19/06/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Música: Contextualização |
Ensino Médio | Artes | Música: Canal |
Aula 01: O professor deverá iniciar a aula questionando seus alunos sobre o rádio: se eles costumam ouvir rádio, qual rádio, qual programa, com qual objetivo (informação ou distração), se já visitou uma rádio, etc.
Após a discussão o professor deverá propor à turma uma pesquisa sobre o rádio no Brasil. Sugerimos alguns temas para pesquisa: - a origem do rádio no Brasil - as principais rádios - as radionovelas - os principais programas de rádio - A Voz do Brasil |
Caderno de leitura | Para estimular a pesquisa o professor pode utilizar o áudio: Caderno de leitura Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2622 |
Atenção Professor! Em Recursos Complementares indicamos alguns sites para pesquisa, divulgue a lista para os alunos. Algumas referências interessantes são: material didático do curso Mídias Integradas na Educação – Módulo Básico, disponível em: http://www.webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/m_basico.htm ; Podcast EscolaBR disponível em: http://www.podcast.sitedaescola.com/
O resultado da pesquisa deve ser publicado em um blog. Sugerimos o Blogger do Google. Caso os alunos tenham dificuldades para criar seus blogs pode utilizar o tutorial: http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/tutorial%20blog.pdf
O professor deverá marcar uma data limite para postagem do material no Blog, comentar os trabalhos dos alunos, sugerir links, complementar a pesquisa quando necessários, incentivar os alunos a comentar o trabalho dos colegas.
Aula 02: Agora que os alunos já conhecem um pouco mais sobre a história do rádio é hora de conhecer as rádios locais. O professor deverá apresentar as rádios existentes na cidade (AM e FM) para que os alunos escolham uma para pesquisar.
Integrando gerações | Sugestão: para explicar a diferença das rádios AM e FM o professor pode utilizar o recurso: Integrando gerações – disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/1472/dominio-em-lpo-0100.mp3 A partir do 17:25 min. |
Após escolhida a rádio os alunos deverão analisar os seguintes pontos: - qual o perfil da programação? (estilo musical) - público alvo? - programas jornalísticos: temática abordada - qual o enfoque das notícias: direita, esquerda, imparcial - estilo das propagandas (informativas, lazer, educativa, política) - perfil dos anunciantes (ramo de atividade) |
Os alunos deverão analisar a rádio no período de 2 semanas em horários alternados e postar no blog as informações obtidas, fazer resenha de programas, anunciantes, entre outros assuntos pertinentes. Nesse período deverão fazer uma pesquisa na comunidade sobre a preferência do público em relação as rádios. O professor deverá auxiliar os alunos a construir o formulário.
Sugerimos algumas questões: - Você ouve rádio? - Tem preferência por estação de rádio? - Em média quantas horas ouve rádio em um dia? - Tem algum programa de rádio preferido? - Por qual motivo escolheu a estação? - Por qual motivo escolheu o programa? - Qual aparelho utiliza para ouvir rádio? (Celular, mp3, rádio, computador, etc) |
Os alunos deverão tabular o resultado da pesquisa e publicar no blog. Caso seja possível, o professor de matemática deverá auxiliar os alunos na tabulação dos resultados.
Aula 03: Conhecendo a rádio. Caso seja possível, o professor deverá agendar uma visita a uma estação de rádio da cidade para que os alunos possam conhecer na prática o seu funcionamento. Para realizar essa atividade os alunos deverão pesquisar sobre a rádio, seu perfil, público alvo, anunciantes, destaques da programação, principais radialistas, etc. O resultado da visita deve ser publicado no blog.
Atenção professor! Algumas rádios possuem sites e os principais programas ou radialistas possuem blogs, indique os endereços para os alunos para que eles possam conhecer mais sobre o perfil da rádio.
Aula 04: Rádio na escola
Agora que os alunos já conhecem a história do rádio e como funciona uma rádio, eles deverão criar uma proposta para implantar uma rádio na escola.
Antes de iniciar a atividade o professor deverá utilizar o vídeo: Como criar um podcast onde o professor Eziquiel Menta apresenta algumas alternativas para trabalhar com rádio na escola. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/journalShowVideoAction.action?videoPath=../videos/como_criar_podcast.flv
Após o vídeo os alunos deverão analisar a situação da escola e avaliar qual formato de rádio é mais interessante: uma rádio física ou virtual (web rádio).
Para ampliar a discussão o professor deverá utilizar o texto: http://webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/material/radio/radio_intermediario/radionaescola_necessario.htm
Independente do tipo de rádio a ser implantado na escola o professor deverá organizar a turma de modo que os alunos realizem algumas atividades relacionadas a programação: - estilo musical - bloco de notícias - anunciantes - publico alvo - entrevistas - jornal local |
Atenção professor! É importante que os alunos contemplem tanto as notícias do mundo, país, estado, cidade e comunidade; quanto do âmbito escolar. Para isso, solicite a equipe pedagógica e professores que sugiram temas e auxiliem na pesquisa dos mesmos.
Nome | Tipo |
---|---|
Integrando gerações | Áudio |
Quatro estrelas 10 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
14/06/2012
Cinco estrelasAdorei...c estava sem noáo para dar aula. e voces me ajudaram muito, dando dicas ecelentes. obrigada...
24/05/2011
Quatro estrelasGostei muito do conteúdo proposto e do roteiro.
03/11/2010
Quatro estrelasMuito interessante esta aula, parabéns á professora , acredito que esta aula deve ter sido muito significativa para os seus alunos, visto que, trabalhar com este tema rádio deve ter despertado e aguçado muito a curiosidade da turma, não conheço uma criança, adolescente, jovem ou até mesmo adulto que não gosta de estar sempre ou quase sempre ligado numa rádio, seja para ouvir música ou para obter informações locais ou regionais e até mesmo mundiais.
19/05/2010
Cinco estrelasao ler sua aula, nas ondas do rádio, achei muito importante pois traz uma visão ampla, também resgata este meio de comunicação que esta ficando um pouco esquecido, depois de tantos que surgiram com a era da tecnologia.Estou fazendo o curso de mídias na educação, módulo Rádio. Parabéns pelo seu trabalho
13/04/2010
Cinco estrelasFaz tempo que busco informações deste porte e aqui encontrei. Parabens à Juliana Gomes e todos que contribuiram para tal andamento. aula bastante prática e possível para qualquer realidade
24/03/2010
Quatro estrelasA aula é otima leva os nossos alunos a valorizar o hábito de ouvir a rádio.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente trabalho! Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente! Me ajudou muito em uma atividade com esse tema. Parabéns professora.
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei a sugestão da aula,pois estamos estudando mídias na educação e vamos trabalhar projetos de rádio na escolas.Parabéns vai me ajudar muito.
24/03/2010
Cinco estrelasAchei a proposta ótima e viável para aplicaçâo na escola, é completa, resgatando desde a história do rádio até os dias de hoje. O rádio é a tecnologia com maior alcance no Brasil, portanto, precisa ser dada a devida importância em nosso meio.