07/10/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Pontuação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Pontuação |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Professor, para desenvolver este trabalho é importante que os alunos produzam pequenos textos e conheçam a pontuação.
Tendo em vista que as atividades propostas tem como suporte o jornal, ela poderá ser desenvolvida com alunos do Ensino Fundamental Inicial e com turmas da EJA, pois a linguagem do jornal pode ser adequada tanto a realidade infantil quanto aos adultos.
Distribua as atividades ao longo da semana, assim você poderá observar se os alunos realmente aprenderam.
Sabemos que a melhor forma de trabalhar com a pontuação é oferecendo aos alunos a possibilidade de observar o valor da pontuação dentro de enunciados linguísticos, por isso vamos utilizar os textos jornalísticos, pois além de contextualizar a atividade, eles aproximam o alunos das informações de seu cotidiano e da leitura da realidade.
Veja a seguir:
1ª atividade – aproximadamente 60 minutos.
CAIXA SURPRESA
Professor, leve para sala de aula uma CAIXA SURPRESA, coloque nela diversos jornais usados para que os alunos possam recortar. Faça uma coleta de jornais usados entre seus colegas de trabalho, pois a maioria vai para o lixo depois de lidos.
Organize os alunos em roda para que todos vejam a CAIXA SURPRESA no meio da sala de aula.
Questione-os sobre o que tem dentro dela. Dê dicas: não é de comer, mas nos enche de informações...
Depois de explorar a caixa, abra e mostre para os alunos.
Organize-os em grupos e distribua os jornais.
EXPLORANDO A PONTUAÇÃO:
Professor, solicite que os alunos procurem, recortem e colem no caderno de Português, frases com diferentes pontuações. Veja um exemplo:
Fonte da imagem: CD Clipart - vol 05.
1-Recortem dos jornais e colem no caderno diferentes frases com os pontos (! ? . ,)
Veja alguns exemplos:
-Quer conhecer Brasília?
-Debate na TV!
-Ártico, o campo de batalha das emissões de CO2.
2- Responda:
a- Quais os pontos você encontrou?
b- Para que serve cada um?
3- Recorte dos jornais 5 palavras e elabore frases utilizando os pontos:
? Interrogação
! Exclamação
. Ponto final
, Vírgula
2ª atividade – aproximadamente 60 minutos.
TRABALHANDO COM A EXPRESSÃO HUMANA
Professor no dia anterior solicite que os alunos tragam jornais para sala. Organize-os em grupos.
Solicite que pesquisem nos jornais e recortem imagens de pessoas com diferentes expressões: alegria, tristeza, indiferença e surpresa.
Os grupos deverão escolher diferentes expressões humanas, colar em uma cartolina e elaborar frases para cada figura, utilizando a pontuação adequada. Mas, se preferir poderá desenvolver a atividade individual.
Veja uma atividade desenvolvida com uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental.
Fonte: acervo da autora
Depois que todos os grupos terminarem, solicite que apresentem para os demais colegas, lendo com entonação e observando a pontuação utilizada.
COMPLETANDO O SENTIDO DA FRASE
Professor, solicite aos alunos que recortem dos jornais diferentes frases, colem no caderno de Português e completem a frase de acordo com a pontuação.
Veja um exemplo:
O CASARÃO CENTENÁRIO FOI DEMOLIDO ESTA SEMANA. Por isso, todos ficaram tristes.
3ª atividade – aproximadamente 60 minutos.
TRABALHANDO COM TEXTOS
Solicite aos alunos que:
1-Pesquisem em jornais e escolham um texto que acharem interessante e que contenha diferentes pontos.
2-Leia com atenção e responda:
a- Qual é o título do texto jornalístico?
b- Quem é o autor ou autora (se tiver).
c- Qual é a data da publicação do texto?
d- Qual é a página em que foi publicado?
e- Qual é o assunto?
f- Qual pontuação foi utilizada?
g- Retire do texto uma frase de cada ponto utilizado.
CRIANDO DIÁLOGOS
Outra possibilidade é solicitar que recortem nomes próprios dos jornais e colem no caderno de Português ou em uma folha branca de papel e criem um diálogo entre os personagens, utilizando a pontuação adequada no diálogo. Veja um exemplo:
Fonte: acervo da autora
Depois de realizar a atividade, solicite que os alunos se organizem em duplas para que leiam o diálogo conforme a pontuação utilizada.
PRODUZINDO TEXTOS
Para finalizar este trabalho, solicite que tragam de casa uma imagem com uma cena recortada de um jornal.
