25/04/2009
Mary Grace Martins (orientação)
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
A maioria dos professores aprendeu o uso da pontuação através de regras gramaticais apenas, fora do contexto de produção textual, e hoje tem como desafio tornar a aprendizagem de seus alunos mais significativa.
Provoque seus alunos a pensar sobre os usos da pontuação!
Apresente o vídeo Sinais de pontuação disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11593/videomaiseducacaosinaisdepontuacao.mpg
Organize trios e proponha o seguinte desafio aos alunos: pontuar o texto escrito pelo “ homem rico, prestes a morrer”:
deixo meus bens à minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do alfaiate nada dou aos pobres
Peça que os grupos apresentem suas formas de pontuação, comparando os resultados. Em seguida apresente o seguinte texto para a turma:
“Um homem rico estava muito mal. Pediu papel e pena. Escreveu assim:
Deixo meus bens à minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do alfaiate nada dou aos pobres.
Morreu antes de fazer a pontuação. A quem deixava ele a fortuna? Eram quatro os possíveis contemplados.
1) O sobrinho fez a seguinte pontuação:
Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do alfaiate. Nada dou aos pobres.
2) A irmã chegou em seguida. Pontuou assim o escrito:
Deixo meus bens à minha irmã. Não a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do alfaiate. Nada dou aos pobres.
3) O alfaiate pediu cópia do original. Puxou a brasa pra sardinha dele:
Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do alfaiate. Nada dou aos pobres.
4) Aí, chegaram os descamisados da cidade. Um deles, sabido, fez esta interpretação:
Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do alfaiate? Nada! Dou aos pobres.
Assim é a vida. Nós é que colocamos a pontuação. E isso faz a diferença.”
(autor desconhecido)
Organize uma leitura compartilhada, com alunos diferentes interpretando cada pontuação. Discuta o efeito da pontuação em cada uma das situações e a questão do uso segundo a intencionalidade.
Peça que, em grupos, produzam um conto atentando para o uso que fazem, intencionalmente, da pontuação. Os grupos devem ler suas produções para a turma. Escolham um dos contos para observarem a pontuação utilizada. Para isso, compartilhem o texto usando um computador e um projetor multimídia ou ainda, um retroprojetor com o texto em transparência. Provoque a turma pensar sobre a pontuação utilizada e quais outras formas poderiam usar.
Peça que leiam "O Conto da Ilha Desconhecida", de José Saramago, disponível em http://www.releituras.com/jsaramago_menu.asp
Provoque uma discussão entre os alunos sobre a pontuação usada pelo autor. Pergunte que elementos do texto indicam que se trata de um diálogo. Promova uma leitura compartilhada e provoque reflexões sobre as normas gramaticais e a transgressão para efeito estilístico.
Incentive que os alunos, ao produzirem textos para uso social (publicação em blogs, história em quadrinhos, livro produzido pela turma) organizem-se em duplas de modo que um aluno ajude o outro a rever questões de pontuação.
Ao término das produções e do apoio compartihado entre as duplas, peça que relatem as descobertas: "Quais foram as suas contribuições ao seu colega? Quais foram as contribuições que você recebeu? O que foi possível aprender?"
Nome | Tipo |
---|---|
Sinais de pontuação | Vídeo |
Quatro estrelas 6 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
05/03/2014
Cinco estrelasAula muito bem elaborada, muito proveitosa, copiando a sugestão. Valeu!
01/05/2011
Quatro estrelaseu gostei .!!!!!!!
27/05/2010
Quatro estrelasGostei muito da aula, entretanto achei o vídeo sobre sinais de pontuação muito pobre. Deveria ser explorado mais coisas.
16/04/2010
Cinco estrelasNossa amei esta aula, vou aplicar para minhas turmas. EXCELENTE e parabéns. Abraços! Nemísia- Beberibe- CE
07/04/2010
Cinco estrelasNossa!!! amei essa aula,e é justamente o que estou trabalhando com minha turma,nota 100000000000000!!!!!
24/03/2010
Cinco estrelasGostei, prova que pontuação vai além de simples pausas...
24/03/2010
Sem estrelasEsta aula parece ser muito interessante.