14/05/2010
Eziquiel Menta, Suelen Fernanda Machado
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Espaço e forma |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Prática Social Inicial
Atividade 01 - Conhecendo
Apresente as duas imagens aos alunos e solicite que registrem suas impressões sobre o que faz parecer que as estradas continuam.
Imagem 01: http://imotion.com.br/imagens/data/media/41/7535estrada.jpg, acesso em: 10 de abr. de 2010.
Imagem 02: http://pereiraautopecas.files.wordpress.com/2009/02/auto-estrada21.jpg, acesso em: 10 de abr. de 2010.
xx
Você poderá solicitar um registro escrito ou que apresentem oralmente ao grande grupo. Utilize como orientação as indagações a seguir:
Instrumentalização
Atividade 02 - Aplicando
Individualmente, solicite aos alunos que desenhem um caminho ou um estrada similar ao que visualizaram nas imagens anteriores.
x
Atividade 03
As formas de representação vistas nas duas primeiras atividades desta aula e na aula "Vistas e perspectivas: lendo, analisando e construindo sólidos geométricos", disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19325, acesso em 10 de abr. de 2010, são utilizadas por engenheiros mecânicos, civis, arquitetos, artistas, produtores visuais, matemáticos, geográfos, etc.
A representação utilizada nas atividades 01 e 02 em especial utiliza-se de um dos elementos para a produção de imagens em perspectiva, o ponto de fuga. Nas atidades 01 e 02 foi utilizado apenas 1 ponto de fuga. (é o ponto na linha do horizonte para o qual as linhas retas do objeto convergem e parecem desaparecer). Pois bem vamos lá.
Busque na internet imagens que apresentem um objeto os vários em perspectiva mas que converjam para apenas um ponto de fuga.
Depois traga-os para a sala de aula e compartilhe com seus colegas.
x
Atividade 04 - Aprofundando
Assistam em gupo ao seguinte vídeo:
Forma dentro da forma [Arte e matemática]
Este vídeo de aproximadamente 26 minutos é um dos episódios do programa Arte & matemática, da TV Escola, ele apresenta a origem da geometria e da perspectiva, abordando a utilização destes dois conceitos pelo ser humano no campo da pintura.
Após a leitura deste vídeo solicite aos alunos que façam o cruzamento das imagens buscadas na atividade 03 com as apresentadas no vídeo quanto a perspectiva.
DICA
Oriente os alunos para a realização da entrevista, solicite que a realizem em duplas, deixe claro os critérios de avaliação desde a solicitação da proposta.
Nome | Tipo |
---|---|
Forma dentro da forma [Arte e matemática] | Vídeo |
x
Catarse e Avaliação
Atividade 05
Após orientar aos alunos para a criação dos roteiros de entrevista (em duplas) e a sua realização vem o momento de apresentação (em duplas) dos trabalhos finais.
Tanto para a realização da entrevista quanto para a apresentação dos trabalhos estabeleça critérios e/ou questões norteadoras para avaliação, que poderão ser:
xx
A sua avaliação será realizada no transcorrer dos questionamentos apresentados, primeiramente observando a formação de conceitos pelos alunos, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, por meio do diálogo, perceber se houve assimilação dos conteúdos propostos. Pela leitura das produções (escritas e verbais) dos alunos, você professor, avaliará sugerindo as mudanças e adequações necessárias, estimulando as leituras e quando necessário, o feedback dos conteúdos.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
26/03/2012
Cinco estrelasMuito bom mesmo esse portal adorei, continue sempre assim e inovando e claro. Obrigado.