- Grupo 4:
“
Sociólogos da fase da Ditadura Militar: o Dependentismo (Teoria da Dependência)”
Estes teóricos ganham força, principalmente, no período da Ditadura Militar brasileira. Alguns deles foram exilados e completaram suas obras em países latino-americanos.
Os teóricos da dependência se preocupavam, principalmente, com a posição do Brasil como País subdesenvolvido, em relação aos países hegemônicos do globo.
Para estes teóricos, os países chamados periféricos eram subdesenvolvidos não por não haverem alcançado ainda estágios econômicos mais avançados, mas principalmente porque era de interesse dos países centrais (desenvolvidos) que existissem países subdesenvolvidos.
Estes países deveriam ser subdesenvolvidos para que fornecessem, principalmente, produtos de origem primária ou recursos naturais (como minerais, alimentos e matérias-primas). Segundo esses pensadores, os países desenvolvidos precisariam dessa divisão de trabalho, na qual os periféricos provessem os centrais e estes revendessem seus produtos, já prontos, aos periféricos.
Por exemplo: os países periféricos venderiam minerais e receberiam materiais de origem mineral de volta, como carros e computadores, sempre dando preferência para a venda de produtos com alto preço de mercado.
Para finalizar, esta tese vê, em uma alta taxa de transação de mercado (ou seja, de exportação e importação), esta relação de dependência. (
Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_da_depend%C3%AAncia
http://chacombolachas.wordpress.com/2008/08/06/fernando-henrique-cardoso-entre-o-pensamento-brasileiro-e-as-teorias-do-desenvolvimento/
)
Legenda: 1 - Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente do Brasil, foi um dos autores da teoria do "Dependentismo"
Legenda: 2 - Na época da teoria o mundo era dividido em 3 grandes blocos, os desenvolvidos (1º mundo, em azul), os socialistas (2º mundo, em vermelho) e os subdesenvolvidos (3º mundo, em verde).
Aula 2
Introdução e Desenvolvimento
Nesta aula, os alunos trarão suas pesquisas, apresentando-as aos colegas de sala e, posteriormente, abrindo os temas para debate. É importante frisar que o professor deverá ter o controle das aulas, assim como da discussão feita. Se houver esquecimento por parte do grupo quanto a algum conteúdo não apresentado, o professor deverá lembrá-los disso ou, se mesmo assim, o grupo mostrar desconhecimento sobre o assunto, o professor deverá expor o conteúdo em questão.
A apresentação deverá ser avaliada, levando-se em consideração o conhecimento dos alunos sobre o assunto e a sua participação nas discussões.
Como forma de alongar as discussões, o professor deverá incentivar os alunos a pensarem na época em que estas teorias foram produzidas, estabelecendo uma relação entre a época e o conteúdo das teses. Além de, é claro, fazer com que os alunos estabeleçam uma ligação entre as teses e a situação atual do País.
Nas discussões, sugerimos a abordagem de temas, como: “A questão do negro no País” e “O enquadramento do Brasil como País subdesenvolvido”.
Aula 3
Introdução e Desenvolvimento
Para esta aula, os alunos deverão trazer (ou a escola deverá fornecer) material adequado para a produção de um mural. Neste Mural, serão contemplados o assunto de cada um dos quatro grupos, assim como as discussões feitas em sala de aula.