22/01/2010
Ivã de Haro Moreno
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
O aluno aprenderá quais as funções das flores para as plantas. Além disso em uma atividade de observação, os alunos poderão aprender sobre as partes da flor, suas respectivas funções e localizações na flor. Em uma segunda aula o professor explorará como se dá a reprodução das angiospermas.
SERÁ QUE AS FLORES SERVEM PARA MAIS COISA AINDA?
** O professor pode entregar o pequeno texto, incentivando a leitura dos alunos. De fato, será que eles conseguem imaginar uma outra função das flores?
Afinal, por que será que algumas plantas desenvolveram flores? Será só para nosso benefício ou das abelhas?
A existência das flores possui um objetivo reprodutivo para a planta! É lá que estão seus órgãos sexuais – Sim... As plantas se reproduzem como qualquer outro ser vivo. A flor também pode ser um atrativo polínico. Depois da fertilização do óvulo, o ovário transforma-se num fruto (sim, plantas também tem óvulo e ovário) que contém as sementes que irão dar origem a novas plantas da mesma espécie.
- DESPINDO UMA FLOR...
** A atividade proposta necessita que o professor traga exemplares de flores. Uma para cada aluno ou no máximo para cada dois alunos. Exemplares de hibisco são muito bons para manipulação e facilmente encontrados. Caso a escola possua um jardim , ou no próprio bairro os alunos podem buscar a própria flor (mas lembre-se: flores muito pequenas dificultam a visualização).
Material necessário:
1 flor
Lupa de mão
1 folha de papel e cola
Folha de registo das observações
O professor deve ter a flor em mãos. Comece a despir a flor pelas pétalas. Instrua os alunos para que o procedimento seja feito com cuidado pois as outras partes da flor não podem ser comprometidas.
As pétalas devem ser coladas na folha de registro.
*As pétalas podem ter várias cores. Nesse caso, podem proteger as flores e também atrair os polinizadores.
Observando partes femininas e masculinas...
O próximo passo será observar mais de perto cada uma das partes. Peça para que os alunos quebrem na parte mediana de onde se encontra o ovário (parte feminina) e olhem na lupa. Observando melhor a antera, e fazendo um corte, os alunos também podem tentar ver o pólen (parte masculina), que é muito diminuto. O registro pode ser em forma de desenho ou colado na própria folha.
Apoio ao professor: http://educa.fc.up.pt/experiencias_pagina.php?id=289&dest=A.
Para entender a reprodução...
Professor, no início da segunda aula, reforce os conteúdos trabalhados sobre as flores e suas partes. No momento seguinte é hora dos alunos entenderem como ocorre a reprodução das angiospermas.
RECURSO
** Esquema que separa etapas do processo reprodutivo, da parte masculina e feminina. Pode ser mostrado com uso de retroprojetor para auxilio na explicação.
Nome | Tipo |
---|---|
Angiosperm life cycle diagram | Imagem |
Apoio ao professor –Apresentação em Power point
http://www.scribd.com/doc/2972961/Biologia-Aula-05-Reproducao-das-angiospermas
Para casa, peça para que os alunos repitam a atividade da primeira aula. Eles devem pegar uma flor, de casa ou do bairro, mas que seja diferente da utilizada em aula. Separar suas partes e nomeá-las. Na seqüência escrever um pequeno parágrafo sobre como ele entende a reprodução.
Cinco estrelas 2 calificaciones
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16/06/2013
Cinco estrelasOlá < Gostei muito desta aula, era tudo que eu estava procurando, para utilizar as lupas em uma aula completa como esta. Parabéns.
23/05/2010
Cinco estrelasParabens pela aula (pelo plano da aula), gostei muito e irei aplicar as idéias na minha turma. ABRAÇOS!