06/07/2012
Selma Gonzaga Silva; Lérida de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Médio | Química | Energia química no cotidiano |
Ensino Médio | Química | Relações da Química com as tecnologias, sociedade e meio ambiente |
Ensino Médio | Biologia | Ecologia e ciências ambientais |
Ensino Médio | Química | Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas |
Nessa primeira atividade da aula, cabe o/a professor/a realizar uma sondagem junto aos/as alunos/as com o intuito de identificar os conhecimentos prévios dos/as mesmos/as a respeito da contaminação das águas dos rios pelo óleo de cozinha. Para tanto, será necessário dividir a os/as alunos em dois grupos (por exemplo, o grupo da direita e o grupo da esquerda).
Cabe ao/a professor/a iniciar essa sondagem solicitando aos/as alunos/as uma reflexão individual a partir da apresentação da Imagem 1, utilizando, para tanto, um data show.
Imagem 1
Disponível < http://eco-poa.blogspot.com.br/2009/11/o-que-fazer-com-o-oleo-usado-na-cozinha.html > acesso feito dia 15/05/2012
Em seguida, cabe ao/a professor/a apresentar aos/as alunos/as as questões abaixo, para que os mesmos as respondam oralmente e, a partir das respostas obtidas, promover um debate.
Com base em seus conhecimentos, responda: |
1.O que a Imagem 1 representa para vocês? |
2. Vocês já observaram o que acontece com o óleo de cozinha depois de utilizado em casa? |
3. Algumas pessoas jogam o óleo pelo ralo da pia e outras jogam no lixo comum. Vocês acham que essas atitudes são corretas? |
4. Por que água e óleo não se misturam? Explique. |
5. Vocês sabem dizer quanto litros de água (de um rio, por exemplo) podem ser contaminados com apenas um litro de óleo? |
Depois de respondidas as perguntas, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks o Vídeo 1. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a acessar o site abaixo, no qual o Vídeo 1 se encontra disponível.
Vídeo 1 - Bom Dia Rio / TV Globo Aprenda a forma ecológica de jogar fora e reciclar o óleo de cozinha
Disponível < http://www.youtube.com/watch?v=RHGjG_SKcsk ? acesso feito dia 15/05/2012
OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download do Vídeo 1 no site mencionado para exibi-lo durante a aula utilizando um netbook conectado a um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.
Finalizada a exibição do Vídeo 1, cabe ao/a professor/a retomar as questões utilizadas anteriormente, no sentido de confrontar as respostas apresentadas pelos/as alunos/as com o conteúdo do Vídeo 1.
A atividade 1 é de extrema importância para o início da aula, pois a partir da mesma os/as alunos/as terão mais subsídios para desenvolver as atividades seguintes.
Nessa atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados pelo/a professor/a a, usando seus netbooks, acessar o site abaixo, no qual poderão, por meio da visualização de uma mídia educativa, aprender um pouco mais sobre a fórmula química do sabão. Vale destacar que o site é autoexplicativo: basta seguir os comandos apresentados automaticamente.
Finalizada a visualização da mídia educativa, cabe ao/a professor/a promover a verificação e consolidação do conteúdo mediante a apresentação das questões abaixo para que os alunos as respondam oralmente.
1 – Qual é a diferença entre óleo e gordura?
2 – Qual substância é utilizada para reagir com a gordura para que esta se transforme em sabão?
3 – Escreva a equação química da reação dos triglicerídeos (gorduras) com uma base forte (NaOH).
Nessa atividade, os/as alunos/as devem ser divididos em grupos de quatro integrantes para a realização do Experimento 1 no Laboratório de Química.
No primeiro momento da atividade, cabe ao/a professor/a providenciar os materiais necessários para elaboração do Experimento 1. No segundo momento, o/a professor/a deverá separar todos os materiais necessários para a elaboração do Experimento 1. No terceiro momento, o/a professor/a, posicionado na bancada do Laboratório de Química, deverá apresentar cada um dos materiais aos alunos/as. No quarto momento, o professor/a deverá explicar, também posicionado na bancada, os procedimentos pertinentes ao Experimento 1. No quinto, o/a professor/a deverá conduzir uma discussão sobre os fenômenos observados durante. Os materiais e procedimentos se encontram detalhados no site abaixo.
