21/01/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Tânia Aretuza Ambrizi Gebara
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
• Ampliar a consciência de rimas e terminações de palavras através da música.
• A partir de textos conhecidos e memorizados, localizar palavras no texto em inícios e finais de frases, em em músicas nas estrofes.
• Aprimorar a escrita alfabética.
• Crianças que já estejam em fase de sistematização e consolidação da base alfabética
• Crianças que estejam iniciando a produção de uma escrita alfabética.
Professor (a), você pode iniciar a atividade conversando com as crianças sobre o que elas sabem sobre circo. Pergunte se já foram a um circo, se gostaram e do que mais gostaram no circo.
Depois você poderá exibir às crianças o filme dos Trapalhões “Os Saltimbancos”. Caso não seja possível exibir o filme, você poderá exibir o vídeo do clip da música “Piruetas” (ver Recursos educacionais adicionados a aula).
Converse com as crianças sobre o filme. Peça a elas que comparem suas experiências pessoais com o circo e as coisas que acontecem no circo do filme.
Você pode pedir a elas que façam o registro desta atividade em uma folha. Elas podem fazer um desenho e escreverem palavras que elas relacionam com o tema circo.
Agora vocês podem cantar a música “Piruetas”. Se for possível, você pode ampliar a letra da música, talvez em tamanho A3. Ela é um pouco longa e talvez seja interessante ajudar as crianças a memorizarem somente as primeiras partes da música.
Agora para sistematizar o trabalho, vocês podem fazer uma pequena atividade com a letra da música.
Você pode corrigir a atividade no quadro chamando a atenção das crianças para a escrita correta das palavras e fazê-lo, cantando juntos a música.
Para finalizar, vocês podem fazer uma “Invasão de Palhaços”. Observe a atividade no Portal do Professor:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13821
• Aparelho de DVD e televisão ou laboratório de informática com acesso a internet.
• http://www.youtube.com/watch?v=A85lIztoKAc
(link para o vídeo da música: Piruetas – Chico Buarque)
• Filme/DVD:
Título Original: Os Saltimbancos Trapalhões
País de Origem: Brasil
Gênero: Infantil / Comédia
Classificação etária: Livre
Tempo de Duração: 100 minutos
Ano de Lançamento: 1981
Estúdio/Distrib.: Europa Filmes
Direção: J.B. Tanko
• CD Os Saltimbancos Trapalhões - Chico Buarque e aparelho de som;
Sobre a discussão a cerca do tema circo, analise a argumentação e organização das idéias.
Observe como as crianças processam a ideia de rimas e localização no texto, fazendo observações individuais durante o trabalho com a música.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!