23/02/2011
Mary Grace Martins (coordenação)
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Conhecer o conceito “bullying” e suas conseqüências no dia a dia escolar; Fazer levantamento do perfil da escola em relação ao “bullying”; Criar mecanismos na escola para combate ao “bullying”; Debater sobre a diversidade e o direito de expressão.
Levantar sobre o que os alunos conhecem sobre o termo “bullying” .
Orientações didáticas
O clima do ambiente escolar auxilia o desenvolvimento das atividades, em contrapartida, uma escola em que o respeito à diversidade está ameaçado, há casos de violência desde física até verbal entre os alunos cabe uma medida que envolva a comunidade escolar num debate mais amplo das conseqüências destas atitudes na vida dos alunos. E na busca de alternativas que preservem a diversidade, a solidariedade e o respeito as idiossincrasias dos alunos.
A proposta parte de uma animação e sugere uma campanha pelo respeito aos colegas. Há várias sugestões de como a Internet pode disponibilizar materiais que norteiem a discussão na escola. Bom Trabalho!
Conceito: Bullying é uma violência continuada, física ou mental, praticada por um indivíduo ou grupo, diretamente contra um outro indivíduo que não é capaz de se defender por si só, na situação atual.
Seqüência Didática
Assista ao filme Lalá , a menina dos cabelos cor-de cenoura disponível no Portal do Professor.
Lalá: a menina dos cabelos cor de cenoura
Após a exibição do filme, abra um debate com as seguintes perguntas orientadoras:
Qual é o tema central do filme?
O que tornava Lalá diferente?
Como ela se sentia?
A intervenção da professora foi positiva, por quê?
Você já ouviu falar em “Bullying”?
Atividade de pesquisa:
Peça para os alunos pesquisarem o termo na Internet, através de um buscador, como por exemplo: www.google.com.br . Cada aluno deverá elaborar um texto de opinião sobre o tema.
Peça que os alunos troquem os textos entre si, para socializar a atividade de pesquisa.
Estimule o debate sobre os diferentes pontos de vista.
Em Seguida assista a reportagem sobre Bullying disponível no Youtube.
http://www.youtube.com/watch?gl=BR&hl=pt&v=mGbmqdGeokM
Estabeleça um paralelo com uma reportagem atual sobre o Massacre em uma escola alemã sobre um adolescente de 17 anos que assassina 15 pessoas e depois se mata a seguir.
Tim Kretschmer e a arma que usou.
Abra espaço para os alunos se posicionarem sobre o fato em questão.
Apresente aos alunos uma apresentação em PowerPoint sobre o tema, que está disponível no site http://www.observatoriodainfancia.com.br/rubrique.php3?id_rubrique=19
O site ainda apresenta uma série de materiais que podem auxiliar tanto professor como aluno informarem-se sobre o tema.
Convide os alunos a iniciarem uma campanha Pró-respeito entre os estudantes.
Eles podem pedir que cada aluno da escola responda um questionário para identificar o nível de bullying na unidade.
Oriente aos alunos para explicarem o que é Bullying em cada classe e o objetivo da campanha, e que não necessidade de identificação do colega.
Peça para os alunos tabularem as respostas de toda escola em planilha Excel e o recurso de gráficos para compartilhar as informações com a escola.
Há uma cartilha para o professor sobre Bulling que pode auxiliar no processo de tomada de decisão mediante os resultados da escola.
E a escola pode aderir ao Programa de Redução do Comportamento Agressivo entre estudantes no site http://www.bullying.com.br/ há o passo a passo para a escola aderir a essa campanha.
Os alunos podem convidar palestrantes para conversar com pais e responsáveis.
E criarem um fórum de debate com os representantes de classe sobre os encaminhamentos necessários durante o ano.
Divida a classe em grupos e responsabilize cada um deles pela a continuidade da campanha, por exemplo:
Grupo1- responsável por um painel sobre o tema;
Grupo 2- Coordenar o fórum de representantes de alunos;
Grupo3- Coordenar o debate entre a comunidade;
Grupo 4- Fazer seções de cinema sobre o tema e convidar um professor para mediar o debate.
Grupo 5- Aplicar ocasionalmente o questionário e tabular os dados para identificar se a campanha está dando resultados.
Nome | Tipo |
---|---|
Lalá: a menina dos cabelos cor de cenoura | Animação/simulação |
http://www.childsafetyaustralia.com.au/children/bullying/bullying.htm Este site está em Inglês, mas vale uma parceria com o professor de Inglês, pois ele explica de forma bem didática o bullying.
http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/seja-bem-vindo-423403.shtml
Cinco estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
20/03/2013
Cinco estrelasminha opinião, gostei ótima aula(excelente)
11/02/2012
Cinco estrelasMuito interessante e relevante
20/08/2011
Cinco estrelasAdorei a aula. Hoje está mais divulgada as agressões feitas por colegas que se acham o máximo e que acabam prejudicando o aprendizado de quem sofre esses transtornos físicos e psicológicos. Parabéns pela excelente aula.
06/03/2011
Cinco estrelasParabéns, está excelente o seu trabalho