26/11/2009
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Conhecer a técnica aquarela.
Trabalhar com as mistura de cores.
Esta aula não necessita de conhecimentos prévios.
Leia para os alunos um texto que fale sobre a origem da técnica de pintura aquarela. Uma opção de texto está disponível no site abaixo, acesse-o.
http://www.canalkids.com.br/arte/pintura/aquarela.htm
Aprendendo a fazer aquarela
Essa primeira aula é para motivar os alunos a fazer pinturas com aquarela. Deixe os alunos explorar a técnica. Para iniciar a pintura é necessário conversar com os alunos e orientá-los a seguir os passos seguintes.
1 – Fixar o papel A4 peso 40 na mesa com fita adesiva.
2 – Pode-se usar as cores que desejar. Use copo descartável ou potes feito de garrafa pet cortada e pincel para colocar a tinta guache e água. É bom ter uma flanela para secar o pincel.
3 – Umedecer o papel com um pouco de água utilizando um pincel macio, procurando não deixar o papel encharcar. Depois molha o pincel delicadamente na tinta para não pegar muita tinta, em seguida pinta o papel com pinceladas suaves. Ao terminar colocar a pintura para secar.
O professor propõe a escrita de um texto instrucional coletivo sobre a pintura aquarela. As crianças falam e o professor registra no papel.
Para realizar essa atividade o professor deverá providenciar os seguintes materiais:
Após esse momento lúdico e criativo, orientar os alunos para realizarem suas pinturas individualmente. Deixe secar a pintura e no dia siguinte faça uma moldura com cartolina preta.
Proponha uma conversa para opotunizar a auto-avaliação. As crianças irãõ falar sobre o que acharam da técnica aquarela, da mistura das tintas e de suas dificuldades em realizar a pintura. Em seguida, pedir que cada criança fale do seu trabalho indicando o que ficou legal e o que podia melhorar.
Cinco estrelas 6 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
02/08/2011
Cinco estrelasGostei muito pois a partir desse desenvolvimento o docente pode tranquilamente, considerando a série/ano do aluno ir apresentando outros conteúdos co componente Arte
05/11/2010
Cinco estrelasAmei essas dicas de técnicas!!!! Aqui onde trabalho não tem professora especializada em artes, e por isso tenho dificuldades em encontrar diferentes maneiras de produzir artes com as crianças, onde sempre estou buscando nos sites. E essas duas técnicas são simples e fácil de fazer (pois a escola não tem material, ou tenho q dar ou os alunos). Muito 10!!! :)
19/06/2010
Cinco estrelasAchei ótima a idéia, muito bem direcionada, e eficiente.
24/03/2010
Cinco estrelasadorei!!!!!!!!
24/03/2010
Cinco estrelaso plano de aula é excelente!!!
24/03/2010
Cinco estrelaseu acho muito bom estudar no anice sou emilly ea quela escola dou nota100000 e as professoras de la sao otimas tambem alunos e diretores de la sao otimos tambem e professores de educaçao fisicas tambem sao otimos ea quadra tambem e otima estou no 2 ano passei para o 3ano nota1000000000000000000000000 para todos do anice riririririririririririrriirririririiriiririrririiriririririririirriiriiririririi riririririir rirriiirir