26/02/2015
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores históricos |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
- Conhecer a história do voleibol desde seus primórdios, a partir de atividades que reproduzam os primeiros jogos deste esporte;
- Reconhecer como que ao longo dos anos, desde sua criação, o voleibol foi evoluindo até chegar à estrutura de jogo que temos hoje.
Os alunos, nos anos escolares anteriores, deverão ter tido contato com a modalidade voleibol, através de um formato mais recreativo de tal forma que tenham adquirido noções básicas para o desenvolvimento do jogo, tais como domínio de bola (para tocá-la dentro dos padrões estabelecidos, evitando que ela caia no chão); ocupação de todos os espaços da quadra para defesa; formas de ataque; número de toques e saque.
As aulas deste nível terão um caráter teórico-prático. Serão apresentadas várias imagens, através de recursos áudio-visuais, com objetivo de situar os alunos sobre a criação e evolução do Voleibol. Além disso, serão propostas atividades práticas reproduzindo os jogos de Voleibol desde sua criação até o formato que temos atualmente.
A aula será estruturada em dois momentos. O primeiro constará de um relato sobre a origem do Voleibol, apontando os principais acontecimentos e curiosidades deste período. Já no segundo momento apresentaremos propostas de atividades práticas que refletem algumas passagens importantes da criação do Voleibol, tais como o jogo de Mintonette, o surgimento das primeiras regras, e por fim, o jogo tal como acontece hoje.
A origem do Voleibol - relato histórico
MATERIAL: Será necessário um aparelho de datashow e um computador para que as imagens possam ser reproduzidas para todos os alunos em sala de aula.
OBJETIVO: Contextualizar o surgimento deste esporte que, atualmente, é tão popular no Brasil e no mundo. Faremos uso de fotos e vídeos que auxiliarão na descrição da origem e desenvolvimento do Voleibol.
O voleibol foi criado no ano de 1895, pelo então diretor da Associação Cristã de Moços da Educação Física, o americano Willian George Morgan em Massachusetts, nos Estados Unidos da América.
Fonte - Google Maps (Acessado em 16/07/2012)
http://maps.google.com/maps?hl=en&tab=ll
Fonte: O Voleibol Brasileiro no Mundo - Competições, Notícias e Regras
http://nipobrasileiro.wordpress.com/2008/11/11/historia-do-voleibol/ (Acessado em 20/05/2012)
O esporte da moda, naquele período, era o recém-criado Basquetebol. Porém, esta era considerada uma atividade de muito contato físico e que necessitava de grande vigor para ser praticada, sendo, portanto, inadequada para pessoas mais velhas. Percebendo a necessidade de criar um esporte que fosse acessível a este público, o então diretor da Associação Cristã de Moços (ACM), Sr. Willian G. Morgan teve a brilhante ideia de colocar uma rede de tênis a uma altura de 1,98m, em um espaço aberto, sobre a qual uma bola deveria ser rebatida. Para tanto, utilizou-se inicialmente a bola de basquetebol. Porém, este material foi considerado muito pesado e estaria, por este motivo, machucando os jogadores, inviabilizando o jogo e indo de encontro à proposta inicial de Morgan. A partir desta constatação passou-se a utilizar a câmera de ar da bola de Basquetebol, bem mais leve e adequada para a prática deste jogo. Criou-se assim, a primeira forma de se jogar o Voleibol denominado “Mintonette”.
Fonte: Aula Portal do Professor - MEC intitulada "Dos jogos populares aos esportes: Mintonette e Voleibol"
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26650 (Acessado em 20/05/2012)
A partir daí dois importantes momentos devem ser destacados: O primeiro deles ocorreu em Springfield, quando o Dr. A.T. Halstead sugeriu que o nome deste jogo fosse modificado de “Mintonette” para “Volley Ball”, tendo em vista que a ideia básica do jogo era passar a bola de um lado para outro, por sobre a rede, como um movimento de voleio, utilizando-se as mãos. E o segundo momento se refere à criação de uma bola adequada à prática do Voleibol, feito este delegado por Morgan e executado pelos irmãos Spalding.
