19/05/2010
Cláudia Regina M. G. Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Conhecimentos básicos do corpo humano e já ter iniciado o estudo do sistema endócrino.
Estratégias utilizadas:
Atividade 1
Professor/a o objetivo dessa atividade é explicar aos alunos a respeito de algumas mudanças que estão ocorrendo em seu corpo. Essa aula, também é um bom momento para os/as adolescentes refletirem sobre mudanças bruscas que ocorrem não só no seu corpo, mas em seu comportamento e principalmente em suas ações.
Procedimentos:
Atividade 2
Para complementar a explicação do professor na atividade 1, o professor poderá utilizar o seguinte vídeo: "As mudanças no corpo", disponível no link: http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL694986-15607-156,00.html - Acessado em 12/05/2010. O vídeo aborda de maneira simples algumas mudanças no corpo que ocorrem na fase da adolescência.
Esta atividade tem como função estabelecer um maior esclarecimento das mudanças que ocorrem nesta fase, bem como relacionar as mudanças bruscas como uma importância condição do ser humano para chegar a fase adulta.
Atividade 3
O professor deverá entregar para os alunos a letra da música “O xote das meninas”, composição de Luiz Gonzaga e Zé Dantas, para que acompanhem a letra e cantem juntamente com a música que será disponibilizada pelo professor. Esta atividade visa promover nos estudantes, uma forma diferente de discutir as modificações que ocorrem no organismo da menina quando ela inicia a fase da adolescência.
Estratégias utilizadas:
A música pode ser encontrada nas seguintes referências:
O Xote Das Meninas
Composição: Luiz Gonzaga / Zé Dantas
Mandacaru
Quando fulora na seca
É o siná que a chuva chega
No sertão
Toda menina que enjôa
Da boneca
É siná que o amor
Já chegou no coração...
Meia comprida
Não quer mais sapato baixo
Vestido bem cintado
Não quer mais vestir chitão...
Ela só quer
Só pensa em namorar
Ela só quer
Só pensa em namorar...
De manhã cedo já tá pintada
Só vive suspirando
Sonhando acordada
O pai leva ao dotô
A filha adoentada
Não come, nem estuda
Não dorme, não quer nada...
Ela só quer
Só pensa em namorar
Ela só quer
Só pensa em namorar...
Mas o dotô nem examina
Chamando o pai do lado Lhe diz logo em surdina
Que o mal é da idade
Que prá tal menina
Não tem um só remédio
Em toda medicina...
Ela só quer
Só pensa em namorar
Ela só quer
Só pensa em namorar...
(Repetir a letra)
ATIVIDADES PROPOSTAS PARA OS ALUNOS
4. Para encerrar a aula, cada aluno deve fazer um breve comentário da relação existente entre a música “O xote das meninas” com o conteúdo de Ciências - Sistema Endócrino.
Link: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/multimedia/adolescente/principal.htm
Livro: Manual teen - Autora: Silvana Martani
Livro: Uma viagem pela puberdade e adolescência - Autora: Silvana Martani
Livro: Seja feliz também naqueles dias - Autora: Chantal Brissac
Livro: Diário de um banana - Autor: Jeff Kinney
A avaliação do conteúdo poderá ser realizada de maneira processual, ao longo das aulas e de cada atividade desenvolvida. Serão utilizados os registros e as discussões sobre as situações apresentadas, bem como as paródias que os alunos irão apresentar em sala para a avaliação.O professor deve propor uma avaliação em conjunto com a turma, pois assim, os alunos poderão desenvolver senso crítico.
Três estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
23/11/2012
Três estrelasGostei, Fiz na minha aula e deu certo.