20/08/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informação, comunicação e interação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno alguns personagens do nosso folclore brasileiro, através de diferentes estratégias, a fim de que seja capaz de identificar o Saci como um personagem do folclore. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo a formação docente crítica, reflexiva e problematizadora. O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
"Sítio: E.M.Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa" http://wlcaminha.blogspot.com.br/ (Neste blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 05 de ago. 2013.).
Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. (Acesso em: 05 de ago. 2013.) e depois clique em "Cadernos de Formação".
Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem das crianças que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.
Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa sobre o que cada um sabe sobre os personagens das lendas brasileiras e do nosso folclore. Promova um momento de descontração, segue duas sugestões de atividade para iniciar o tema dessa aula.
Apresente a história de animação: “A lenda do Saci”, por meio de data show, acessando o sítio abaixo:
Mostre o livro e conte a história do Saci aos alunos.
Fonte: Imagem da própria autora.
Nesta obra encontramos as travessuras do Saci e a maldição da Mula sem cabeça, a autora reuniu as principais lendas do folclore brasileiro. E as ilustrações são compostas de diversos materiais como: pedaços de barbante, botões, miçangas e outros bem acessíveis, que viram brinquedo na hora do leitor recriar as criaturas em casa.
Posteriormente, promova uma discussão com os alunos sobre a história ouvida.
Professor, explique aos alunos que o folclore é uma manifestação cultural popular transmitida de geração em geração pelas histórias e lendas contadas, geralmente pelos mais velhos. Além de ser a expressão do modo de vida da população de uma determinada região, incluindo festas e comemorações.
Comente que o Saci é um personagem famoso do nosso folclore. É um negrinho que tem uma perna só, fuma cachimbo e usa uma carapuça vermelha, que concentra seus poderes mágicos, como aparecer e desaparecer no meio de um redemoinho. Em algumas regiões, é visto como um ser brincalhão e, em outras, como um menino mau.
Agora, que tal desenhar o Saci Pererê?
Professor, disponibilize materiais necessários para os alunos desenharem o Saci. Você poderá providenciar: papel color set vermelho e preto, cola, tesoura, botões, lápis de cor, canetinha, papel Kraft e outros.
Se os alunos possuírem laptop Classmate do Projeto UCA, você poderá sugerir que os alunos façam um desenho utilizando o programa Tux Paint, seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Lembre-os para criarem um título para a ilustração. Você poderá sugerir: “O Saci Pererê”.
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
O que é o folclore?
Professor, prepare uma roda de conversa com os alunos sobre o significado de folclore. Folclore é tudo que simboliza os hábitos do povo, que foram conservados através do tempo, como conhecimento passado de geração em geração, por meio de lendas, músicas, mitos, hábitos, brincadeiras, cultura de determinada região. Além disso, as danças típicas das regiões e as festas típicas como: Festa do Boi (Boi-bumbá ou Bumba-meu-boi que recebe outros nomes dependendo do estado) as Festas Junina, Carnaval, o Maracatu entre outras, são manifestações do nosso folclore. O dia oficial para comemorarmos as nossas tradições folclóricas é o dia 22 de agosto.
APRENDENDO COM O VÍDEO
Se sua escola possuir Laboratório de Informática organize os alunos para assistirem o vídeo do Folclore da TV Cultura, ou solicite que acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, o sítio sugerido. Também poderá ser utilizado o tablet. Sugestões:
Sítio: “Vídeo Quintal da Cultura – O que é Folclore?”. Disponível em:<http://www.youtube.com/watch?v=fslWQYxwyyE>. (Neste vídeo aprendemos sobre o folclore e alguns de seus personagens mais conhecidos.). Acesso em: 05 de ago.2013.
Sítio: “Vídeo Quintal da Cultura – Vamos pegar o Saci”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=f1KQg4O_McE>. (Neste vídeo aprendemos sobre o personagem mais conhecido do nosso folclore o Saci.). Acesso em: 05 de ago.2013.
Sítio: “Vídeo Quintal da Cultura – Lenda do Boitatá”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=f1KQg4O_McE>. (Neste vídeo aprendemos sobre outro personagem do nosso folclore o Boitatá.). Acesso em: 05 de ago.2013.
Logo após, faça um momento de discussão sobre o que acharam do vídeo, instigue os alunos a trocarem ideias e refletirem sobre as informações que o vídeo traz sobre o folclore e as curiosidades dos seus personagens.