No caderno de Português ou em uma folha de papel, eles deverão colar a imagem, dar um título e produzir um texto observando a pontuação que foi trabalhada ao longo da semana. Você poderá socializar as produções dos alunos fixando os resultados em um mural e/ou convidando outras turmas para ouvir os relatos de seus alunos.
Professor, a avaliação deve ocorrer ao longo das atividades. Procure registrar suas observações, buscando identificar os avanços e as dificuldades. Observe se eles foram capazes de utilizar a pontuação nas situações de diálogos, na elaboração de frases, na produção de textos e se conseguiram identificar a pontuação utilizada em textos jornalísticos. A leitura também é um bom recurso para você perceber se eles compreenderam a função da pontuação, observando a entonação de voz que utilizam.
Quatro estrelas 23 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
01/10/2013
Quatro estrelasEstou feliz por contar com a ajuda tão relevante quanto a que nos oferecem. Que Deus proteja esta equipe e todos os colaboradores que enriquecem nosso conhecimento e facilita nossas buscas por atividades significativas. MUITO OBRIGADA
11/09/2012
Cinco estrelasMuito boa. Dou aula de reforço escolar.
01/09/2012
Cinco estrelasAdorei a sequência didática construída. Não traz atividades prontas para o aluno pontuar e ainda, dá a oportunidade de construir o uso da pontuação de forma autônoma, dando aos educandos a possibilidade de entender a função social do conteúdo. A ideia de usar jornais como fonte do trabalho não só oportuniza a construção do conhecimento, como traz oportunidades para aqueles que não tem a possibilidade de ler periódicos em casa.Parabéns!
17/08/2012
Cinco estrelasParabéns. Gostei muito das atividades .
16/06/2012
Quatro estrelasparabéns pelas atividades!vou desenvolver com meus alunos de 3ºano
22/05/2012
Cinco estrelasAula perfeite para trabalhar a pontuação. Amei Parabéns aos autores.
16/05/2012
Cinco estrelasaula perfeita amei, que Deus continui abençoando sua sabedoria e humildade, valeu.......
02/05/2012
Cinco estrelasAchei o máximo e vou trabalhar com meus alunos na próxima etapa,muito criativa esta sugestão....
30/04/2012
Cinco estrelasÓtimas as sugestões,irei usar com meus alunos. Colégio Estadual Milton Carneiro-Curitiba-Pr
20/04/2012
Cinco estrelasGostei bastante das atividades. É uma forma bem criativa e barata de sair do giz e lousa.
09/11/2011
Quatro estrelasOlá, gostei do plano. Nos ajuda a diversificar as atividades em sala, além de auxiliar na coordenação motora com os recortes.
05/11/2011
Cinco estrelasADOREI AS ATIVIDADES! ACHEI O QUE ESTAVA PROCURANDO... PARABÉNS!
06/10/2011
Cinco estrelasMaravilhosa, adorei.
27/09/2011
Cinco estrelasExcelente! Parabéns à autora e co-autores que compartilharam esta aula com ótimas sugestões de atividades. Bem trabalhado os alunos sanarão todas as dúvidas. Abraços cordiais!
27/07/2011
Quatro estrelasessas dicas são ótimas com certeza irei adaptá-las a minha turma..bjss....
24/07/2011
Cinco estrelasadorei essas atividades! vou usá-la com mnha turma de 4º ano. será um desafio muito prazeroso! parabéns!
20/07/2011
Cinco estrelasparabéns,essa aula é um show.Irei adaptá-la na minha turma de 4º ano.Obrigado.
10/05/2011
Cinco estrelasAinda bem que existem pessoas que sabem compartilhar o que sabem fazer!!!!!!
05/04/2011
Cinco estrelasamei a sua ideia para trabalhar com pontuação vou adaptar em minha turma pois estou trabalhando este assunto , e é muito complicado .
27/03/2011
Cinco estrelasmaravilhosa!adorei essa sugestão de aula sobre pontuação.vou aplicar com meus alunos do 4º ano.trabalha com pesquisa,em grupo de uma maneira diferente.gostei muito.parabéns
27/03/2011
Cinco estrelasma-ra-vi-lho-sa!!!!parabéns..adorei tudo o que vi e li aqui.vou aplicar com meus lunos do 4º ano..um jeito muito legal de ensinar e parender pontuação,participando em equipe,pesquisando,apresentando....muito bom mesmo.
04/03/2011
Cinco estrelasLi a aula, vou executar, certamente as crianças vão adorar!
29/11/2010
Cinco estrelasMaravilhosa,estava quebrando a cabeça com atividades de pontuação para minha turma de 3º ano. Essa aula foi riquíssima,minha supervisora adorou!