25/11/2010
Lucia Fernanda e Miriam Abduche Kaiuca
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
- Formular perguntas e hipóteses sobre a escrita numérica, pela identificação da posição ocupada pelos algarismos;
- Observar a regularidade do sistema de numeração;
- Reconhecer a seqüência numérica crescente;
- Relatar as diferentes estratégias utilizadas para nomear, ler, escrever, comparar e ordenar números naturais.
Conhecer sequência numérica de 1 até 100.
1ª atividade: Tente achar na tabela numérica!
Organize os alunos em grupos de 5 participantes e dê uma tabela numérica para cada um. Conte à turma que ela representa um edifício tão grande que os apartamentos precisaram ser numerados para poderem ser identificados. Mas o edifício está passando por reformas e alguns números desapareceram da porta! A tarefa deles é descobri-los. Atenção! Os apartamentos em reformam ficam entre o 100 e o 200.
Professor, prenda no quadro uma tabela igual a que foi distribuída aos alunos e tampe algumas casas da tabela.
Depois, coloque na mesa de cada grupo fichas com os números correspondentes aos da tabela, em uma caixa.
Na sua vez de jogar, o aluno pega uma ficha do monte, que deve estar no centro da mesa, coloca na tabela identificando o número do apartamento e explica como pensou, ou seja, sua estratégia para descobrir o número. Se os colegas concordarem com a explicação (se estiver correto), seu grupo ganha os pontos marcados no verso do papel que tampa o tabuleiro do professor.
Ganha o jogo que tiver feito o maior número de pontos.
Jogue mais de uma vez com a turma e depois explore a tabela numérica com alguma perguntas:
- Maria tirou o número 152. Dê uma dica para ela saber onde deve colocar o número?
- Ângela estava jogando com Beatriz e conseguiu colocar a ficha de número 115. Quais fichas podem estar próximas à dela?
- Quando estava jogando, Paulo olhou para os números do edifício e disse: “Eu vou colocar o número que é um a mais que 147”. Qual número ele colocou?
Ao final, registre no quadro as estratégias feitas pelos grupos para descobrir os apartamentos e depois cada aluno copia no caderno.
Oriente os alunos a observar a regularidade da linha e da coluna; contar de 1 em 1 ou de 10 em 10: identificar o antecessor e o sucessor do número sorteado; contar oralmente .
2ª atividade: Que número estou pensando?
Inicie o jogo desafiando a turma: “ Que número estou pensando?”.
O professor escreve o número num pedaço de papel e os alunos fazem perguntas para descobrir qual é o número. As respostas só podem ser sim ou não.
Antes de responder as perguntas, entregue uma tabela numérica de 100 até 200 para cada dupla e tenha também uma tabela numérica de 1 até 200 exposta no mural da sala. Explique aos alunos que podem utilizar as tabelas para consultar à vontade e marcar o que for necessário.
Ex: Número pensado pelo professor: 178
Perguntas feitas pelos alunos:
- É maior que 140?
- Vem antes (antecessor) de 118?
- Vem depois de 174?
- Têm três algarismos?
- O algarismo do meio (da dezena) é o 5?
- O algarismo que vem à esquerda do 5 é o 1?
Aproveite para reforçar o uso de vocabulário próprio como: antecessor, sucessor, centena ,dezena ...
O ganhador será o aluno que descobrir o número pensado (e escrito) pelo professor. Peça para ele explicar como conseguiu descobrir, compartilhando assim suas estratégias que podem ser utilizadas pelos colegas.
O jogo continua com o ganhador que pensa um número, escreve-o no papel e responde, sim ou não, às perguntas feitas pela turma.
3ª atividade: Desafio dos grandes números
Divida a turma em grupos de até 5 participantes. Cada grupo recebe 3 cartões com 3 algarismos diferentes.
Os grupos devem formar diferentes números com os algarismos, podem usar dois ou três cartões e anotar cada número formado numa folha de papel.
Anote no quadro os números formados por cada grupo e oriente a turma nas observações:
- Qual o maior número formado?
- E, o menor?
- Quantas vezes cada algarismo apareceu como primeiro?
- Quantas combinações foram feitas? É possível montar outras combinações? Todos os algarismos foram usados?
Depois das observações feitas, registre no caderno algumas atividades.
Site:
Música de Raul Seixas sobre os números:
http://letras.terra.com.br/raul-seixas/48324/
Livro:
MOTT, Odete Barros. A Revolta dos Números. São Paulo: Edições Paulinas, 1995.
Avalie as estratégias utilizadas por cada aluno na resolução dos desafios:
- se utiliza a tabela numérica para localizar e resolver desafios;
- se realiza a leitura e escrita numérica, observando o valor posicional dos algarismos;
- se faz uso do vocabulário próprio da matemática (sucessor/antecessor etc).
Três estrelas 2 calificaciones
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08/10/2014
Três estrelasAdorei essa aula.a mesma contribuio bastante na minha vida profissional, parabéns. Seria de suma importancia se todos os educadores socializasse suas esperiencias educacionais.assim tiraria muitas duvidas de pessoas inesperiente, novosno ramo da educacao.pois devemos reconhecer que a educacao não é um conhecimento privatizado, quanto mais colaboramos com ela mais o Brasil tem chance de sair do analfabetismo, subir no pódio e entrar na lista dos paises com indice de baixo analfabetismo.seria otim
31/03/2013
Três estrelasGostei muito das sugestões de atividades relacionadas a tabela numérica.Parabéns!