Como registro elabore juntamente com os alunos uma lista contendo o nome dos personagens do folclore comentado no vídeo e suas características principais. Utilize papel Kraft e pincel atômico. Depois, cada aluno poderá registrar no seu caderno de Língua Portuguesa. Veja a sugestão:
NOME DO PERSONAGEM |
CARACTERÍSTICAS |
SACI |
É um negrinho risonho e sapeca de uma perna só. |
|
|
|
|
|
|
|
|
Fonte: Imagem da própria autora.
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, por meio de uma roda de ideias apresente o pequeno trecho do livro "Personagens Encantados" de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen, aos alunos em data show ou se preferir o texto poderá ser escrito em cartolina ou papel color set. Leia juntamente com a turma.
Fonte: CIPRIANO, Lúcia Helena Ribeiro; WANDRESEN, Maria Otília Leite. Coleção Linhas e Entrelinhas. Letramento e Alfabetização. 2 º Ano. 1. Curitiba: Positivo, 2011. p. 135.
Procure estimular a participação de todos na discussão do texto, propondo as seguintes questões:
Professor, explore juntamente com os alunos as informações das características do personagem Saci que se encontra no texto.
Solicite que os alunos façam uma pesquisa no dicionário, sobre o significado de algumas palavras presentes no texto: SAPECA; TRAVESSURA; RISONHO e REDEMOINHO. Depois, registre no caderno de Língua Portuguesa.
JORNAL FOLCLÓRICO
Proponha à turma que elabore um jornal falado para apresentarem para outras turmas da escola. Para isso, é importante a participação dos alunos na sua montagem. Discuta os quadros que serão apresentados e organize os alunos em grupos e divida as funções. O jornal poderá conter vários quadros, por exemplo:
1. Apresentar os seres encantados do nosso folclore, por meio de pequenos textos que identificam cada um.
Adivinha sobre Folclore:
Fonte: Imagem da própria autora.
2. Apresentar as características do personagem – Saci
Você poderá sugerir aos alunos que façam uma pesquisa no sítio abaixo para buscarem outras sugestões sobre as características desse personagem do folclore.
Caso sua escola possua Laboratório de Informática prepare um momento onde os alunos possam pesquisar no sítio abaixo as características do Saci Pererê. Solicite que acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio sugerido. Também poderá ser utilizado o tablet.
Sítio: "Brasil Escola: O Saci". Disponível em: <http://www.brasilescola.com/folclore/saci-perere.htm>. Acesso em 06 de ago. 2013.
3. Dramatizar a história do Saci: “Dez sacizinhos”, da autora Tatiana Belinky.
BELINKY, Tatiana. Dez Sacizi
nhos. Coleção: Sabor e amizade. São Paulo: Paulinas, 1997.Sinopse: O livro conta de maneira criativa e engraçada as travessuras de Dez Sacizinhos que foram se perdendo pelo caminho. Mas, no final todos se encontram com a ajuda da Cuca.
4. Curiosidade sobre o Saci:
Qual é a perna que o Saci não tem? A da direita ou a da esquerda?
Como o Saci é um ser lendário, não existe uma resposta exata para essa questão. Porém, muitos especialistas acreditam que ele não tenha a perna da direita e pule só com a esquerda. Isso porque o lado esquerdo costuma ser associado a coisas erradas e todo mundo sabe que o Saci não é muito certinho e adora aprontar confusão. |
Fonte: Imagem da própria autora.
Fonte das informações: CIPRIANO, Lúcia Helena Ribeiro; WANDRESEN, Maria Otília Leite. Coleção Linhas e Entrelinhas. Letramento e Alfabetização. 2 º Ano. 1. Curitiba: Positivo, 2011. p. 12
5. Construir uma carapuça e o cachimbo do Saci.
Materiais para a carapuça: 1 metro de TNT vermelho, fita dupla face e tesoura.
Fonte das informações: CIPRIANO, Lúcia Helena Ribeiro; WANDRESEN, Maria Otília Leite. Coleção Linhas e Entrelinhas. Letramento e Alfabetização. 2 º Ano. 1. Curitiba: Positivo, 2011. p. 75,76
ELABORAÇÃO DE CARTAZES PARA DIVULGAR O EVENTO
Professor, depois de conversar com os alunos sobre o Jornal Folclórico, proponha a construção de cartazes informativos para divulgar o evento para toda a escola. Você poderá disponibilizar materiais como: cartolina, papel cartão, E.V.A, canetinha, lápis de cor, revistas para recortes de imagens, tinta, papel crepom e outros que achar relevantes.
