25/10/2011
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Médio | História | Cultura |
Ensino Médio | História | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Ensino Médio | História | Tempo: transformações e mentalidades |
Ensino Médio | Sociologia | Estudo das sociedades humanas |
-Quem eram os cátaros ou albigenses.
- A “heresia” cátara.
-A Cruzada empreendida contra os hereges e suas etapas.
- Noções das estruturas sociais e políticas ao longo do período medieval.
- A religiosidade medieval.
- As Cruzadas e a mentalidade cruzadística.
INTRODUÇÃO
É importante o professor salientar, antes de dar início à aula, que no período medieval a tolerância religiosa era mínima e a Igreja Católica não admitia crenças e práticas religiosas diferentes das daquelas por ela defendidas e divulgadas. Assim, havia perseguição mesmo contra os cristãos que tinham uma ideia diversa da religiosidade católica. Esses eram os chamados hereges.
DESENVOLVIMENTO
Aula 1
No início da aula, o professor deverá estimular os alunos com as seguintes questões:
- Vocês sabem o que é heresia?
- Já ouviram falar nos cátaros ou albigenses?
- Sabem no que acreditavam e no que suas crenças divergiam das da Igreja Católica?
Em seguida, distribuir entre os alunos o seguinte texto, disponível em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Catarismo.
Depois, já com o conhecimento adquirido com a leitura, o professor deverá dar prosseguimento ao debate.
Aula 2
O professor deverá iniciar a aula, distribuindo aos alunos o seguinte texto, disponível em:
http://super.abril.com.br/religiao/cataros-hereges-gracas-deus-447853.shtml.
Em seguida, os alunos deverão redigir um texto de 20 linhas a respeito da chamada “Heresia cátara”, que deverá conter os seguintes elementos:
- Contextualização;
- Crenças;
- Divergências com a Igreja Católica;
- Origens.
Imagem 1: Os cátaros.
Fonte: http://maniadehistoria.files.wordpress.com/2009/04/cataros.jpg?w=436&h=442
Aula 3
A terceira aula será destinada à resposta da Igreja Católica aos cátaros: a Cruzada. O professor deverá dispor os alunos em círculo e estimular os alunos com as seguintes perguntas:
- Por que a Igreja Católica temia os cátaros?
- O que fez a Igreja para combater a “heresia” cátara?
Em seguida, distribuir os seguintes textos, disponíveis em:
- http://marciamaranho.blogspot.com/2011/01/cruzada-albigense-1209.html
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Cruzada_albigense
Uma vez feita a leitura dos textos, retomar a discussão, acrescentando novos elementos:
- Fases da Cruzada;
- Interesses políticos e econômicos;
- Principais líderes cátaros e cruzados.
Uma vez terminado o debate, o professor deverá pedir aos alunos, como dever de casa, uma redação de 25 linhas a respeito da Cruzada Cátara. O texto deverá ser redigido à mão e ser entregue ao professor na aula seguinte.
Imagem 2: Montségur.
Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_vF8cGy2MOH8/S75WDqtQSnI/AAAAAAAAAzw/O8XHQpNlveU/s1600/montsegur.jpg
Imagem 3: Carcassonne.
Fonte: http://www.holiday-france.org.uk/assets/images/Carcassonne.jpg
Imagem 4: Béziers.
Fonte: http://www.afer-delegue-bottero.com/images/afer-beziers.jpg
CONCLUSÃO
Após a aula, os alunos serão capazes de compreender o quanto a Igreja Católica era intolerante com relação a práticas e crenças religiosas diferentes no período medieval. Os alunos deverão compreender que respeitar o outro, suas crenças, atitudes e práticas religiosas são fundamentais para a formação de um bom cidadão.
O professor deverá avaliar os alunos ao longo dos debates, observando a participação, o conhecimento do tema e o interesse de cada um. Os textos deverão ser avaliados em sua forma, conteúdo e redação.
Cinco estrelas 1 calificaciones
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16/06/2013
Cinco estrelasÓtimo projeto de aula, que exibe fatos históricos mostrando como a intolerância religiosa foi deprimente na Idade Média. Faculta os alunos a apreenderem que a intolerância, seja religiosa ou ideológica continua sendo deprimente em nossos tempos, estimulando-os a desenvolverem uma atitude de respeito face as diferenças , as crenças e aos pontos de vistas dos demais.