20/09/2013
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros digitais: impacto e função social |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Professor, antes de aproveitar as sugestões abaixo, vamos fazer um exercício de reflexão? Veja o trecho abaixo. Vamos refletir sobre ele?
“As linguagens, hoje, se tornaram multimodais. Um texto já tem várias coisas inclusas: som, imagem, texto, animação, um texto deve ter tudo isso para ser atrativo.(...) Sem isso, quando vão para a escola, essas crianças se aborrecem, porque a escola é devagar.” (DEMO, 2008) |
Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd160/linguagem-multimodal-ao-contexto-da-educacao.htm Acesso em: 02 set.2013 (adaptado)
Professor, as inovações tecnológicas e a necessária leitura de diferentes textos trazem à tona um novo tipo de texto, bastante recorrente nas práticas sociais pós-modernas: o texto multimodal. Para a Teoria da Multimodalidade, o texto multimodal é aquele cujo significado se realiza por mais de um código semiótico. (Kress & van Leeuwen, 1996). Ainda, segundo os autores, um conjunto de modos semióticos está envolvido em toda produção ou leitura dos textos; cada modalidade tem suas potencialidades de representação e de comunicação, produzidas culturalmente; tanto os produtores quanto os leitores têm poder sobre esses textos.
Disponível em: http://www.fflch.usp.br/dlcv/enil/pdf/2_Janaina_AF.pdf Acesso em: 02 set. 2013.
MÓDULO 1 - APRESENTANDO OS GÊNEROS MULTIMODAIS AOS ALUNOS
ATIVIDADE 1
Professor, utilize um datashow para mostrar aos alunos os modelos de textos multimodais. Leiam juntos e converse com eles sobre cada um.
O que eles apresentam?
1. Tira
Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2176-45732012000200004&script=sci_arttext Acesso em: 02 set. 2013.
2. Capa da Revista Veja
Disponível em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://veja.abril.com.br/011003/imagens/capa380.jpg&imgrefurl=http://
sobrehumanas.blogspot.com/2009_09_01_archive.
26tbm%3Disch%26tbo%3Du&zoom=1&q=textos+multimodais&usg=__duJXmtyKc7QbX3-B5J52mEWlvhU=&docid=WOIxdYw
_xskiYM&sa=X&ei=xHIrUp-ZM9ip4APayYHoDg&sqi=2&ved=0CFQQ9QEwBQ
Acesso em: 07 set.2013.
3. Homenagem à mamãe
Texto disponível em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.educacaopublica.rj.gov.br/suavoz/img/0116_01.
jpg&imgrefurl=http://www.educacaopublica.rj.gov.br/suavoz/0116.html&h=330&w=541&sz=74&tbnid=bRFn2ZRVQDcfM:
&tbnh=82&tbnw=135&prev=/search%3Fq%3Dtextos%2Bmultimodais%26tbm%3Disch%26tbo%3Du&zoom=
1&q=textos+multimodais&usg=__ENrVjKiG3amausEdLBMYqHN27GY=&docid=7uhLsCcPS2nIPM&sa=X&ei=xH
IrUp-ZM9ip4APayYHoDg&sqi=2&ved=0CFcQ9QEwBg&dur=10905
Acesso em: 07 set. 2013.
4. Manual de instruções
Disponível em: http://blogdoiphone.com/2012/04/voce-sabia-que-existe-um-manual-de-instrucoes-dentro-do-seu-iphone-ou-ipad/
Acesso em: 07 set. 2013.
MÓDULO 2 - ANALISANDO GÊNEROS MULTIMODAIS
ATIVIDADE 1
Em relação à tira:
1. Observe a tira acima para responder ao que se pede.
a) O humor da tira é construído a partir dos diferentes sentidos atribuídos ao verbo lembrar, pela mãe e pelas crianças.
b) Como as crianças interpretaram o verbo na pergunta feita pela mãe no primeiro quadrinho?
c) O que, de fato, a mãe queria dizer?
d) O que permitiu a você identificar essas duas interpretações? Justifique sua resposta.
