10/12/2009
SANTOS - SP THEREZINHA DE JESUS SIQUEIRA PIMENTEL UNID MUN DE EDUCACAO
SIMONE DE SOUZA SILVA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Espera-se que o aluno possa apreender, compreender e interpretar, tanto a linguagem visual, quanto a verbal.
Espera-se também, que eles sejam capazes de produzir sua própria HQ.
O professor deverá trabalhar antecipadamente as figuras de linguagem e os gêneros textuais.
Metodologia:
O Laptop será ligado à televisão, onde será passado um Power-Point sobre a linguagem dos quadrinhos, tipos de balões, onomatopéias, entre outras coisas;
No Laboratório de Informática, os alunos irão pesquisar tirinhas da Turma da Mônica;
Alguns gibis da Turma da Mônica serão distribuídos aos alunos para leitura em sala de aula;
A partir daí, os alunos farão produções textuais sobre as histórias lidas;
Como última atividade, os alunos farão suas próprias HQs.
Ação Didática:
Primeiro Momento – será explicado através de Power-Point como é uma história em quadrinhos, tipos de balões, onomatopéias
Segundo Momento – os alunos pesquisarão na Internet tirinhas contendo histórias da Turma da Mônica, Calvin, entre outros. Na sala de aula, serão disponibilizados para leitura, gibis da Turma da Mônica.
Terceiro Momento – os alunos farão suas próprias produções em sala de aula em folhas de sulfite e no Laboratório de Informática através do site http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/
Quarto momento – será feita uma exposição com os trabalhos.
Acesso pela Internet ao site do NIED onde os alunos poderão produzir algumas histórias em quadrinhos.
Site:
Participação e envolvimento com o projeto;
Produção textual;
Produção da HQ.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Quatro estrelasMuito boa aula! Os alunos gostam muito deste gênero textual - "história em quadrinhos"; assim além de termos a pré-disposição deles para a aprendizagem, podemos planejar e trabalhar conteúdos diversos.