10/05/2010
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
utilização do laboratório de informática e sala de vídeo;
utilização de anúncios veiculados na internet;
pesquisa em gramáticas;
Aula 1 (50 minutos)
O estudo da preposição é a temática a ser trabalhada nessa aula. Esse estudo pode ser realizado em vários momentos, principalmente, ao se estudar complemento verbal, complemento nominal, regência verbal e nominal.
As relações que são estabelecidas entre as partes do discurso por meio das preposições – noções de tempo, causa, assunto, finalidade, etc - são imprescindíveis para a construção do sentido em todos os gêneros, abrangendo os domínios do narrar, argumentar e descrever. Enfim, a preposição é um importante recurso para se estabelecer a conexão entre palavras e orações.
Atividade
Para apresentar aos alunos o item gramatical a ser trabalhado, o professor deverá reproduzir para eles o fragmento da crônica “A solidão amiga” de Rubem Alves, retirando dele algumas preposições - palavras em negrito no texto.
A seguir, propor aos alunos que, em dupla, encontrem as palavras mais adequadas para completar as lacunas de forma a dar um sentido coerente ao texto.
Observação:
Professor, deixe que os alunos experimentem várias palavras. Discuta com eles se as palavras escolhidas fazem sentido no texto. Depois da discussão, leia o texto original para que eles o comparem com suas respostas.
Texto:
A solidão amiga
A noite chegou, o trabalho acabou, é hora de voltar para casa. Lar, doce lar? Mas a casa está escura, a televisão apagada e tudo é silêncio. Ninguém para abrir a porta, ninguém à espera. Você está só. Vem a tristeza da solidão... O que mais você deseja é não estar em solidão... Mas deixa que eu lhe diga: sua tristeza não vem da solidão. Vem das fantasias que surgem na solidão. Lembro-me de um jovem que amava a solidão: ficar sozinho, ler, ouvir, música... Assim, aos sábados, ele se preparava para uma noite de solidão feliz. Mas bastava que ele se assentasse para que as fantasias surgissem. Cenas. De um lado, amigos em festas felizes, em meio ao falatório, os risos, a cervejinha. Aí a cena se alterava: ele, sozinho naquela sala. Com certeza ninguém estava se lembrando dele. Naquela festa feliz, quem se lembraria dele? E aí a tristeza entrava e ele não mais podia curtir a sua amiga solidão. O remédio era sair, encontrar-se com a turma para encontrar a alegria da festa. Vestia-se, saía, ia para a festa... Mas na festa ele percebia que festas reais não são iguais às festas imaginadas. Era um desencontro, uma impossibilidade de compartilhar as coisas da sua solidão... A noite estava perdida.
Crônica completa, disponível em:
http://www.rubemalves.com.br/asolidaoamiga.htm
2. Na expressão “encontrar-se com a turma”, se turma fosse substituída por amigos, a palavra com sofreria alguma alteração? Por quê?
3. Qual é a função das palavras que estavam faltando no texto?
4. As palavras usadas para preencher as lacunas do texto têm o papel de ligar duas outras palavras entre si. São chamadas de preposição.
Liste as preposições empregadas no texto.
4. Associe as preposições em destaque com as ideias por elas expressas.
( ) “...voltar para casa.” ( ) finalidade
( ) “Ninguém para abrir a porta,...” ( ) lugar
( ) “...amigos em festas felizes...” ( ) origem, procedência
( ) “Vem das fantasias...” ( ) companhia
( ) “...encontrar-se com a turma...”
5. Observe neste anúncio o papel da preposição.
Disponível em:
http://byzezinho.files.wordpress.com/2009/06/03.jpg
Complete:
a. A palavra sem cumpre o papel de ligar o verbo queria ao verbo_______________, especificando o modo de se obter lazer. Já palavra _____ liga o verbo sair à palavra _______ expressando a ideia de ___________.
Aula 2 (50 minutos)
Atividade
O professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática para, em dupla, pesquisarem sobre preposição, contração, combinação e locução prepositiva.
Sugestão de sites;
http://pt.wikipedia.org/wiki/Preposi%C3%A7%C3%A3o
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/morfologia/preposicao.php
http://www.brasilescola.com/gramatica/preposicao.htm
Observação:
Professor, essa atividade de pesquisa pode ser realizada também em gramáticas em sala de aula ou na biblioteca.