ELABORAÇÃO DE CONVITES PARA A PARTICIPAÇÃO
Professor, elabore com os alunos os convites a serem entregues aos familiares, colegas de outras turmas, professores e demais membros da comunidade escolar. Aproveite para trabalhar este gênero textual (objetivo e características). Você poderá solicitar que os alunos utilizem a informática para escrever. Se eles possuírem o laptop Classmate do Projeto UCA, utilize o programa KWord, acessando ( Metasys > Aplicativo > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Textos ). O tablet também poderá ser utilizado. Não se esqueça de colocar: data, horário e local da apresentação.
Ao terminar, salve em um pen drive os convites que os alunos digitaram e imprima-os para serem divulgados e distribuídos para a comunidade escolar e seus usuários.
Organize o ambiente escolar que poderá ser o anfiteatro da escola (caso possua), quadra de esportes, pátio, ou até mesmo a sala de aula (dependendo o tamanho dela e da quantidade de convidados) para que todos os grupos se sintam à vontade para apresentarem o Jornal Falado. Se achar oportuno, filme as apresentações e depois assista com os alunos.
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, você também poderá criar com os alunos os Quis (perguntas e respostas sobre o que aprendemos com o folclore.). Organize a turma em duas equipes.
O professor pergunta e lê as sugestões de respostas e a equipe que souber deverá dar um sinal ou tocar um sino para responder. Vence a equipe que marcar mais pontos. Professor, faça uma pesquisa prévia para elaborar quantas perguntas sentir necessário para o desafio de perguntas e respostas dos Quis.
Veja sugestões de perguntas e respostas que poderão ser feitas com as equipes.
Quiz sobre o Folclore
1. Vou e volto num pé só. Ligeiro, brasileiro e intrépido. E nem se atreva a sentir dó. Sou faceiro, arteiro e lépido. Meu nome é:
( ) Saci Pererê
( ) Bicho Papão
( ) Lobisomem
2. Sou um perigo iminente. Tenho cabeça de jacaré e pego criança desobediente. Se eu fosse você dava no pé. Sou a:
( ) Bruxa
( ) Mãe do ouro
( ) Cuca
3. Na água sou impetuoso. Visto com terno branco e sempre uso chapéu.
( ) Boto
( ) Boiúna
( ) Mapinguari
4. Quando é comemorado o Dia do Folclore?
( ) 20 de julho
( ) 22 de agosto
( ) 22 de setembro
5. Como é o Curupira?
( ) Um garoto com uma perna só e um gorro vermelho na cabeça.
( ) Um garoto com os pés virados para trás e sempre em cima de seu cavalo.
( ) Uma mula que tinha fogo no lugar da cabeça.
Professor, faça uma pesquisa prévia para elaborar quantas perguntas sentir necessário para o desafio de perguntas e respostas dos Quiz.
Fonte dos Quiz:
Como registro, providencie cópias dos Quiz e forneça aos alunos para colarem no caderno de Língua Portuguesa.
Professor, elabore cartazes com os Quiz com as perguntas e respostas. Depois, afixe-as no mural da sala de aula ou nos corredores/mural da escola.
Sugestões de links para os alunos:
Sítio: "Terra Crianças. Texto informativo: Folclore". Disponível em: <http://www.terra.com.br/criancas/especiais/folclore/folclore.htm>. (Neste sítio você encontrará informações sobre o nosso folclore e suas características em várias regiões brasileiras.). Acesso em: 05 de ago. 2013.
Sugestões de links para os professores:
MEGALE, Nilza B. Folclore Brasileiro. Petrópolis: Vozes, 1999.
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com o objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura, por meio de histórias; conhecer alguns dos personagens do nosso folclore; produzir pequenos textos; perceber e comparar a finalidade de um texto; utilizar o dicionário; compreender que palavras possuem significados; confeccionar dobraduras; elaborar e dramatizar um jornal falado; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em equipes e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
22/08/2013
Quatro estrelasadorei...irei adaptar para os meus alunos...