03/01/2012
Fernando Celso Villar Marinho, Daniella Assemany da Guia
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática | Proporcionalidade e Equivalência |
Identificar figuras semelhantes e comparar suas medidas através da proporcionalidade.
Operar com números racionais.
Conceitos de proporcionalidade.
O objetivo dessa aula é aplicar os conceitos de proporcionalidade, para induzir de forma experimental a descoberta das condições para que duas figuras sejam semelhantes.
Sugerimos que o professor inicie a aula abordando o tema sobre ampliação/redução de fotos.
Nota: As atividades propostas são mais bem compreendidas se cada aluno tiver a sua própria folha com as atividades e, desse modo, fazer medições com o uso de uma régua.
Para distribuir a folha de atividades, tire cópias para os alunos acessando o link:
Atividade 1.
Observe as fotos 1 e 2.
Comentário: Foto do Labirinto Verde, localizado na Praça da República em Nova Petrópolis, Serra Gaúcha, RS. O Labirinto é feito com ciprestes cuidadosamente cortados em forma de "cerca viva". As plantas formam as paredes que desenham o seu traçado.
Existem “semelhanças” entre as duas fotos?
Professor, promova uma discussão sobre o assunto e sugira as medições do comprimento e da largura das fotos.
Peça que os alunos verifiquem se essas medidas são proporcionais:
Após a turma perceber que as fotos têm a mesma forma e que diferem apenas pelo tamanho, introduza então o conceito de semelhança de figuras:
Figuras semelhantes são aquelas que têm a mesma forma e tamanhos diferentes.
Atividade 2.
Observe as “molduras de quadro” das figuras 1 e 2 e diga se são semelhantes. Justifique a sua resposta.
Proponha o completamento da tabela.
Espera-se que, nessa situação, os alunos percebam, sem a necessidade de verificar se as grandezas são proporcionais, que as figuras não são semelhantes.
Caso contrário, peça para calcularem as razões:
E registrarem que:
Justificativa: As molduras representam dois quadriláteros retângulos (figuras de mesma forma), mas as razões entre os comprimentos e as larguras não são iguais.
Atividade 3.
Observe os pares de figuras nos itens abaixo e diga se são semelhantes. Justifique a sua resposta.
a)
b)
Respostas:
a) As figuras são semelhantes (razões dos segmentos iguais a 1,5).
b) As figuras não são semelhantes:
Sugestão: Utilize a atividade do portal com os seus alunos.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9534/207/index2.html
Link para a folha de atividades.
A avaliação do aluno pode ser feita levando em consideração:
– participação em aula
– resolução das atividades em aula
– trabalhos em grupo ou individuais
Três estrelas 5 classificações
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26/03/2012
Três estrelasAchei muito criativa, vou ateh aplicar para os meus alunos.
26/03/2012
Quatro estrelasEsta aula para mim muito interessante, me traz recurso para futuras aulas que irei aplicar.
21/03/2012
Quatro estrelasAula de uma grande grandeza matematica logica.
17/02/2012
Três estrelasMas e se a largura for igual a ''x''?
09/10/2011
Cinco estrelasÒtima aula