainda não estão ortográficas, portanto uma escrita assim poderá confundi-las.
Veja um exemplo utilizando a vogal A:
A sapA na lavA o pA
NA lavA porCA nA CA
ElA morA La nA lagoA
NA lavA A pA porCA nA CA
Ma CA chulA!!!
Professor/a aproveite a brincadeira para trabalhar com seus/suas alunos/as sobre os motivos do Chulé. Questione-os/as sobre quem lava seu calçado: tênis, sapato ou sandália. Lembre-os/as que o Chulé é a sujeira formada pelo suor dos pés, tem um cheiro fétido, por isso é importante manter os pés limpos e não calçar os sapatos ou tênis com os pés sujos.
3ª aula – Aproximadamente, uma (1) aula de 60 minutos
Fonte: abcdocoracao.blogspot.com
QUE BANHO GOSTOSO!
PRODUZINDO TEXTO
-Professor/a aproveite os conhecimentos gerados por este trabalho, organize-os em grupos e proponha que elaborem cartazes para colocar nos banheiros, com o objetivo de conscientizarem a todos/as da importância de lavarem as mãos após utilizarem o banheiro.
-Leve para a sala: revistas, livros e jornais velhos para recortes, a fim de que utilizem em seus cartazes, ou permita que façam ilustrações, pois os cartazes devem ficar interessantes para chamar atenção.
- Oriente-os para que coloquem o nome de quem elaborou o cartaz, a turma e professora orientadora.
Professor/a no sítio você vai encontrar uma historinha que aborda os hábitos de higiene com uma bela ilustração.
http://aprenderecia.blogspot.com/2008/05/hbitos-de-higiene-motivao-histria.html
Consulte também a aula Higiene e Saúde elaborada pela professora Luciana Soares Muniz, da Equipe AlfabetizAÇÃO, disponibilizada no Portal do Professor. Nela você encontrará outras sugestões.
Professor/a ao acompanhar a realização das atividades você vai perceber se os/as alunos/as estão compreendendo ou não, para isso, fique atento/a as respostas e observe o registro no caderno. Registre em seu plano de aulas ou relatório o que percebeu no decorrer das observações. Todos/as participaram? A metodologia utilizada foi adequada? Eles/as apresentaram dificuldades em compreender algum conceito trabalhado? Se necessário retome o que considerar que não ficou claro. Caso tenha algum/a aluno/a de inclusão lembre-se de adequar os seus recursos às necessidades deste/a aluno/a.
Quatro estrelas 15 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
19/09/2015
Cinco estrelasAchei muito legal a aula sobre higiene, irei trabalhar esse tema com minha turma de evangelização e servirá como base para minha aula. Obrigada!
08/04/2015
Cinco estrelasMuito bom!
15/03/2015
Cinco estrelasAmei a sequencia de aulas, bastante criativa
13/10/2014
Cinco estrelasMto bom
26/02/2014
Cinco estrelasOtimo desenvolver desta as aulas de higiene e saude.
05/08/2013
Quatro estrelasé ótima bem dinamizada
04/04/2013
Cinco estrelasadorei esta aula ,é muito completa tem um pouquinho de cada coisa. vou trabalhar com meus alunos que na verdade é uma turma de 2º ano, mas eles estão a nível de 1º ano e acho que eles vão gostar!
27/02/2013
Quatro estrelasSUA AULA ESTA ÓTIMA PARABÉNS
21/05/2012
Cinco estrelasParabéns pela aula bem elaborada.
19/04/2012
Cinco estrelasAdorei as dicas,são facinantes. Um abraço.
27/03/2012
Quatro estrelasmuito interessante.Gostei das ideias apresentadas.
26/03/2012
Quatro estrelasAchei bastante interessante, objetivo e de fácil assimilação, obrigado.
15/10/2011
Cinco estrelasExelente trabalho muito bem elaborado, tentarei adapta-lo para a Educação Infantil
07/05/2010
Cinco estrelasUma aula que incentiva os alunos a refletirem sobre higiene e levarem para o seu cotidiano. Parabéns
07/05/2010
Cinco estrelasMuito útil e criativa a aula. Certamente utilizaremos esta orientação. Parabéns!