02/12/2010
Celia Brito Teixeira Gama
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Letras e fonemas.
Dia 1 – Na sala de informática, divida o número de crianças pelo número de computadores.
Realize a leitura deste texto no computador.
Beijos mágicos. MACHADO, Ana Maria. et al. Quem conta um conto? – 1 ed. – São Paulo, FTD, 2001.
Professor, você encontra esta história em: www.scribd.com/doc/7074327/Literatura-Em-Minha-Casa-Contos-Varios-Autores-Quem-Conta-Um-Conto
Após a leitura orla da história, solicitar aos seus alunos que façam uma ilustração sobre a história lida usando o Paint ou algum outro programa que faça desenhos no computador.
Lançar a pergunta:
Sobre o que fala o texto?
"Pegar" um pouco da fala de cada criança. Comece com a primeira, vá pedindo que cada um continue a fala da outra, até que tenham um resumo da história.
Professor, caso você tenha possibilidade, grave e passe o resumo para o papel. Imprima os desenhos e monte um mural com a atividade.
Aula 2 - Que tal conhecer um pouco sobre a vida da autora?
No site: www.anamariamachado.com/, você encontra:
Outra sugestão é o site: http://www.espie.cinted.ufrgs.br/~sdullius/objeto2/autor_machado.htm
Depois de ler as novidades do site, que tal escrever um email para a Ana Maria Machado?
Aqui há duas possibilidades: Cada grupo poderá escrever o seu próprio email. Para isso, no entanto, é necessário que você elabore de forma coletiva um texto inicial de apresentação da turma e da escola. Você pode deixar que os assuntos dos emails sejam livres ou discutir anteriormente com a turma sobre que assunto cada grupo irá perguntar.
Antes de voltar para a sala de aula, fazer uma visita à biblioteca da escola e procurar diferentes livros da autora.
Caso haja possibilidade, deixar que as crianças façam empréstimos desses livros.
Aula 3- Na sala de aula, pedir que cada aluno faça um registro sobre a atividade realizada.
1. Resumo da história lida,
2. Ilustração sobre o texto lido,
3. Três descobertas a respeito da autora.
4. Listagem de alguns livros descobertos no site que foram encontrados também na biblioteca da escola.
Aula 4 – Leia: “Nanda tinha duas casas. Numa, ela passava quase todos os fins de semana com a mãe. Na outra, ela morava com o pai e a avó. Quem pegava Nanda no colé___io e a levava para brincar e andar de velocípede na praça era a avó. Mas quem acordava Nanda com bei___inho, tomava café com ela de manhã e a levava para o colé___io era o pai. E também era ele quem de noite botava Nanda para dormir, conversava um pouco, a___eitava as cobertas, contava história e dava bei__o de boa noite.”
Agora, complete as palavras dos parágrafos com g ou j
Vamos ler e registrar regras para o uso do je, ji, ge e gi.
Beijinho é escrito com j, mas, muito comumente, as pessoas ficam em dúvida na hora de escrever: usar G ou J?
Muitas vezes, as letras G e J representam o mesmo fonema, assim como em:
Observe que a letra G só representa esse som diante das letras _____ ou ______:
Diante de _______, _________ e ________ as letras G e J representam fonemas diferentes.
Leia em voz alta e preste atenção nos fonemas que formam as seguintes palavras:
IMPORTANTE: Geralmente, escrevemos com _______ as palavras terminadas em agem, igem, ugem:
Também escrevemos com ________ as palavras com as terminações ágio, égio, ígio, ógio, úgio
Escrevemos com __________ as palavras de origem africana ou indígena:
Escrevemos com _________ as palavras com as terminações em aje:
Para fixar, que tal um varal de palavras?
Montar, no mural da sala de aula, um varal feito de barbante dividido em duas partes. De uma lado os alunos só poderão encaixar palavras com j e do outro palavras com g. Colocar pregadores de roupa presos no varal e entregar para cada criança uma palavra com ge, gi, je ou ji que tenham no lugar das letras g ou j, um espaço em branco. Exemplo: tra_______e cora_____em...
As crianças deverão colocar as palavras presas no lado certo do varal.
Incentive, neste momento, o uso do dicionário. Peça que descubram o significado das palavras apresentadas.
Para fechar a aprendizagem, proponha a escrita de um texto onde apareçam, pelo menos, cinco das palavras presas no mural.
Professor, não esqueça de retornar à sala de Informática para conferir as respostas aos emails das crianças. Quando isso acontecer, leve-os para ler as respostas e elaborar um texto com as novas descobertas feitas.
Acesse: www.you tube.com/watch?v=zuofCcFUIro e assista, com seus alunos, a autora Ana Maria Machado contando um pouco de sua infância.
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27/02/2015
Uma estrelao endereço de link da históra aparece como inválido assim como o da autora