23/11/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Crianças que já estejam em fase de sistematização e consolidação da base alfabética e que consigam ler e compreender frases e textos pequenos.
Inicie a aula com uma pergunta simples “O que é uma propaganda?” Organizando as crianças em roda, ouça as respostas e as opiniões do grupo. Peça que dêem exemplos de propagandas, coisas que viram na televisão, em revistas, jornais, folhetos de lojas etc. Explore o “conceito” de propaganda e as várias formas, suportes e veículos de comunicação nos quais se apresentam.
Explore o “conceito” de propaganda e as várias formas, suportes e veículos de comunicação nos quais se apresentam. Exemplos retirados do site: http://adotacao.blogspot.com/
Oriente as crianças na observação de quais são os aspectos que compõem uma propaganda:
Converse com as crianças sobre o que torna o texto uma propaganda, observando o mural construído peça as crianças ajude-as a identificar informações como:
Após tal exploração cada criança deverá construir sua própria propaganda. Para isso, peça que considerem as características observadas nos exercícios anteriores. Peça que escolham um brinquedo ou outro objeto e que a propaganda seja criada à partir dele.
Vamos criar agora nosso próprio produto e uma propaganda para vendê-lo.
|
Professor oriente as crianças a respeito do endereço do site da web: este pode ser feito com o nome do produto, se o nome possuir duas ou mais palavras todas precisam ser escritas juntas e sem espaço entre elas.
As crianças podem assistir a algumas propagandas na televisão para fazer comparações da diferença entre a propaganda impressa e a audiovisual.
Professor (a) você poderá avaliar o desempenho das crianças nessa sequência didática a partir da criação das propagandas dos produtos imaginados por elas observando se:
Professor, na avaliação considere sempre o nível de aquisição da escrita e o ano escolar em que se encontram.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
02/05/2012
Cinco estrelasParabéns, professora Clenice Griffo, pela sua excelente aula. Abraços, Norma Astréa Nunes Grünewald Coordenadora do Curso de Pedagogia Professora de FTM da Língua Portuguesa.
17/07/2011
Cinco estrelasMuito bom, fiz uma atividade com base em sua contribuições, porem como meus alunos do + educação tem dificuldade em manter a atenção pra complementar fizemos um origami "uma caixa em oficio A4 em dobraduras" e separei em duplas para pruduzirem uma propaganda do produto confeccionado, foi muito bom o resultado assimilaram bem tudinho.