13/03/2009
Ivã de Haro Moreno
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
SUGESTÕES: Professor, é interessante que essa seja uma aula introdutória aos sistemas fisiológicos humanos. Você pode escolher duas abordagens:
## Para que essa aula desperte a curiosidade dos alunos, pergunte logo no início qual é a relação existente entre o sistema respiratório e o digestivo. Isso pode levar o aluno a pensar e depois descobrir que, mesmo que não haja uma relação aparente direta, as funções desses sistemas se interligam, mesmo que de forma indireta, para manter a homeostase do organismo ##
Abaixo será evidenciada a forma como cada órgão e tecido contribui para a homeostase.
TRANSPORTE DO LÍQUIDO EXTRACELULAR
Sistema Circulatório
O líquido extracelular é transportado por todo o corpo em duas etapas: a primeira por meio do movimento do sangue pelos vasos sanguíneos e a segunda pelo movimento do líquido entre os capilares sanguíneos e as células. À medida que o sangue atravessa os capilares, produz-se também um intercâmbio contínuo de líquido extracelular entre a porção de plasma de sangue e o líquido intersticial que ocupa os espaços entre as células. Os capilares são permeáveis à maioria das moléculas presentes no plasma sanguíneo, com exceção de proteínas, podendo tais moléculas se difundirem em ambos os sentidos entre o sangue e os espaços tissulares. Deste modo, o líquido extracelular de qualquer zona do corpo, tanto do plasma quanto dos espaços intersticiais, se encontra em um processo de mescla contínuo, mantendo assim uma homogeneidade quase completa desses líquidos em todo o corpo.
Vídeo, em espanhol, do Sistema Circulatório Coração humano
ORIGEM DOS NUTRIENTES DO LÍQUIDO EXTRACELULAR
Sistema Respiratório
Cada vez que o sangue passa pelo corpo, flui também pelos pulmões. O sangue capta oxigênio nos alvéolos, que é necessário às células.
Vídeo, em espanhol, do Sistema Respiratório Sistema respiratório
Trato Gastrointestinal
Uma grande quantidade de sangue bombeada pelo coração atravessa também as paredes do trato gastro-intestinal, onde absorve nutrientes dissolvidos, tais como carboidratos, ácidos graxos e aminoácidos.
Vídeo, em espanhol, do sistema digestivo Sistema digestório
Fígado e outros órgãos que desempenham funções metabólicas
Sistema musculoesquelético
Esse sistema permite que o corpo se desloque até o lugar correto, no momento adequado, para obter os alimentos necessários para a nutrição. Além disso, proporciona mobilidade para proteger-se das condições adversas circundantes, evitando que o organismo e os mecanismos homeostáticos sejam destruídos.
Vídeo, em espanhol, dos músculos Contração muscular
## Nesse momento pode-se aproveitar para citar exemplos, ou mesmo pedir exemplos aos alunos. Alguns exemplos são a contração do diafragma durante a respiração pulmonar e casos de má circulação sanguínea em pessoas que trabalham muito tempo sentadas, não movimentando os músculos da perna. Outras situações que relacionem ao cotidiano (corridas, ato sexual, excesso de alimento, frio, etc) devem ser incentivadas para relação entre sistemas fisiológicos e possíveis situações de distúrbio ##
ELIMINAÇÃO DOS PRODUTOS FINAIS DO METABOLISMO
Pulmões: ao mesmo tempo que o sangue capta oxigênio nos pulmões, libera também dióxido de carbono, que é o produto final mais abundante do metabolismo.
Rins: À medida que o sangue passa pelos rins, elimina a maior parte de substâncias contidas no plasma e que não são necessárias às células. Essas substâncias consistem em diferentes produtos finais do metabolismo celular, tais como uréia e ácido úrico. Também contêm os excessos de íons e água dos alimentos que se acumularam no líquido extracelular.
Vídeo, em espanhol, do sistema urinário Sistema urogenital masculino
REGULAÇÃO DAS FUNÇÕES CORPORAIS
Sistema Nervoso
O sistema nervoso está composto por três porções principais: a porção sensitiva aferente, o sistema nervoso central e a porção motora eferente. Os receptores sensitivos detectam o estado do corpo ou o estado do entorno. O encéfalo tem a capacidade de armazenar a informação, gerar pensamentos e determinar reações em resposta às sensações. Os sinais apropriados se transmitem posteriormente através da porção motora eferente.
