14/12/2009
Andréa Vassalo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Reconhecer o próprio nome e o dos colegas.
Identificar a letra inicial de seu próprio nome, assim como a quantidade de letras que o primeiro nome possui.
Estar inserido no processo de alfabetização.
1) Iniciar a aula apresentando a música:
Todas as coisas têm nome,
Casa, janela e jardim.
Coisas não têm sobrenome,
Mas a gente sim.
Todas as flores têm nome:
Rosa, camélia e jasmim.
Flores não têm sobrenome,
Mas a gente sim.
O Jô é Soares, Caetano é Veloso,
O Ary foi Barroso também.
Entre os que são Jorge
Tem um Jorge Amado
E um outro que é o Jorge Ben.
Quem tem apelido,
Dedé, Zacharias, Mussum e a Fafá de Belém.
Tem sempre um nome e depois do nome
Tem sobrenome também.
Todo brinquedo tem nome:
Bola, boneca e patins.
Brinquedos não têm sobrenome,
Mas a gente sim.
Coisas gostosas têm nome:
Bolo, mingau e pudim.
Doces não têm sobrenome,
Mas a gente sim.
Renato é Aragão, o que faz confusão,
Carlitos é o Charles Chaplin.
E tem o Vinícius, que era de Moraes,
E o Tom Brasileiro é Jobim.
Quem tem apelido, Zico, Maguila, Xuxa,
Pelé e He-man.
Tem sempre um nome e depois do nome
Tem sobrenome também.
Essa música faz parte do álbum Canção de Todas as Crianças, de Toquinho.
Capa do CD disponível em:
http://vagalume.uol.com.br/toquinho/discografia/cancao-de-todas-as-criancas.html
ou
http://static4.vagalume.uol.com.br/toquinho/discografia/cancao-de-todas-as-criancas.jpg
2) Após ouvir a música, a professora perguntará sobre o tema presente na música.
Repetir a música para que os alunos possam aprendê-la.
Refletir sobre a diferença entre os nomes das pessoas e os nomes de outros seres e coisas.
3) Pedir, então, que cada criança fale o seu nome.
À medida que as crianças forem se apresentando, a professora poderá colocar o crachá nela.
Quando todas as crianças estiverem com os crachás, a professora pedirá que cada um leia a letra inicial que estará destacada em outra cor.
Os alunos, então, poderão formar grupos de acordo com a letra inicial de seu nome. Pode-se, também, questionar acerca do número de letras que há no primeiro nome de cada um. Perguntar qual é o nome maior e qual é o nome menor.
Nos grupinhos, os alunos copiarão o seu nome com letra palito e poderão fazer o seu auto-retrato, que será posteriormente apresentado à turma.
Depois de terminada a apresentação dos trabalhos, os alunos deverão pendurar os seus trabalhos no varal, identificando o pregador no qual está escrito o seu próprio nome.
4) Num outro momento entregar um alfabeto móvel e pedir para montarem o seu nome. Quem tiver dificuldade poderá recorrer ao crachá. Após a montagem do nome, realizar um "bingo" com as letras do alfabeto. Vencerá o aluno que preencher as letras de seu nome primeiro.
Sugestão: O professor poderá distribuir fichinhas para as crianças irem marcando as letras.
Observar como foi a participação dos alunos no decorrer do trabalho, assim como se os alunos foram capazes de colocar seus trabalhos no pregador com seu nome respectivo.
Observar se os alunos foram capazes de identificar a letra inicial de seu nome, bem como a dos colegas que têm o nome iniciado com a mesma letra.
Verificar se os alunos fizeram a contagem correta das letras de seu nome.
Avaliar se foram capazes de reconhecer as letras de seu nome durante a realização do bingo.
Quatro estrelas 8 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
02/03/2013
Cinco estrelasGostei muito dessa aula ,pois a partir dela a minha imaginação foi despertada e criei o bingo do alfabeto onde o vencedor será aquele que peencher toda a cartela com 26 espaço na sua devida ordem.Valeu um abraço.
22/09/2010
Cinco estrelasEu trabalho com essa música e realmente é espetacular. Parabéns pela forma de trabalhar, ensinando atraves de algo tão importante como o nome.
15/09/2010
Cinco estrelasSou pedagoga, atuo na Secretaria Municipal de Educação - município de Araçuaí - MG. Acompanho o trabalho com salas multisseriadas e percebo pela aula acima; a segurança profissional da educadora. Desde já, parabenizo-a, pois a sequência didática oferecida na aula apresentada é um forte instrumento para superação das dificuldades de aprendizagem dos alunos. Em se tratando de alfabetização as estratégias e recursos usados, como: música, crachá e bingo são excelentes. Parabéns!
05/07/2010
Quatro estrelasMuito importante a construção da Leitura e Escrita utilizando-se o contexto dos nomes de alunos em sala de aula!!! Boa sugestão...
29/05/2010
Cinco estrelasVou utilizar a sua idéia na minha primeira aula. Sou professora de Português, mas sinceramente não tenho os instrumentos para ensinar a alfabetizar. Vejo muitas crianças brasileiras que não sabem o Português a começar pela minha própria filha. Estou, de certo modo, desesperada com esta situação e resolvi tentar ajudar estas crianças. Obrigada pelas informações!
13/04/2010
Cinco estrelasMuito interessante amei a aula!
01/04/2010
Quatro estrelasótima aula! adorei a sugestão.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente aula!