ATIVIDADE 2
Em relação à capa da Revista Veja, responda:
A imagem da capa da Revista Veja nos informa que:
a) O novo homem do século XXI tem as seguintes características: ............................................; ..................................................................; ............................................................; ........................................................; ......................................................................
b) A imagem da capa mostra um homem nu. O que podemos inferir dessa imagem? .....................................................................................................................................................................................................
ATIVIDADE 3
Ao ler a tira, o que você entendeu? ...............................................................................................................................................................................................................................................................
A mãe realmente chorou porque ficou feliz com a homenagem? .........................................................................................................................................................................................................
ATIVIDADE 4
Você vê parte do manual de instruções para uso do Iphone. O que é um manual de instruções?
Para que ele existe? Sua função é...............................................................................................................................................................................................................................................
MÓDULO 3 - PRODUZINDO GÊNEROS MULTIMODAIS
ATIVIDADE 1
Tecnologia: Manuais de aparelhos devem ter linguagem multimodal
por Elisandra Vilella G. Sé
"Os textos multimodais são aqueles que empregam duas ou mais modalidades de formas linguísticas, a composição da linguagem escrita e não verbal com o objetivo de proporcionar uma melhor inserção do leitor no mundo contemporâneo" | Diversos tipos de textos circulam em nosso cotidiano, tais como receitas culinárias, e-mails, cartas, lista telefônica, bulas de remédio, manuais de instruções de aparelhos eletrônicos, entre outros. E esses são susceptíveis a modificações. |
Manuais de aparelhos eletrônicos, como celulares, rádios, MP3, palms, smarphones, câmeras fotográficas, notebooks, filmadoras, televisores, aparelhos domésticos, circulam no nosso dia a dia e ajudam a concretizar o uso efetivo de determinado aparelho ou objeto pessoal.
Cada vez mais o público idoso está inserido nesse mundo tecnológico e globalizado, sempre em busca de novidade e motivação para compreender a multimodalidade da linguagem nos manuais de instruções e obter uma melhor *usabilidade de seus aparelhos.
Mas o que são textos multimodais?
Os textos multimodais são aqueles que empregam duas ou mais modalidades de formas linguísticas, a composição da linguagem verbal e não verbal com o objetivo de proporcionar uma melhor inserção do leitor no mundo contemporâneo. A linguagem utilizada nos manuais é uma unidade de produção verbal coletiva e social que veicula uma mensagem linguisticamente organizada e que tende a produzir um efeito de coerência sobre seu destinatário. Assim, a facilidade da compreensão e o impacto que essa linguagem causa no leitor, é que vai justificar a ação, a usabilidade, o agir com os objetos nos universos variados dos leitores e usuários. Dessa forma, a prática de leitura da mensagem escrita com a prática da decodificação das imagens e outros recursos visuais, a decodificação dessa multimodalidade nos textos é que irá facilitar o entendimento do usuário.
Para as pessoas idosas que apresentam dificuldades de leitura, déficits sensoriais e dificuldades nas instruções muito abstratas, os melhores manuais de instruções são os que apresentam essa multimodalidade. Os vários elementos e recursos visuais, pictóricos, representações diversas, cores, etc... são facilitadores da compreensão.
Quando lemos um texto, somos expostos a uma grande quantidade de estímulos sensoriais e visuais, aos quais se somam os nossos objetivos de leitura. Lemos os textos de modo diferente, porque são diferentes as motivações que nos conduzem a essa prática. Na condição de leitores, criamos expectativas diretamente relacionadas com o tipo de texto que será lido, no qual esperamos encontrar uma gama de recursos multimodais que nos ajudem na utilização dos objetos.
Uma pesquisa realizada por Pereira e Silva (2009), em São Leopoldo/RS, sobre a linguagem dos manuais de aparelho celular, focalizando os efeitos e impactos da leitura do manual sobre os leitores e o consequente uso do aparelho, evidenciou a dificuldade enfrentada pelos usuários durante a leitura de manuais, nos procedimentos de observação e de ordem semântica. Trocando em miúdos, o propósito das mensagens desses manuais não foi atingido, as explicações para o leitor saber manusear o aparelho não estavam claras e objetivas.
