12/12/2011
Claudia Regina M.G. Fernandes; Lérida de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Conhecer as principais formas de reprodução das plantas.
Apresentar a diferenciação entre a reprodução das angiospermas, gimnospermas, briófitas e pteridófitas.
Explicar como ocorre a reprodução através da polinização.
Conhecimentos básicos sobre botânica.
Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.
Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.
Nessa primeira atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados pelo/a professor/a a acessar um site por meio do qual os/as mesmos/as poderão, de forma lúdica, compreender como ocorre a reprodução de diferentes tipos de plantas. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar o site abaixo:
http://www.planetabio.com/clas.html
Briófitas
Pteridófitas
Gimnospermas
Angiospermas
Fonte: http://www.planetabio.com/clas.html acesso feito dia 05/12/2011
Nessa segunda atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks os Vídeos 1, 2, 3 e 4. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, no qual os vídeos em questão se encontram disponíveis.
Vídeo 1 –BIOLOGIA AULA 56 - REPRODUÇÃO DAS GIMNOSPERMAS E DAS ANGIOSPERMAS - Parte 1
Fonte:http://www.youtube.com/watch?v=kjqf3bhYx8Y&feature=related acesso feito dia 05/12/2011
Vídeo 2 –BIOLOGIA AULA 56 - REPRODUÇÃO DAS GIMNOSPERMAS E DAS ANGIOSPERMAS - Parte 2
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=kjqf3bhYx8Y&feature=related acesso feito dia 05/12/2011
Vídeo 3 –BIOLOGIA - AULA 53 - BRIÓFITAS E PTERIDÓFITAS Parte 1
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=mxe3I_6WUSA&feature=related acesso feito dia 05/12/2011
Vídeo 4 –BIOLOGIA - AULA 53 - BRIÓFITAS E PTERIDÓFITAS Parte 2
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=Wz9ITiWvN7M&feature=related acesso feito dia 05/12/2011
OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download dos Vídeos 1, 2, 3 e 4 nos sites mencionados para, empregando seu netbook, exibi-los durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.
Concluída a exibição dos vídeos, cada um/a dos/as alunos/as deverá ser orientado/a pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 1. Vale destacar que o Questionário 1 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
Questionário 1
1- Qual a semelhança entre a reprodução das briófitas e das pteridófitas?
2- Quais vegetais têm reprodução independente da presença de água?
3- Para que serve o tubo polínico?
4- O que são plantas espermatófitas?
5- Como ocorre o encontro do gameta masculino e feminino nas gimnospermas?
6- Explique o que é uma flor hermafrodita.
7- Por que as briófitas e pteridófitas são conhecidas como vegetais intermediários?
8- Quais são os vegetais avasculares? Explique.
9- Quais estruturas as briófitas desenvolveram para sua sobrevivência?
10- O que significa o nome “samambaia”?
11-Explique com suas palavras por que o xaxim está correndo risco de extinção.
Nessa terceira atividade da aula, cabe ao/a professor/a dividir a turma em duplas e orientá-las a, usando o software Kword, abrir o Texto 1, o qual deverá ter sido previamente enviados pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
TEXTO 1: Reprodução das Plantas
Fonte: http://www.mundovestibular.com.br/articles/3471/1/REPRODUCAO-DAS-PLANTAS/Paacutegina1.html acesso feito dia 05/12/2011
Concluída a leitura do Texto 1, cada uma das duplas deverá ser orientada pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 2. Vale destacar que o Questionário 2 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
Questionário 2
1 – Explique como ocorre a reprodução assexuada nas plantas.
2 – Explique como ocorre a reprodução sexuada nas plantas.
3 – O que são os microstróbilos?
4 – Como é formado o embrião nas angiospermas?
5 – Qual a diferença entre a reprodução das angiospermas, gimnospermas e angiospermas?
Nessa quarta atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar o site abaixo para a realização dos Exercícios 1 e 2, ambos referentes à reprodução das plantas através da polinização.
A partir da realização dos Exercícios 1 e 2, cabe ao/a professor/a discutir com os/as alunos/as o conteúdo trabalhado nas atividades anteriores, buscando consolidá-lo e corrigindo pontualmente eventuais equívocos de compreensão.
Fonte: http://profs.ccems.pt/Palma/Ciencias/6%C2%BAano/Plantas/Reprodu%C3%A7%C3%A3o/Com%20Flor/Poliniza%C3%A7%C3%A3o/JQuiz/Polinizacao.htm acesso feito dia 05/12/2011
Fonte: http://profs.ccems.pt/Palma/Ciencias/6%C2%BAano/Plantas/Reprodu%C3%A7%C3%A3o/Com%20Flor/Poliniza%C3%A7%C3%A3o/JQuiz/Polinizacao.htm acesso feito dia 05/12/2011
Nessa quinta atividade da aula, os/as alunos/as devem ser divididos/as em grupos de quatro integrantes para a realização do Experimento 1 no Laboratório de Ciências. Em primeiro lugar, os materiais necessários, previamente providenciados pelo/a professor/a, devem ser apresentados aos alunos/as. Em segundo lugar, os procedimentos pertinentes ao experimento devem ser apresentados pelo/a professor/a. Em terceiro lugar, o/a professor/a deve conduzir uma discussão sobre os fenômenos observados durante o experimento.
OBS: O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as em relação às questões em pauta.
Experimento 1
Nome | Tipo |
---|---|
Observando os insetos nas flores | Experimento prático |
Fonte: http://www.slideshare.net/danielpinheiro/reproduo-nas-plantas-1300218 acesso feito dia 05/12/2011
Fonte: http://www.todabiologia.com/botanica/reproducao_das_plantas.htm acesso feito dia 05/12/2011
A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!