04/05/2010
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
- Perceber o uso da ordem alfabética no dia a dia.
- Utilizar a ordem alfabética na organização de diferentes listas.
- Facilitar a busca de palavras ou informações em dicionários, enciclopédias, catálogos, etc.
Conhecer as letras do alfabeto.
Material:
- Cartelas de papel ofício para o jogo de adedanha.
- Agendas de telefones para os alunos.
-Materiais diversos para serem organizados: CDS, DVDS, livros, gibis...
1ª atividade:
Jogo de adedanha
As crianças devem estar organizadas em duplas e recitam juntas a palavra: A-DE-DA-NHA!
No final da última sílaba devem colocar na sua frente a quantidade de dedos (de apenas 1 das mãos) que desejam. Neste momento conta-se quantos dedos há e cada dedo representa uma letra do alfabeto.
Cada criança deve escrever na tabela palavras que comecem com a letra sorteada. E deve também registrar a soma dos pontos feitos por cada palavra acertada. Um ponto para cada palavra.
Nome da dupla: _____________________ e ______________________________
LETRA |
NOME |
FRUTA |
OBJETO |
ANIMAL |
TOTAL DE PONTOS |
B |
|
|
|
|
|
Y |
|
|
|
|
|
D |
|
|
|
|
|
Professor, comente com os alunos que as letras k,w e y pertencem ao nosso alfabeto, mas são usadas para escrever nomes próprios e comuns de língua estrangeira e certas abreviaturas, como, por exemplo, Km, Kg.
Faça uma pesquisa com os alunos e registre no caderno.
Vocês conhecem alguma coisa que é organizada em ordem alfabética?
Depois do levantamento de ideias, procure pela escola ou peça para trazerem de casa o material citado e organize uma exposição no fundo da sala.
Ex: Lista telefônica; guias de ruas e viagem; dicionários; enciclopédias; catálogos de livros; etc.
2ª atividade:
Confeccione uma agenda pessoal com a turma. Para isso, cada aluno deve receber uma folha de rascunho, onde vai anotar o nome completo do colega, telefone de casa e celular, e-mail e data de aniversário. Proponha que circulem, livremente, pela sala e recolham as informações.
NOME |
TELEFONES |
|
ANIVERSÁRIO |
|
casa: celular: |
|
|
|
casa: celular: |
|
|
|
casa: celular: |
|
|
Logo depois, organize com a turma como vão escrever cada informação, pois os nomes estão embaralhados e precisam ser organizados em ordem alfabética. Aproveite para ouvir as soluções propostas pelos alunos ou questione-os, exemplo :
1- Se tivesse na classe mais de um colega com nome que se inicia com uma mesma letra, como, por exemplo: Barbara, Bianca e Beatriz. Qual nome deveria vir escrito na agenda primeiro?
2- E se as duas primeiras letras fossem iguais, como em Ana, André e Antônio? Qual nome escreveria primeiro?
3- E se fossem estes nomes João Vitor Mendes e João Vitor da Silva. Qual deles escreveria primeiro?
Organize junto com as crianças um texto coletivo sobre as conclusões feitas.
Ex: Quando organizamos uma lista em ordem alfabética e a primeira letra de mais de uma palavra é igual, devemos olhar para a segunda e assim por diante.
3ª atividade:
Jogo: Quem procura, acha!
Divida a turma em grupos de 4 ou 5 componentes para descobrirem os nomes pedidos. Cada equipe irá receber três listas ( Lista de ruas,lista de títulos de livros e lista de animais) ao sinal do professor devem procurar o nome sorteado. Uma lista deve estar em ordem alfabética e as outras fora de ordem. O jogo termina quando uma das equipes tiver encontrado 5 nomes.
Por último pergunte aos alunos o que acharam do jogo e qual foi a lista mais fácil de encontrar as informações pedidas. Por quê?
Avalie através das respostas dadas pelos alunos:
Se entenderam a utilidade e o uso da ordem alfabética no dia a dia;
Se conseguiram organizar a agenda pessoal em ordem alfabética;
Se participaram ativamente dos jogos propostos.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
02/02/2012
Cinco estrelasHoje é meu 2º dia de aula com uma turma de 24 alunos do 4º ano do ensino fundamental I em uma escola municipal. Sei da importância do lúdico e adorei sua idéia! Já estou imaginando a turma aprendendo de maneira prazeirosa.