19/04/2010
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Educando e o lugar de vivência |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cidadania e participação |
- Conhecer os vários documentos de identificação pessoal e suas utilidades (certidão de nascimento, RG, título de eleitor etc.).
- Conhecer alguns direitos sociais garantidos pela Constituição e relacioná-los com suas vivências e acontecimentos da atualidade (direito à educação, à saúde, à vida digna).
Os alunos, para a resolução das atividades desta aula, precisam diferenciar letras, de números, de outras formas gráficas.
As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;
- trabalho em dupla;
- texto impresso
Desenvolvimento
1º passo:
- A aula poderá ser iniciada com a distribuição de modelos de documentos pessoais para duplas de alunos. Sugere-se que o professor faça cópias de imagens de documentos pessoais como CPF, RG, CERTIDÃO DE NASCIMENTO, CERTIDÃO DE CASAMENTO, TÍTULO DE ELEITOR e CARTEIRA PROFISSIONAL (ver imagens anexas em recursos educacionais).
- Nesta primeira atividade, os alunos deverão apenas localizar os documentos que possuem e os que ainda não possuem. - Posteriormente, os alunos terão que nomear todos os documentos, isto é, informar qual dos documentos é o RG, CPF, TÍTULO DE ELEITOR, etc.
2º passo:
- Sugere-se que o professor solicite aos alunos que consultem seus documentos pessoais, em específico o RG para identificarem alguns aspectos de seu conteúdo. Sendo assim, os alunos poderão preencher uma ficha na qual eles tentaram identificar em seus RG’s as seguintes informações:
Número do registro geral (pode conter dígitos, letras): ___________________________
Data de expedição: _______________________________________________________
Nome do portador: _______________________________________________________
Filiação (nome do pai seguido pelo da mãe): ___________________________________
Naturalidade (cidade e estado onde o portador nasceu segundo o documento fornecido): _______________________________________________________________________
Data de nascimento: ______________________________________________________
Doc. origem (documento que deu origem ao registro geral): _______________________
- O professor poderá realizar a mesma atividade com os outros documentos pessoais como o CPF, CARTEIRA PROFISSIONAL, TÍTULO DE ELEITOR, etc.
3º passo:
- O professor poderá propor aos alunos um preenchimento de uma tabela para verificar os dados que assemelham-se ou diferencem-se dos documentos analisados. Na tabela constará os seguintes itens: Escrita (Se há nome do portador, filiação, naturalidade) Números (Se há datas ou número de registro) Símbolos
4º passo:
- O professor poderá propor, nesse momento, que os alunos relatem situações do seu cotidiano em que fizeram uso desses documentos.
- É interessante que o professor coloque para os alunos a seguinte situação: José da Silva foi fazer uma compra em uma loja e ao solicitar que a mesma fosse paga através do crediário, deparou com a negativa da loja porque, segundo o gerente, o nome dele estava no SERVIÇO DE PROTEÇÃO DE CRÉDITO, ou seja, o já havia uma compra nesse nome que não havia sido paga. Vamos ajudar o José a provar que ele não tinha seu nome no SPC? - Para resolver a situação acima, o professor deverá discutir com os alunos quais os documentos e os dados de cada um que poderiam ajudar a esse José da Silva provar que não era o devedor da conta. Para isso, a consulta aos documentos pessoais e identificação dos dados se faz novamente necessário.
- Imagem CPF: http://guiadicas.net/fotos/2009/03/como-tirar-e-recadastrar-o-cpf.jpg -
- Imagem RG: http://meurg.zip.net/images/RG2.JPG
- Imagem Certidão de Nascimento: http://www.nalei.com.br/blog/wp-content/uploads/2008/07/certidao.jpg
- Imagem Certidão de Casamento: http://www.lusvarghi.com/Documentos/doc006.jpg
- Imagem Título de Eleitor: http://www.tremg.gov.br/portal/website/servicos_eleitor/titulo_eleitor/imagens/titulo_frente_verso.jpg
- Imagem Carteira Profissional: http://www.ehosped.com/vilanoticia/img/noticias/18/legislacao75b-carteira-de-trabalho-g.jpg
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. Alguns alunos das classes populares podem desconhecer alguns documentos pessoais ou até não tê-los mesmo na fase adulta. Esta aula traz a possibilidade de informar aos alunos os conteúdos desses documentos e a função social dos mesmos. O professor precisará avaliar se os alunos conseguiram compreender o que significa cada um desses documentos, se aprenderam em que situação usar cada um deles e conseguiram ler e entender as informações contidas neles.
Quatro estrelas 3 classificações
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21/05/2015
Cinco estrelasÓtima aula.
23/03/2013
Quatro estrelasficou uma aula muito bem planejada, pois trabalha a aquisão do conhecimento sobre documentos dos alunos, expoe a importancia de te-los e de entendelos.
26/05/2010
Quatro estrelasShow de bola