28/09/2009
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Conhecer os seres vivos unicelulares é importante, pois além de componentes do ecossistema, contam uma parte da história evolutiva de toda a vida na Terra, segundo acreditam alguns pesquisadores. Mas afinal, quem são estes organismos e como estão agrupados?
O Reino Protista foi originalmente formado por organismos unicelulares eucariontes, isto é, seres cujas células já apresentam organóides especializados e núcleo individualizado. Esse reino era composto pela reunião de dois grandes grupos de organismo: os protozoários, que vieram da antiga classificação do reino animal e as algas unicelulares que vieram da antiga classificação do reino vegetal.
Mas os protistas estão representados por muitas linhas evolutivas cujos limites são difíceis de definir. A maioria destes organismos é unicelular e microscópica, também existem os que formam colônias, como os foraminíferos. Esta organização, mais complexa, está mais próxima dos organismos pluricelulares superiores e indica que estes evoluíram a partir de ancestrais protistas.
Leve os alunos ao laboratório de informática, instrua-os a ver as imagens abaixo e ficarem atentos às características que as diferenciam:
Imagem de ciliado - http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/7638
Colpodela – flagelado - http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/5705
Agora peça que acesse o recurso “Exemplo de organismos flagelados e ciliados”.
Para tal atividade, serão necessários:
- Conta-gotas;
- Recipiente para cultivo;
- Algumas folhas de alface;
- Lâminas;
- Lamínulas;
- Microscópio;
- Clara de ovo;
Para cultivo, colocar água e algumas folhas de alface no recipiente. Este deve ficar exposto por, aproximadamente, uma semana.
Após este período, já poder&atild e;o observar alguns microorganismos na água.
Com auxílio de pipeta, colocar uma gota da infusão na lâmina e cobri-la com lamínula.
Os protozoários já poderão ser visualizados ao microscópio.
Dicas:
Peça para que seus alunos identifiquem e desenhem as formas de vida encontradas.
Per mita com que todos seus alunos vejam todos os tipos de protozoários que forem visualizados, encaminhando-os para os microscópios específicos.
Faça-os observar a locomoção e estruturas que estes possuem para tal.
Para melhor acompanhamento dos movimentos destes organismos, adicionar uma gota de clara de ovo na lâmina, antes de colocar a lamínula.
Ao final da atividade, peça para a semana seguinte um relatório contendo introdução, os procedimentos da aula, protozoários encontrados (com desenho), seus sistemas de locomoção e classificação (ciliados, amebóides, flagelados ou esporozoários), de acordo com as características observadas.
Atividade retirada de http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/cultura-protozoarios.htm
O vídeo recomendado abaixo mostra como fazer a coleta destes organismos, e métodos para visualizar os protozoários. http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/5257
DICA – professor, acesse previamente o vídeo e baixe-o para um pen-drive.
Para reflexão do Professor:
Protista ou Protoctista?
Este reino é assunto de discussões taxonômicas, por agrupar seres vivos de origens evolutivas distintas. Já foi chamado de Protoctista, incluiu grupos e depois separou outros. Sabendo que há pesquisadores propondo mudanças no número de reinos que agrupam os seres vivos, faz-se necessário o professor tomar conhecimento destas propostas. Uma delas é a divisão dos seres vivos em seis reinos, modificando o critério de agrupamento principalmente dos Monera (bactérias) e dos Protistas.
Nome | Tipo |
---|---|
Exemplos de organismos ciliados e flagelados | Animação/simulação |
A seguir, indicamos sítios para o professor ler e conhecer mais sobre classificação.
Sistemas de Classificação - http://lgm.esalq.usp.br/LEF321/classificacao.pdfOnly six kingdoms of life - http://www.cladocera.de/protozoa/cavalier-smith_2004_prs.pdf
Quatro estrelas 9 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
09/06/2015
Quatro estrelasVou preparar essa aula. Mas estou um pouco receosa quanto a prática em laboratório. Será que tanto eu quanto os alunos teremos facilidade em reconhecer os protozoários? Dá pra vê-los bem ou é preciso algum corante? Fiquei curiosa sobre a clara de ovo na lâmina, para que serve?
23/02/2014
Cinco estrelasParabéns
28/07/2013
Quatro estrelasMuito boa
28/08/2012
Cinco estrelasMuito boa a aula! Promove uma dinamicidade incrível!
25/02/2012
Cinco estrelasNossa muito boa a aula, gostei da interação dos alunos com a matéria, tendo ao mesmo tempo a teoria misturado com a prática. Muito bom.
17/11/2011
Cinco estrelasEXCELENTE!!!!!! Quando vejo essas sugestoes vou logo colocando nos favoritos pois contribuem imensamente para as minhas aulas
30/06/2010
Quatro estrelasMuito bem explicado adorei muito mesmo
07/04/2010
Cinco estrelasAchei muito especial. A minha escola tem um microscópio e nascentes no pátio. Sempre que posso uso o microscópio para os alunos apreciarem a microvida. Parabéns!
24/03/2010
Uma estrelaO conteúdo da aula é suficiente para o tempo previsto.Não foram citados os conhecimentos prévios dos alunos.A leitura de imagens de protozoários no computador foi um procedimento didático excelente.A cultura de protozoários feita com folhas de alface para preparação de lâminas no laboratório de quimica também foi magnifica.Para a minha prática eu posso extrair dessa aula: as fotos dos protozoários apenas, pois não disponho ainda do laboratório de ciencias(está sendo construído).