29/10/2013
Anna Flávia Arruda Lanna; Mauro Mendes Braga.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Migrações, cultura e identidades |
Ensino Médio | História | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
Ensino Médio | História | Memória |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Cidadania e cultura contemporânea |
Ensino Médio | História | Poder |
O aluno poderá conhecer a política nacional de “Educação das Relações Étnico-Raciais” e compreender aspectos políticos, culturais e econômicos das atuais relações entre Brasil e os países africanos.
Não são necessários conhecimentos específicos prévios nessa unidade, considerando-se o percurso de um estudante de ensino médio.
INTRODUÇÃO
A Lei nº 10.639 de 2003 tornou obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira na educação básica. Posteriormente, ela foi regulamentada por meio da Resolução nº 1, de 17 de junho de 2004 do Conselho Nacional de Educação, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Apesar dos dez anos de existência, ainda são poucas as escolas que têm se dedicado mais detidamente a essas discussões. Considerando-se a relevância do tema, é importante colocá-lo em debate com nossos alunos.
DESENVOLVIMENTO
1ª Aula
O objetivo dessa primeira aula é analisar como a presença maciça de negros no Brasil determinou importantes elementos da cultura nacional. Para tanto, devemos colocar em discussão nossas concepções sobre a África, a começar pela homogeneidade politica e cultura que se presume desse uso terminológico. Como imenso continente, a África possui países com realidades bastante distintas, a despeito de seus aspectos comuns. O professor deve iniciar questionando os alunos sobre o que sabem sobre a África. Podem-se anotar as respostas fornecidas no quadro para que se possa colocá-las em debate. Provavelmente surgirão alguns estereótipos que os alunos terão oportunidade de trabalhar ao longo das atividades.
Em seguida o professor deve apresentar o vídeo “Breve história da cultura africana”, de aproximadamente 11 minutos de duração. Em seguida, o professor pode iniciar um debate, estimulando os alunos a pensarem a respeito de suas próprias experiências. A questão norteadora pode ser “como podemos pensar a cultura africana e afro-brasileira”?
- Link para o vídeo “Breve história da cultura africana”:
http://www.youtube.com/watch?v=RPzxt1iZGiA
2ª e 3ª Aulas
Tradicionalmente, a história da população negra foi amplamente pensada a partir dos processos de escravidão. De acordo com a “Proposta de Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação das Relações Étnico-Raciais”, essa tendência levou a predominância de uma visão que circunscreveu o negro como “mercadoria” do ponto de vista econômico, como “exóticos”, em termos culturais e como frágeis em sua capacidade propositiva e organizativa, na esfera cultural. Sendo assim, termos como objetivos nessas aulas a problematização desses aspectos. Orientaremos os alunos a pensarem as atuais relações entre Brasil e África por meio desses três aspectos: econômico, político e cultural. A partir disso, procurar-se-á discutir o papel da cultura afro-brasileira como constituinte da sociedade em que vivemos, retomando a perspectiva dessas populações com agentes históricos.
A turma será dividida em três grupos, que ficarão responsáveis pelas pesquisas. Os resultados serão apresentados na forma de um texto escrito ao professor e de um Seminário a toda turma. Os links sugeridos devem orientar o início da pesquisa, mas não restringi-la. É necessário que essas aulas ocorram em Laboratório de Informática, caso a escola não seja contemplada pelo programa UCA.
1º Grupo: Relações Econômicas Brasil – África.
Sites Sugeridos:
http://www.brasilescola.com/geografia/as-relacoes-atuais-estabelecidas-entre-Africa-brasil.htm
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1082171-artigo-as-relacoes-crescentes-entre-brasil-e-africa.shtml
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/05/130520_perdao_africa_mdb.shtml
2º Grupo: Relações Culturais Brasil – África.
Sites Sugeridos:
http://www2.uol.com.br/historiaviva/noticias/uma_historia_entre_a_africa_e_o_brasil.html
http://oglobo.globo.com/rio/religioes-africanas-merce-da-intolerancia-8471972
http://www.brasilescola.com/africa-do-sul/culinaria-africa-sul.htm
http://www1.folha.uol.com.br/fol/brasil500/comida6.htm
3º Grupo: Relações Políticas – Movimento negro e políticas afirmativas.
Sites Sugeridos:
http://www.brasilescola.com/educacao/sistema-cotas-racial.htm
http://vestibular.brasilescola.com/cotas/lei-das-cotas.htm
http://negros-no-brasil.info/mos/view/Movimento_Negro/
http://mundoafro.atarde.uol.com.br/?tag=intelectuais-negros
4ª Aula
Como atividade final, sugerimos que o professor crie um “fórum” na página do facebook, com título “As relações contemporâneas entre Brasil e África”. O fórum deve ficar aberto por um mês a partir dessa aula. O professor deve estimular a participação de toda a turma. Em sala de aula, ele convidará os alunos a acessarem a página e orientará a participação. Os alunos devem realizar ao menos quatro ou cinco contribuições semanais ao debate. Periodicamente, o professor deverá incluir questões que o impulsionem, tendo uma participação ativa, mas que privilegie a contribuição do aluno. Segue abaixo link com tutorial para a construção da página:
http://viniciuspinto.com/midias-sociais/como-criar-seu-proprio-forum-de-discussao-no-facebook/
Questões Sugeridas:
Sugestões para o professor:
- Link para o artigo “lista de discussão como estratégia de ensino-aprendizagem na pós-graduação”, que relata uma experiência educacional de uso de listas de discussão na Web:
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-32832008000400017&script=sci_arttext
- Link para o texto “Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias”, disponível no site da Escola de Comunicações e Artes da USP:
- Links:
http://www.ufrgs.br/nerint/folder/artigos/artigo40.pdf
http://educarparacrescer.abril.com.br/politica-publica/ensino-afro-brasileiro-624159.shtml
http://www.webartigos.com/artigos/a-historia-e-cultura-afro-brasileira-e-a-lei-10-639-63/12161/
Os alunos serão avaliados pela adequação conceitual das suas pesquisas, mas, sobretudo pela sua capacidade de problematização e participação nos debates e Fórum.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!