A seguir temos uma sequência de bolas utilizadas na prática do Voleibol. A primeira imagem é a bola do "Mintonette", a câmera de ar da bola de basquetebol (Fonte: Portal do Professor - MEC intitulada Volei: Evolução da Bola http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20182). A segunda e a terceira já são bolas específicas para este esporte (bola de 12 gomos e bola de 18 gomos, respectivamente) (Fonte: Site PROCRIE - Bolas de Voleibol http://www.procrie.com.br/2010/04/08/bolas-de-voleibol-269). E por fim, uma bola oficial utilizada no Voleibol Moderno (Fonte: Site Sportland.net - Viciados em esporte http://www.sportland.net/produto/403/bola-penalty-volei-pro-6.0-oficial) (Acessado em 20/05/2012).
O Voleibol foi pouco a pouco ganhando novas regras e estruturação, tornando-se mundialmente conhecido após a II Guerra Mundial.
Para finalizar esta aula vamos assistir ao vídeo: Voleibol: Histórico http://www.youtube.com/watch?v=EQfNNUdJer0 (Acessado em 20/05/2012).
MOMENTO II: Do “Mintonette” ao Voleibol Moderno.
MATERIAL: Esta aula deverá ser realizada num espaço aberto (quadra, área descampada, campo), sendo necessária a utilização de uma rede de tênis, uma bola de basquete, uma câmera de ar de bola de basquete, redes e bolas de voleibol convencionais.
OBJETIVO: Promover uma vivência dos jogos que deram origem ao voleibol desde sua origem até os dias atuais.
Inicialmente, dividiremos a turma em duas grandes equipes para vivenciar o jogo do “Mintonette”. Para tanto, deverão ser apresentadas aos alunos as regras deste jogo, que, de acordo com relatos históricos, eram bem simples. Assim, ao jogar o “Mintonette”, tinha-se como objetivo fazer com que a bola ultrapassasse a rede e caísse na quadra do adversário, sendo permitido, para tanto, dar tantos toques quantos fossem necessários. Não havia limites para o número de jogadores, porém, ambos os lados deveriam ter o mesmo número de participantes.
Expostas as regras os alunos deverão praticar o jogo em primeiro lugar com uma bola de basquete, e, posteriormente, com a câmera de ar de uma bola basquete.
Concluída esta etapa faremos uma análise com os alunos sobre esta forma pioneira de jogar o Voleibol, estimulando-os a relatar o que eles perceberam desta experiência.
Realizadas as discussões, daremos início à proposta de vivenciar a primeira tentativa de sistematização de regras para o Voleibol, que data de 1896, sendo realizada por J.Y.Cameron, de tal modo que o jogo se desenvolva da seguinte forma:
Ao final desta atividade os alunos terão novamente uma oportunidade de analisar e comparar as diferentes formas de se jogar o voleibol criada ao longo de sua evolução, estabelecendo, inclusive, comparações entre os jogos que foram até então experimentados.
Para concluir esta aula, será proposto aos alunos que exponham as regras do Voleibol de que têm conhecimento. A partir destas colocações, viabilizaremos a realização uma partida de Vôlei, dentro dos moldes atuais, mas considerando-se somente as regras que forem citadas. Com esta dinâmica, além da realização do jogo propriamente dito, teremos um breve panorama do conhecimento dos alunos sobre o Voleibol.
CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES:
Como estratégia avaliativa solicitaremos aos alunos que façam uma redação, onde deverão ser apontados os momentos e/ou fatos históricos que considere importantes para a estruturação e consolidação do voleibol ao longo dos anos. Neste texto ele deverá sempre estabelecer uma comparação entre os fatos mencionados e o contexto histórico da época em questão.
Cinco estrelas 8 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
02/04/2020
Cinco estrelasParabêns muito boa essa aula.Se meu professor tivesse tido a ideia dessa aula, teria sido maravilhoso.
10/09/2015
Cinco estrelasparabéns, material excelente!!!
10/06/2015
Cinco estrelasMuito otima essa aula e explicações!!!!!
25/03/2015
Cinco estrelasMuito boa! Como faço para receber essas aulas na minha caixa de entrada do e-mail? Se possível envie.
05/05/2013
Cinco estrelasmuito legal adorei essa aula, e tambem aprendi muito. Vou falar com o meu professor, vai que ele tem uma ideia dessas la na universidade. Ia ser super maneiro
13/04/2013
Cinco estrelas10
13/04/2013
Cinco estrelasessa aula e uma excelente aula para os alunos aprender
08/04/2013
Cinco estrelasesa aula e muito boa apreidi mais sobre volei bol