20/12/2012
Valcileni Marchiori Ayres, Edilena Santos Castelari, Vania Miguel Rangel, Marineis Carlete Ribeiro, Luciana Admiral Fonseca, Silvana Marchiori Passamani e Rosana Amélia Miranda Bitencourt
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
· Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação;
· Conhecer e produzir algumas técnicas de pinturas através de materiais diversos;
· Expressar-se através da pintura utilizando diferentes combinações de cores;
· Conhecer diferentes tecnicas de pintura;
Cores;
Formas;
Tipos de materiais gráficos;
Sentimentos,
Coordenação motora fina;
Expressões fisionômicas.
Aula 01
Roda de conversa com os alunos sobre os trabalhos que serão desenvolvidos no decorrer das aulas (Técnicas de Pintura), com apresentação dos recursos que serão utilizados nas aulas (cola, tinta guache, anilina, vela, barbante, pincel, maisena, água, lápis/borracha, lápis regente, fita crepe, cotonete, papel )
Aula 02
Arte Com Mingau - Faça um mingau utilizando, água, maisena e anilina comestível nas cores desejadas . Forre a chão com papel cenário, coloque a mistura ( mingau) em potes plásticos e distribua aleatoriamente sobre o papel onde a atividade será realizada. Leve os alunos para o local e deixe explorar livremente, pegar com a mão, passar no papel, no corpo. Incentivar as várias possibilidades de movimentos.
Arte com Mingau
Alunos da faixa etária de 0 a 1 ano
Fonte: Acervo fotografico da Creche Municipal Sinhá Rosa - Autoria: Professoras: Valcilene e Rosana
Aula 03
Desenho fantasma - Distribua papel e vela para os alunos e peça para fazer um desenho com a vela. Quando o desenho estiver pronto, espalhar anilina com um pincel por toda a superfície do desenho. A criança terá a surpresa de ver o contraste da anilina ao desenho feito anteriormente.
Desenho Fantasma
Alunos da faixa etária de 02 a 03 anos
Fonte: Acervo fotografico da Creche Municipal Sinhá Rosa - Autoria: Professoras: Vania e Edilena
Aula 04
Tinta Guache e Barbante - Entregue uma folha de papel sulfite para cada criança e peça que utilizem na horizontal. Disponibilize pedaços de barbante de diferentes tamanhos. Solicite que os alunos passem cola em toda a superfície do papel e colem os fios de barbante como desejarem, formando desenhos. Depois que a colagem estiver seca, peça que pintem todos os espaços vagos entre os barbantes.
Tinta Guache e Barbante
Alunos da Faixa etária de 02 a 03 anos
Fonte: Acervo fotográfico da Creche Municipal Sinhá Rosa - Autores: Luciana e Penha
Aula 05
Pintura com fita crepe e tinta guache - Distribuir para os alunos pedaços de fita crepe e deixe que eles colem livremente sobre a folha de papel. Depois pinte com tinta guache ou anilina nas cores desejadas os espaços que sobraram, deixe secar e retire com cuidado as fitas do papel e observe as formas e os efeitos obtidos.
Pintura com Fita Crepe e guache
Alunos da Faixa etária de 02 a 03 anos
Fonte: Acervo fotográfico da Creche Municipal Sinhá Rosa - Autores: Marineis
Aula 06
Pintura com técnica de Pontilhismo - Assistir o vídeo, http://www.youtube.com/watch?v=HOeVrhnw8rE , Distribuir aos alunos lapis borracha ou cotonete, lapis regente, pedir aos alunos para fazer um desenho, depois com a ponta do lápis/borracha ou cotonete vai carimbando a superfície do desenho até preenchê-lo completamente.
Pontilhismo
Alunos da Faixa etária de 03 a 04 anos
Fonte: Acervo fotográfico da Creche Municipal Sinhá Rosa - Autores: Silvana
Aula 07
Organize com os alunos uma exposição das etapas dos trabalhos realizados através de vídeos. Oportunizando possíveis questionamentos como: quais as técnicas que mais gostou? Quais as cores utilizadas? Quais os desenhos que formaram? ...
Para complementar a aula pode-se usar a letra da música e o vídeo Aquarela - Toquinho - http://www.youtube.com/watch?gl=BR&hl=pt&v=hhUmeN4IGr8
Como Surgiu o pontilhismo? http://arteemerson.blogspot.com.br/2010/06/pontilhismo.html
Realizar a avaliação através de observação sistemática direta da criança, agindo como mediadores de suas conquistas, considerando a diversidade de interesse e possibilidades de exploração do mundo pela criança.
Quatro estrelas 10 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
19/06/2014
Cinco estrelasMUITO BOM
29/06/2013
Quatro estrelasAMEI A ARTE DO POTILHISMO ,ESTAVA PROCURANDO ALGO E Ñ ACHEI NADA QUE TIVESSE ME INTERESSADO MAIS QUE O PONTILHISMO , AMEI PARABÉNS É ÓTIMO , ME MANDA UMAS DICAS AI PELO EMAIL .
05/06/2013
Cinco estrelasAmei sua técnica, posso copiar kskssksk bjos parabéns
20/04/2013
Cinco estrelasE sempre muito bom essas sugestões sempre e bem vindo para o nosso cotidiano em sala de aula.
26/02/2013
Cinco estrelasadorei todas as técnicas !Vou fazer com meus alunos de 6 anos !! bjus
15/02/2013
Cinco estrelasCom criatividade o processo de aprendizagem aconteçe de forma lúdica e prazerosa. Podemos e devemos nos espaços das Creches cultivar e manter esse processo ativo estimulando a criatividade, o senso crítico, a observação para que as crianças possam ter uma visão ampla do mundo que as rodeiam. Parabéns aos idealizadores e executores deste plano, que fundamentados nas orientações das DCNEI e RCNEI, brilhantemente contribuíram para o desenvolvimento de nossas crianças.
30/01/2013
Cinco estrelasMaravilhosa a sua arte interventiva. Cabe para uma educação também inclusiva.
05/01/2013
Quatro estrelasGostei das aulas aqui apresentadas, possibilita um mauior desenvolvimento cognitivo e físico das crianças.
28/12/2012
Quatro estrelasMuito boa. Ajuda a ciança ser mais criativa e estimula a sua criatividade.
21/12/2012
Cinco estrelasÉ uma aula muito interessante e atrativa, pois proporciona a criança participar efetivamente de seu processo de ensino, realizando descobertas de forma lúdica,explora a coordenação motora fina, assim como conceitos matemáticos necessários a essa faixa etária.