Experimento 1: Produção de sabão
Cabe ao/a professor/a propor aos/as alunos/as a realização de uma campanha para sensibilização da comunidade escolar quanto ao descarte inadequado de óleo de cozinha no sistema de esgoto publico. O nome da campanha poderá ser “Água e óleo não se misturam”. Essa campanha poderá ter caráter educativo e envolver os/as alunos/a na elaboração de faixas, cartazes ou folders, assim como a realização de palestras.
A elaboração do material de divulgação da campanha poderá ser uma atividade interdisciplinar envolvendo também os/as professor/as da área de Língua Portuguesa e Artes.
Essa campanha deverá preferencialmente, se estender para a comunidade escolar em seu sentido mais amplo, de modo que todos/as – alunos/as, funcionários/as, professores/as e pais – possam prestigiá-la e aprender mais sobre o assunto. Além disso, a campanha poderá se estender para centros comunitários ou associações de moradores.
Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em três grupos para acessar a internet com o intuito de realizar uma coleta de dados sobre o impacto do descarte inadequado de óleo de cozinha no meio ambiente. Cada grupo necessitará de um netbook.
Como se vê abaixo, cada grupo ficará responsável por consultar sites específicos.
Grupo 1: Introdução ( levantamento sobre o descarte de óleo no meio ambiente)
Disponível < http://www.infoescola.com/redacao/introducao-desenvolvimento-e-conclusao/ > acesso feito dia 15/05/2012
Disponível < http://www.capital.ms.gov.br/meioambiente/canaisTexto?id_can=4027 > acesso feito dia 15/05/2012
Disponível < http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2010/09/veja-os-estragos-causados-pelo-oleo-de-cozinha-despejado-no-ralo-da-pia.html > acesso feito dia 15/05/2012
Grupo 2: Desenvolvimento (oficina de fabricação de sabão utilizando óleo de cozinha)
Disponível < http://www.infoescola.com/redacao/introducao-desenvolvimento-e-conclusao/ > acesso feito dia 15/05/2012
Disponível < http://cesarbrito-jha.blogspot.com.br/2008/08/o-que-oficina-pedaggica.html > acesso feito dia 15/05/2012
Disponível < http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/1041/saiba_como_reutilizar_o_oleo_de_cozinha_para_fazer_sabao_caseiro/ > acesso feito dia 15/05/2012
Grupo 3: Conclusão (do processo de aprendizagem e ensino)
Disponível < http://www.infoescola.com/redacao/introducao-desenvolvimento-e-conclusao/ > acesso feito dia 15/05/2012
Disponível < http://www.akatu.org.br/Temas/Residuos/Posts/oleo-de-cozinha-usado-pode-contaminar-agua-solo-e-atmosfera > acesso feito dia 15/05/2012
Disponível < http://dicasgratisnanet.blogspot.com.br/2011/05/como-fazer-conclusao-introducao-de.html > acesso feito dia 15/05/2012
Cada um dos grupos deverá selecionar e arquivar as informações que considerar mais importantes nos sites pesquisados, as quais serão utilizadas na atividade seguinte.
Nessa atividade da aula, serão utilizadas as informações e imagens selecionadas e arquivadas pelos grupos na atividade anterior da aula. Nesse sentido, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se manter nos mesmos grupos.
Com os dados coletados na pesquisa na internet, os grupos deverão organizar um seminário de pesquisa.
O seminário de pesquisa nada mais é do que um procedimento metodológico que envolve o estudo em grupo sobre um determinado assunto.
O seminário de pesquisa pode assumir diversas formas, mas deverá consistir da apresentação, análise e interpretação de dados sobre o assunto em questão.
A apresentação dos grupos poderá ser feita por meio de exposição oral, utilização do quadro-negro, flip-chart ou cartazes, exibição de filmes ou documentários, etc.
Cabe ao/a professor/a fazer uma avaliação sobre a apresentação dos grupos, bem como uma síntese das conclusões.
Com a finalização do seminário, os grupos deverão arquivar os dados para serem utilizados na quarta atividade da aula.