Aula 3 (50 minutos)
Em sala de aula, o professor deverá retomar com os alunos o fragmento da crônica “A solidão amiga” de Rubem Alves e propor a eles as questões seguintes.
1.a. Quando as preposições a, de, em e per (forma antiga de por) se unem a artigos ou pronomes, havendo perda de fonemas, ocorre o fenômeno da Contração.
b. Ocorre combinação quando a preposição a se liga ao artigo o(s) ou ao advérbio onde. Nessa união não há perda de fonema.
Justifique as afirmações acima com exemplos retirados do texto.
2. As preposições ao ligarem palavras ou orações estabelecem determinados valores semânticos, isto é, determinados sentidos que são definidos pelo contexto.
Observe os exemplos abaixo retirados do texto:
“...é hora de voltar para casa” “ ... se preparava para uma noite de solidão feliz...”
No primeiro caso, a preposição para relaciona as palavras voltar e casa indicando uma ideia de lugar. Já no segundo caso, a preposição para relaciona as palavras preparava e uma noite, explicitando a ideia de finalidade.
Identifique os valores assumidos pelas preposições nas frases abaixo.
a. Vou à escola todos os dias.
b. A biblioteca fica a duas quadras da minha casa.
c. Gostaria de ir com você ao cinema
d. A árvore foi cortada com um machado antigo.
e. O avião veio de Fortaleza.
f. A criança estava tremendo de medo.
g. O professor estará aqui em dez minutos.
h. As lojas foram decoradas para o Natal.
i. Os professores viajaram para São Paulo
4. Observe o anúncio abaixo.
Disponível em:
http://www.spirais.com/images/anuncios/usj_energia.jpg
a. Qual o valor da preposição com nesse anúncio? Crie uma situação que essa preposição assuma um outro valor semântico.
b. Retire do anúncio uma locução prepositiva.
4. Explique a afirmação:
Um texto coeso é aquele em que as palavras, expressões e ideias estão corretamente ligadas entre si.
Aula 4 (50 minutos)
Atividade
Produção de texto
O professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática /sala de vídeo para assistirem ao vídeo da música “Diariamente” de Marisa Monte.
Diariamente
Marisa Monte
Composição: Nando Reis
Para calar a boca: rícino
Para lavar a roupa: omo
Para viagem longa: jato
Para difíceis contas: calculadora
Para o pneu na lona: jacaré
Para a pantalona: nesga
Para pular a onda: litoral
Para lápis ter ponta: apontador
Para o Pará e o Amazonas: látex
Para parar na Pamplona: Assis
Para trazer à tona: homem-rã
Para a melhor azeitona: Ibéria
Para o presente da noiva: marzipã
Para Adidas: o Conga nacional
Para o outono, a folha: exclusão
Para embaixo da sombra: guarda-sol
Para todas as coisas: dicionário
Para que fiquem prontas: paciência
Para dormir a fronha: madrigal
Para brincar na gangorra: dois
Para fazer uma touca: bobs
Para beber uma coca: drops
Para ferver uma sopa: graus
Para a luz lá na roça: duzentos e vinte volts
Para vigias em ronda: café
Para limpar a lousa: apagador
Para o beijo da moça: paladar
Para uma voz muito rouca: hortelã
Para a cor roxa: ataúde
Para a galocha: Verlon
Para ser "mother": melancia
Para abrir a rosa: temporada
Para aumentar a vitrola: sábado
Para a cama de mola: hóspede
Para trancar bem a porta: cadeado
Para que serve a calota: Volkswagen
Para quem não acorda: balde
Para a letra torta: pauta
Para parecer mais nova: Avon
Para os dias de prova: amnésia
Para estourar pipoca: barulho
Para quem se afoga: isopor
Para levar na escola: condução
Para os dias de folga: namorado
Para o automóvel que capota: guincho
Para fechar uma aposta: paraninfo
Para quem se comporta: brinde
Para a mulher que aborta: repouso
Para saber a resposta: vide-o-verso
Para escolher a compota: Jundiaí
Para a menina que engorda: hipofagin
Para a comida das orcas: krill
Para o telefone que toca
Para a água lá na poça
Para a mesa que vai ser posta
Para você, o que você gosta: Diariamente.
