25/06/2010
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Estrutura básica da narrativa.
Aula 01 (50 minutos)
Mitos são narrativas de caráter popular ou religioso que têm por objetivo a explicação de fatos e fenômenos para os quais não há uma explicação lógica. Expressam o modo como o homem vê o mundo e a realidade, de acordo com determinada cultura. Na mitologia grega, os heróis eram semi-deuses – filhos de deuses com seres humanos –, isto é, estavam numa posição intermediária entre os homens e os deuses gregos. Embora possuíssem poderes especiais superiores aos dos humanos, como força, inteligência, velocidade, eram mortais.
Atividade 1
Para apresentar o tema – mito – aos alunos, professor deverá iniciar a aula perguntando a eles:
a. Você já ouviu falar em mitologia, mito, heróis mitológicos?
b. Você conhece alguma história da mitologia grega?
c. Você já assistiu a algum filme baseado em história da mitologia grega? Qual?
Atividade 2
O professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática para assistirem aos vídeos seguintes sobre mitologia grega:
a. Mitologia – A criação do universo
Disponível no site:
http://www.youtube.com/watch?v=zCRXCEELxkk&feature=related
b. Seres mitológicos
Disponível no site:
http://www.youtube.com/watch?v=8iytSZM0spc&feature=related
c. Mitologia grega
Disponível no site:
http://www.youtube.com/watch?v=NzGzjqb2p5c&feature=related
Aula 02 (50 minutos)
Atividade
Após a apresentação do vídeo, em dupla, os alunos deverão realizar uma pesquisa nos sites disponibilizados abaixo, seguindo o roteiro seguinte:
a. Mitologia grega, mitos: conceito.
b. Mito e história nas sociedades antigas e modernas.
c. Concepções sobre origem do mundo a partir de mitos de diversos povos.
d. Importância das narrativas mitológicas para preservação da história-memória dos povos.
Disponíveis nos sites:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mitologia_grega
http://www.brasilescola.com/mitologia/mitologia-grega.htm
http://educacao.uol.com.br/historia/ult1690u33.jhtm
Aula 03 (50 minutos)
O professor deverá reproduzir (xerocar) para os alunos o texto – Teseu e o Minotauro - para leitura e análise
Teseu e o Minotauro
Teseu era um grande herói de Atenas.
Sabe-se que era filho de Etra, mas o seu pai pode ser Egeu ou Poseidon, pois Etra gozou na mesma noite da companhia de ambos. Egeo disse nessa mesma noite a Etra que se nascesse algum filho daquela relação não lhe pusesse o seu nome. Deixaria, sob uma rocha, umas sandálias e uma espada, para que o jovem pudesse saber quem era o seu pai.
Teseu cresceu secretamente em Trécen, criado pela sua mãe. Aos 16 anos, a sua mãe disse-lhe que seu pai era Egeu. Teseu, movido pelo desejo de conhecê-lo, pôs-se a caminho de Atenas.
Egeu tinha-se aliado, entretanto, a Medeia. Esta, ao ver Teseu reconheceu-o como um perigo, pois ameaçava a legitimidade do seu filho, até ali único herdeiro de Egeu. Convenceu então Egeu que Teseu era um espião e planeou envenená-lo, mas Egeu viu a espada que Teseu transportava e reconheceu-o como filho, ordenando que se festejasse por toda a cidade de Atenas aquele acontecimento.
Minos, rei de Creta, querendo vingar a morte de seu filho Androgeo, ordenava que todos os anos viessem de Atenas 7 donzelas e 7 rapazes para se imolarem, entregando-se ao Minotauro, um ser metade homem e metade touro que vivia num labirinto. Teseu, ao saber de tamanha injustiça ofereceu-se para se juntar aos 13 desafortunados que iam sacrificar-se em Creta.
Minos, ao receber os 14 jovens, enamorou-se por uma das donzelas, possuindo-a aos olhos de todos, comportamento que Teseu recriminou. O seu dever, como filho de Poseidon, era proteger as virgens dos ultrajes dos homens. Minos riu-se desta intervenção, replicando que nunca Poseidon tinha sido delicado com as virgens que possuíra.
Teseu mergulhou no mar, escoltado por golfinhos em direcção ao palácio das Nereidas. Aí, Tétis ofereceu-lhe uma coroa, que mais tarde levaria Ariadne. Esta era filha de Minos e apaixonou-se imediatamente por Teseu, prometendo-lhe ajudar a matar o Minotauro, desde que Teseu a levasse para Atenas e a coroasse sua esposa.
Este contrato foi decisivo para Teseu. Dédalo, autor do labirinto, oferecera a Ariadne um novelo de fio mágico e explicara-lhe como entrar e sair do labirinto. Ariadne ofereceu este novelo a Teseu e pediu-lhe que atasse a ponta na porta do labirinto não se separando nunca da outra ponta. Chegando ao leito do Minotauro, Teseu matou-o, não se sabendo se com as próprias mãos, se com uma espada que Ariadne lhe teria dado para o efeito.