Uma grande parte do sistema nervoso se denomina sistema autônomo. Opera em um nível subconsciente e controla muitas funções dos órgãos internos, tais como a atividade de bombemento do coração, os movimentos gastrointestinais e as secreções glandulares.
Vídeo, em espanhol, do sistema nervoso
Sistema Hormonal
No corpo existem oito glândulas endócrinas principais que secretam substâncias chamadas hormônios. Os hormônios são transportados no líquido extracelular a qualquer parte do corpo para ajudar a regular a função celular. Por exemplo, a insulina controla o metabolismo da glicose.
O sistema nervoso regula fundamentalmente as atividades musculares e secretoras do corpo, enquanto que o sistema hormonal regula principalmente as funções metabólicas.
REPRODUÇÃO
A reprodução ajuda a manter a homeostasia, gerando novos seres que ocupam o lugar dos que morrem. Porém, essa homeostasia já deve ser analisada em um nível maior, o de populações ou mesmo de comunidades (quando se analisam várias espécies). Com a reposição dos indivíduos, mantém-se uma baixa entropia, já que organismos vivos possuem uma estrutura organizada, de baixa entropia.
Vídeo, em espanhol, do sistema reprodutor feminino Vídeo, em espanhol, do sistema reprodutor masculino
ATIVIDADE: Peça para seus alunos desenharem um diagrama, com setas interligando os sistemas abordados. Acima das setas, peça-lhes para escrever por qual motivo esses sistemas se relacionam. Após isso, tente mostrar-lhes que o desenho do diagrama é circular, ou seja, todos os sistemas são interdependentes.
Nome | Tipo |
---|---|
Coração humano | Animação/simulação |
Sistema urogenital masculino | Animação/simulação |
Contração muscular | Animação/simulação |
Sistema respiratório | Animação/simulação |
Sistema reprodutor feminino | Animação/simulação |
Sistema digestório | Animação/simulação |
Quatro estrelas 17 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
31/12/2014
Cinco estrelasmuito explicativa para palestras a adolescentes!
10/10/2013
Cinco estrelasadorei
03/09/2013
Quatro estrelasMuito interessante e didático.
04/06/2013
Quatro estrelasFoi muito útil, didático, uma boa explicação para os alunos. Gostei Bastante!
31/08/2012
Quatro estrelasGostei muito desse conteúdo. É bem explicado e de fácil entendimento. Gostaria q na área do sistema nervoso fosse mais ampla e também com mais opções de vídeos explicativos em relação ao sistema nervoso.
01/08/2012
Cinco estrelasshowwwwwwwwww
19/07/2012
Cinco estrelasmuitooooooooooooooooo bom
13/02/2012
Cinco estrelasNossa, estou diante de um verdadeiro tesouro! Muito didático! Tudo está excelente.
27/10/2011
Cinco estrelasestou gostando esta me ajudando muito pra prova amanha. vou indca para os meus colegas q fazem veterinaria comigo
09/08/2011
Cinco estrelasgostei muito desse site fez abrir mais os meus pensamentos para essa materia vou passar este site pra meus amigos de facu
21/10/2010
Cinco estrelasOlá Boa noite, foi casual achar este site, gostei das aulas, são ótimas, serviu muito para a minha pesquisa escolar para a filha de uma colega de trabalho, indicarei para os meus amigos aqui de Macapá, AP, legal é 10.
19/10/2010
Quatro estrelasSuscinto e claro.A objetividade é de fundamental importância para que a aula não seja repetitiva, de difícil compreensão e por isso mesmo, cansativa.Fica a dica da presença do Aurélio em sala para eventual pesquisa de palavras que por motivos óbvios ainda são desconhecidas dos jovens.
13/08/2010
Cinco estrelasesta aula e excelente mande mais aula de odontologia para esse E-mail...
09/05/2010
Cinco estrelasAula muito boa. me ajudou muito para a prova!
05/04/2010
Cinco estrelaso assunto escrito esta muito bem expricado,excelente.obrigado mais uma vez.! ok!!!!!
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente. Muito obrigada
24/03/2010
Cinco estrelasNossa maravilhos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!