Disponível em:
http://letras.terra.com.br/marisa-monte/47279/
Observe que, nessa canção, o compositor emprega a preposição para que se repete em todos os versos, transmitindo a ideia de finalidade. A repetição se relaciona com o título – Diariamente - dando a ideia de que, todos os dias, tudo é igual.
Com base na estratégia discursiva utilizada por Nando Reis, produza um poema. Você pode escolher iniciar os versos com a locução prepositiva antes de, ou com a preposição contra. Procure associar o título de seu poema à temática desenvolvida.
Defina como interlocutores de sua produção seus colegas de turma e o(a) professor(a). Seu texto será lido em sala de aula.
Professor, dependendo do ano/série e, até mesmo do nível da turma, pode ser aproveitável trabalhar com os seguintes vídeos sobre preposição:
http://www.youtube.com/watch?v=SYyXPcXooTc
http://www.youtube.com/watch?v=mAJ2sb1Vmyk&feature=related
As preposições são importantes elementos de conexão entre as palavras de um enunciado, seja ligando nomes a seus complementos, seja articulando verbos a seus respectivos objetos. A preposição nos fornece pistas para identificar o tipo de relação que se estabelece entre as palavras bem como o grau de formalidade de um enunciado. O aluno estará preparado para ser avaliado quanto ao emprego da preposição em textos, após resolução de exercícios variados que o possibilite perceber, principalmente, que o uso desse recurso linguístico, quando se trata de linguagem formal, é bastante preciso.
A avaliação do desempenho dos alunos em relação ao emprego da preposição deverá ser de forma coletiva, em todos os momentos em que eles estiverem participando das atividades propostas e, individualmente, por meio do texto produzido por eles a partir da canção "Diariamente" de Nando Reis.
Quatro estrelas 16 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
17/11/2013
Cinco estrelasSimples, mas bem elucidativa.
03/10/2013
Cinco estrelasExcelente!!!
19/11/2012
Cinco estrelasO conteúdo é de extrema importância na produção textual.
20/06/2012
Cinco estrelasExcelente, vou aproveitar as ideias e adaptá-las para outros temas também. Temos, na escola, sala de informática e estava querendo usá-la mais com os alunos. Adorei
04/03/2012
Cinco estrelasAchei a sequência didática muito boa. Vou utilizar, fazendo algumas adaptações, como, por exemplo, começar pela exibição do vídeo da Marisa Monte e da letra da canção para inicialmente trabalhar o papel semântico que as preposições têm. Parabéns pela elaboração!
18/11/2011
Quatro estrelasMe ajudou bastante ;) tenho certeza que o meu 10 tá garantido !! vlw
01/11/2011
Cinco estrelasExcelente a proposta. Amei a interatividade. Era o q eu precisava. Parabéns.
26/09/2011
Cinco estrelasAdorei, achei que as atividades estão excelentes. Até adaptei algumas atividades para uma avaliação.
21/09/2011
Cinco estrelasamei ta bem complexo
13/09/2011
Cinco estrelasAdorei!
01/08/2011
Cinco estrelasPARABÉNS PROFESSORA, A atividade é excelente e utilizarei com meus alunos. Criamos um site para postar os resultados de um projeto que estou organizando, se puder entar e dar uma olhada: http://projetovivalinguagem.webnode.com.br/ Abraços e sucesso!!!!
25/07/2011
Cinco estrelasexcelentes sugestões de trabalho! Obrigada por compartilhar!
05/06/2011
Cinco estrelasÓtima atividade! Agora resta para cada professor adaptar a atividade para a seriação a qual dá aula. Parabéns pela criatividade!
21/02/2011
Cinco estrelasotima assim tiro nota 10 em preposiçao brigada adoreiiiiiiii bjs te devo uma
23/08/2010
Cinco estrelasParabéns, Lazuíta. Como é um Portal do Professor, achei suas aulas. Como professora, procurando exercícios e idéias para aulas diferentes, tive o prazer de encontrar suas aulas. Gostei. Você e Eliana são pessoas que "fazem"!. Aproveitarei suas ideias. Obrigada. Abraços, Sirlei (professora em Uberlândia)
26/07/2010
Cinco estrelasMe ajudou bastante :)