Terminada a sua tarefa, Teseu saiu do labirinto, seguindo o fio que desenrolara. Ariadne estava à sua espera. Conduziu-o até junto dos 13 jovens atenienses e embarcaram na penumbra afastando-se de Creta. Esperava-os, contudo, uma armada, mas a escuridão era tal que conseguiram escapar à mão de Minos.
Ao desembarcar em Naxos, deu-se um episódio ainda por explicar. Teseu abandonou Ariadne na praia enquanto dormia e embarcou para Delos. Dizem uns que Teseu receava chegar a Atenas com a filha do rei de Creta, outros que Teseu se apaixonara por outra mulher e há ainda quem diga que Dionísio lhe aparecera em sonhos nessa noite e pedira Ariadne em sacrifício.
Teseu tinha prometido a Egeu que voltaria a Atenas içando velas brancas em sinal de vitória, pondo fim às velas negras que transportavam os jovens oferecidos em sacrifício. Porém, Teseu esqueceu-se deste sinal, e quando Egeu o avistou do alto da Acrópole içando as velas escuras, pensou o pior e afogado em mágoa, despenhou-se do alto do monte sagrado ao mar que ainda hoje conserva o seu nome.
Adap. de Mitologia Griega Y Romana de Susana Cañuelo e Jordi Ferrer, Optima, Barcelona, 2003.
Disponível em:
http://colimao.blogspot.com/2005/10/teseu-e-o-minotauro.html
Sobre o texto
1. É comum a presença nos mitos de seres sobrenaturais como deuses, divindades, monstros e seres humanos dotados de poderes especiais. Que ser sobrenatural é mencionado no texto “ Teseu e o Minotauro”?
2. Como e com a ajuda de quem Teseu venceu o Minotauro?
3. O que significa a expressão “o fio de Ariadne”?
2. Entre as lendas brasileiras, há um ser que se assemelha, na forma, com o Minotauro. Quem ser é esse?
3. A deusa Afrodite é representada por uma mulher jovem e bela, de cabelos longos, em pé numa concha aberta sobre as águas. Que seres sobrenaturais do folclore brasileiro podem ser comparados à deusa Afrodite?
4. Ações heróicas são comuns nos mitos, quase sempre relacionadas aos semideuses que são dotados de poderes sobrenaturais. Qual feito extraordinário faz de Teseu um herói?
5. Os mitos representam o meio de se buscar explicações para fatos e fenômenos. Servem de exemplo a seres de diferentes épocas. Qual lição o mito de Teseu transmite à humanidade?
6. Os mitos eram transmitidos oralmente, depois foram registrados por escritos por poetas e prosadores. Observe a linguagem empregada no texto. A linguagem utilizada é formal ou informal?
7. Como se caracteriza o narrador: observador ou personagem?
8. Conclua: quais são as características do mito?
Aula 04 (50 minutos)
O professor deverá reproduzir (xerocar) para os alunos as imagens sobre personagens da mitologia grega, apresentadas na sequência.
Dividir os alunos em grupo de quatro elementos e entregar uma imagem para cada grupo. No laboratório de informática, os alunos deverão pesquisar sobre o relato mitológico a que se relaciona a imagem.
Os alunos deverão contar a própria versão da história, para ser apresentada oralmente para os colegas e professor(a).
Imagens:
Dédalo e Ícaro:
Disponível em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Dcaro narciso
Pandora
http://www.mgrande.com/weblog/images/partosdepandora/pandora-waterhouse.jpg
Hércules
Disponível em:
http://www.saberweb.com.br/mitologia_grega/herois_gregos/images/hercules.jpg
Narciso
Disponível em:
Orpheu
Disponível em:
Para ampliar sobre o tema - mito - associando o herói mitológico aos nossos heróis modernos, o professor poderá exibir para os alunos os vídeos abaixo, como ponto de partida para discussão.
1. Homenagem aos heróis brasileiros da Fórmula 1
Disponível em:
http://mais.uol.com.br/view/3x1h616q8tiu/homenagem-aos-herois-brasileiros-na-f1-0402376AD0891326
2. Heróis brasileiros
http://www.youtube.com/watch?v=YIUUOjaxMVk
3. Heróis do Brasil
A avaliação do desempenho dos alunos em relação ao tema estudado dar-se-á, por meio da realização das atividades de análise do texto "Teseu e o Minotauro" e da atividade de pesquisa sobre os mitos: Dédalo e Ícaro, Pandora, Hércules, Narciso e Orpheu.
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
07/10/2014
Cinco estrelasMuito bom esse resumo. Parabéns.
03/03/2013
Quatro estrelasAdorei as dicas, irei utilizar em minhas aulas.
22/04/2012
Cinco estrelasmuito legal alias essas perguntas são as da prova que a dona passo.
14/06/2011
Cinco estrelasAula muito interessante com a utilização de recurso didáticos de forma objetiva e eficiente!
06/03/2011
Cinco estrelasProposta interessante pois possibilita o dedobramento em outras disciplinas como História , Filosofia , Sociologia e sobretudo para a História da arte - leitura das imagens ( iconografia)