08/12/2009
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
• Dominar instrumentos básicos da cultura letrada, que lhes permitam melhor compreender e atuar no mundo em que vivem.
• Conhecer e valorizar a diversidade cultural brasileira, respeitar diferenças de gênero,
geração, raça e credo, fomentando atitudes de não-discriminação.
• Dominar o mecanismo e os recursos do sistema de representação escrita, compreendendo suas funções.
• Interessar-se pela leitura e escrita como fontes de informação, aprendizagem, lazer e arte.
• Identificar os recursos visuais utilizados nesses textos e compreender sua função: tipo e tamanho das letras, cores, ilustrações, tamanho do papel.
• Analisar oralmente a linguagem usada nesse texto quanto à clareza e objetividade.
• Criar e escrever uma tirinha considerando o tipo de mensagem que se quer transmitir, o tipo de linguagem e apresentação visual adequada.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
- O professor, através das tirinhas, poderá introduzir a leitura de Histórias em Quadrinhos - HQ, nas suas especificidades: ordem na leitura, balões, linguagem, etc.
- O professor deverá mostrar algumas revistas de HQ. Durante um tempo, os alunos também poderão trazer, para a sala, revistas HQ e observarem como é apresentado o texto. Chamar a atenção para a forma de se escrever dentro de balões; as ilustrações; as onomatopéias.
As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa com cartazes: Balões de Histórias em Quadrinhos e Histórias - Tirinhas.
1º Passo: Balões Quem conhece quando é usado cada um deles?
Apresentação em cartaz ou individual para cada aluno.
http://wiki.laptop.org/go/Atividade:_Bal%C3%B5es_em_HQ
2º Passo: Dividir a sala em 6 grupos e colocar uma tirinha para cada grupo ler e interpretar, discutindo entre os membros de grupo, o que entenderam da tirinha.
1º grupo:
http://www.monica.com.br/comics/tirinhas/tira3.htm
2º Grupo
http://www.monica.com.br/comics/tirinhas/tira4.htm
3º Grupo
http://www.monica.com.br/comics/tirinhas/tira13.htm
4º grupo
http://www.monica.com.br/comics/tirinhas/tira19.htm
5º grupo
http://www.monica.com.br/comics/tirinhas/tira27.htm
6ª aula
INFORMAÇÕES PARA O PROFESSOR:
“Nas histórias em quadrinhos é possível fazer sugestões de emoções, a criança se sente imersa no conteúdo, o que pode estimular o seu processo de aprendizagem. Ao ler matérias sobre disciplinas difíceis, como Matemática ou Física, algumas pessoas não compreendem o conteúdo, isso porque aquelas informações não significam nada para a vida delas; o quadrinho causa envolvimento. “Usando imagens e textos, as pessoas têm mais recursos para captar as informações. O diferencial das histórias de quadrinhos é que as pessoas não se sentem obrigadas a aprender quando estão lendo um material do tipo; o nosso cérebro não cria dificuldades, na verdade, cria um interesse em saber o final da história. “O quadrinho é um meio de criar leitores e direcionar a outras alternativas.” Professor Mauro César Bandeira, Artes Plásticas. Universidade de Brasília.
Livro incentiva a utilização HQs na educação - Tais Bahov
Publicado pelo portal da USP 04/10/2004
”Aprender a gramática da língua portuguesa por meio de Histórias em Quadrinhos (HQs) é apenas uma das possibilidades propostas no livro Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. As vantagens na utilização desde tipo de recurso didático são o baixo custo de aquisição dos gibis, a fácil localização deste material e a familiarização dos estudantes com este meio de comunicação. A combinação de imagens, onomatopéias e texto atrai a atenção dos estudantes e estimula o estudo e o conhecimento.
http://www2.usp.br/canalacontece/artigo.php?id=1749
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.
O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!