Assim, a observação calma e detalhada do texto, da formatação, das mensagens de capa e contracapa dos manuais, dos elementos sublinhados, a familiaridade com o vocabulário tecnológico, das partes em negrito, itálico e tamanho de fontes diferenciadas, sinalizações de setas, gráficos entre outras imagens e componentes visuais, utilização de estratégia e ajuda de outras pessoas, é que tornam os textos mais acessíveis.
É importante salientar que a própria palavra, texto verbal, constitui uma imagem, considerando, principalmente, a forma como ela é apresentada no texto, de forma diversificada que assumem importância na construção do significado nos manuais. Para atingir o objetivo instrucional dos manuais, é essencial a manipulação paralela do aparelho ou instrumento junto à leitura. Isso facilita o aprendizado da usabilidade dos equipamentos, pois nenhum sinal ou código, seja ele visual ou não, pode ser entendido ou estudado com sucesso, se separado do equipamento.
Esperamos que as pessoas idosas possam de forma satisfatória se integrar ao mundo contemporâneo. Todo usuário, seja qual for seu grau de escolaridade, deve encontrar num manual, informações que atendam seu grau de dificuldade e nível de experiência para que possa usufruir satisfatoriamente do produto adquirido.
*A usabilidade é um conceito utilizado dentro das ciências exatas, como a Engenharia de Produção, e se refere à qualidade da interação do usuário com os produtos e os itens que o compõem como, por exemplo, manuais do usuário e softwares com aplicativos e configuração.
**Linguagem verbal: é a linguagem escrita, envolve palavras, significados escritos nos manuais. A linguagem não verbal são os símbolos, sinais, figuras, setas, desenhos etc.
Disponível em: http://www2.uol.com.br/vyaestelar/multimodal.htm Acesso em: 07 set 2013.
ATIVIDADE 2
PRODUZINDO UM MANUAL DE INSTRUÇÕES NO COMPUTADOR (WORD)
Disponível em: http://djaniratavares.com.br/estude-com-videos-aula-e-modulos-de-exercicios-online/aluno-computador/ Acesso em: 07 set. 2013.
Já que os alunos gostam e usam o tempo todo o celular, PROFESSOR, proponha a eles que, diante de seus laptops, notes ou nos computadores do Laboratório de Informática, conectados à internet, produzam um texto (gênero Manual de instrução) explicando detalhadamente todas as funções de seus celulares. Se algum aluno não tiver celular, deverá fazer a atividade em dupla ou trio.
ATIVIDADE 3
SOCIALIZANDO OS TRABALHOS
VÍDEO PARA CRIAÇÃO DE BLOGS - tutorial -
COMO CRIAR UM BLOG PASSO A PASSO - disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=ciZvHCEBJFE
Acesso em: 07 set. 2013.
Professor, acesse os sites abaixo para ver:
Aula do portal do professor:
SILVA, Bernardino Walleska e co-autoras. A multimodalidade no gênero videoclipe.
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25502 Acesso em: 07 set. 2013.
Textos:
WEISS, Jaqueline Raquel.; HAMMES, Marli Hatje. A importância da linguagem multimodal ao contexto da educação.
Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd160/linguagem-multimodal-ao-contexto-da-educacao.htm Acesso em: 08 set. 2013.
BARROS, Cláudia Graziano Paes de. Capacidades de leitura de textos multimodais. Disponível em: http://cpd1.ufmt.br/meel/arquivos/artigos/341.pdf Acesso em 08 set. 2013.
DUARTE, Viviane Martins.Textos Multimodais e Letramento. Habilidades na leitura de gráficos da folha de São Paulo por um grupo de alunos do ensino médio.
Disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/ARCO-7FVRTQ/viviane_mduarte_diss.pdf;jsessionid=
C9CBE6FD66434527FB649D0B7F3789E5?sequence=1 Acesso em: 9 set. 2013.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
30/08/2014
Quatro estrelasEssa proposta de trabalho em sala de aula é interessante, pois está condizente com a realidade dos nossos alunos.
04/11/2013
Cinco estrelasObrigada! Aula bastante interessante! Vai me ajudar com os meus alunos do CN/Ensino Médio.