Disponível < http://www.coladaweb.com/como-fazer/seminario >acesso feito dia 14/05/2012
Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a apresentar aos/as alunos/as o passo a passo da criação de um texto colaborativo no Google Docs, o qual será um importante meio de comunicação, interação e exploração do conteúdo da aula.
O/a professor/a deverá orientar os/as alunos/as a assistir o Vídeo 2, no qual é apresentado o passo a passo da criação de um texto colaborativo no Google Docs. O Vídeo 2 se encontra disponível no site abaixo:
Vídeo 2 - Tutorial sobre o Google Docs (Motivação)
Disponível < http://www.youtube.com/watch?v=0RAqWea1o7s > acesso feito dia 14/05/2012
OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download do Vídeo 2 no site mencionado para, empregando seu netbook, exibi-lo durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.
Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar e acompanhar os/as alunos/as na criação de um texto colaborativo no Google Docs. Os/as alunos/as devem retomar os grupos organizados previamente, uma vez que o conteúdo para a elaboração do texto colaborativo será constituído pelos dados coletados e organizados nas atividades anteriores.
O/a professor/a deve orientar os/as alunos/as a acessar o site abaixo, por meio do qual poderão criar gratuitamente uma conta no Google Docs. Inicialmente, cada grupo deverá fazer sua inscrição no Google Docs com um e-mail e senha.
Disponível < https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=writely&passive=1209600&continue=https://docs.google.com/?tab%3Dwo%23&followup=https://docs.google.com/?tab%3Dwo<mpl=homepage > acesso feito dia 14/05/2012
Finalizada a inscrição, os grupos deverão iniciar a inclusão do Google Docs das informações previamente selecionadas e organizadas. O/a professor/a deve acompanhar atentamente esse processo.
Imagem: Arquivo Pessoal
Quando os textos colaborativos estiverem concluídos, o/a professor/a deverá orientar cada um dos grupos a inserir em seus Google Docs os contatos dos demais grupos. Desse modo, os grupos poderão ter acesso aos textos colaborativos uns dos outros, o que contribuirá para a socialização do conhecimento referente ao tema da aula.
Imagem: Arquivo Pessoal
Os/as alunos/as deverão ser orientados pelo/a professor/a a navegar nos textos colaborativos dos/as colegas e comentá-los por meio de posts. Em casa, os/as alunos/as deverão ainda convidar seus familiares para navegarem em seus textos colaborativos para explorar mais esse recurso digital.
OSERVAÇÃO: A criação dos textos colaborativos do Google Docs poderá ser utilizada pelo/a professor/a em outras atividades da disciplina, fomentando, assim, o interesse dos/as alunos/as nas atividades escolares.
Nome | Tipo |
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Produção de sabão | Experimento prático |
Roupa suja se lava na escola | Animação/simulação |
Sugestão de pesquisa e leitura para o/a aluno/a < http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc12/v12a04.pdf > acesso feito dia 15/05/2012
Sugestão de pesquisa e leitura para o/a aluno/a < http://www.sbpcnet.org.br/livro/58ra/SENIOR/RESUMOS/resumo_3419.html > acesso feito dia 15/05/2012
Sugestão de leitura para o/a professor/a < http://maringa.odiario.com/blogs/odiarionaescola/tag/oficina-pedagogica/ > acesso feito dia 15/05/2012
Sugestão de leitura para o/a professor/a < http://www.moodle.ufba.br/mod/wiki/view.php?id=832 > acesso feito dia 15/05/2012
Sugestão de leitura para o/a professor/a < http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/2011_1697.pdf > acesso feito dia 15/05/2012
A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as mesmos/as nas atividades solicitadas.
Cinco estrelas 3 calificaciones
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23/02/2015
Cinco estrelasMuito interessante e envolvente essas aulas. Vou utilizadas fazendo algumas adaptações.
10/07/2012
Cinco estrelasGostei muito desse plano de aula. O conteúdo é bem interessante, pois envolve questões ambientais e a forma de exposição é bem dinâmica e pode causar um impacto muito grande na vida dos alunos.
06/07/2012
Cinco estrelasSou professora de Química e quero dizer que simplesmente adorei a aula, vou aplicá-la sempre que tiver oportunidade. Quero também parabenizar a autora Delma e as Coautoras e pedir que publiquem outras atividades assim que puderem.