30/08/2010
Simone Alencastre. Glória Maria e Miriam Kaiuca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Espaço e pluralidade |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Espaço e forma |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual |
Noções de figuras geométricas ( quadrado, círculo, retângulo, triângulo).
1ª atividade
Professor reproduza algumas obras do pintor Alfredo Volpi em tamanho adequado para que todos os alunos possam observá-la. Na internet, há uma variedade de endereço, entre os quais destaco alguns:
http://www.mac.usp.br/mac/templates/exposicoes/exposicao_permanente_obras/imagem/volpi1.jpg
http://entretenimento.uol.com.br/album/alfredo_volpi_20_anos_album.jhtm
http://www.bcb.gov.br/htms/galeria/volpi/obras.asp?idpai=arteobras
Sugestões de imagens:
Organize a classe em roda de modo que os alunos possam discutir suas percepções diante dos quadros. Comece perguntando se alguém conhece as obras. Conte que Alfredo Volpi nasceu na Itália e veio para o Brasil com um ano de idade, em 1897, com os pais que emigraram para São Paulo. Informe-os que suas obras tinham como característica as cores e o estilo abstrato geométrico. Exemplo marcante disso são suas bandeirinhas multicoloridas, que se tornaram sua marca registrada. Indague-os: Como são as linhas? São retas ou curvilíneas? Quais as cores utilizadas? Há predominância de uma cor? É importante que neste momento você chame atenção de todos para: as cores, como o pintor as usa, os efeitos que ele consegue criar,a impressão que elas nos dão, quais as figuras geométricas que se repetem em muitas gravuras, ao que nos remete?O pintor cria uma sequência em cada quadro? Abrir um espaço para que haja um pequeno debate sobre o que o conceito de sequência. Alguns alunos podem já ter construído o conceito e desta forma, poderão explicitar de várias formas. Depois pode-se pedir para que se defina a palavra “sequência”.
O pintor cria uma sequência em cada quadro? Defina sequência: Sequência é uma sucessão, uma série que obedece e segue uma regra ou um padrão. Pode ser uma lista de elementos, um conjunto ordenado, organizado, de maneira que cada elemento fica naturalmente seqüenciado. A sequência tanto pode ser finita quando é composta por cores, formas, gravuras, ou infinita geralmente quando composta por números. Solicite exemplos de sequências no cotidiano. Apresente alguns exemplos de sequência:
SEQUÊNCIA DE FOTOS
AÇÃO EM SEQUÊNCIA
SEQUÊNCIA LÓGICA
Registre em um painel os tópicos importantes que surgirem durante a discussão. Esse painel deve ficar afixado na classe para consultas durante o desenvolvimento das atividades.
2ºAtividade:
Organize a turma em dupla e leve-os para pesquisa no laboratório de informática em busca de exemplos de sequências: lista, imagem, números. Circule entre os computadores, orientando-os e auxiliando-os na busca de Tirinhas de história em quadrinho, refrão de músicas, sequências numéricas e etc. Retorne para sala e socialize os resultados obtidos.
3ª Atividade:
Com objetivo de desenvolver a percepção de relações espaciais e capacidades de visualização solicite que eles escolham uma das imagens expostas que represente uma sequência para ser reproduzir em papel quadriculado. O professor pode colocar questões como: “Todas as figuras representam triângulos?” “O que faz com que todas sejam triângulos?” “O que têm em comum?” “Há alguma figura que não seja triângulo?” “O que a distingue dos triângulos?” “Os triângulos são diferentes?” “Como se distinguem?” . Esta discussão pode depois ser orientada para questões relacionadas com o número de lados.Registre as conclusões da turma em um texto coletivo. Exponha os trabalhos da turma.
4ºAtividade
Proponha um desafio: a produção de cartaz, inspirado na obra de Volpi, para exposição durante a festa junina da escola. Organize a turma em duplas. Disponibilize papeis coloridos, cartolinas, colas, canetinhas , lápis de cor e tesoura.
Retire as imagens expostas das obras de Volpi . Nesse momento a intenção é permitir a livre criação.
Circule entre as mesas, auxiliando, tirando dúvidas, acompanhando os trabalhos. Solicite a dupla um nome para o trabalho
5º Atividade:
Com o término o trabalho organize a turma em roda e solicite a apresentação dos cartazes , os títulos escolhidos, o relato do planejamento e produção da obra, os sentimentos e percepções envolvidas no decorrer da execução do trabalho.
Para pesquisa do professor:
http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u615.jhtm
http://www.pitoresco.com.br/brasil/volpi/volpi.htm
Avalie:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!